Batismo de Sofrimento pela Justiça

O Senhor desafiou Tiago e João em resposta ao apelo de sua mãe: “Podeis vós beber do cálice que eu beberei e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?” (Mateus 20:20-23; ver também Marcos 10:35-38).

Quando eles responderam afirmativamente, o Senhor disse: “Bebereis verdadeiramente do meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu fui batizado”.

O batismo de sofrimento pela justiça, tanto privada como abertamente, é a porção de todos os que procuram andar retamente diante de Deus. O Senhor Jesus havia dito aos Seus discípulos: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33). Na carta do apóstolo Paulo a Timóteo, ele escreveu que “...todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus sofrerão perseguições” (2 Timóteo 3:12). Este é o batismo do sofrimento pela justiça.

“Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por Ele.” (Filipenses 1:29)

O “cálice de tristeza” seria a dor interior que muitos filhos de Deus experimentam quando suas almas justas são diariamente atormentadas por causa do pecado e de toda forma de iniquidade existente no mundo em geral. Os seus mais profundos sentimentos de angústia não são expressos em palavras, mas com a ajuda do gracioso Espírito de Deus eles são suportados com equidade e paz de espírito no mais íntimo do ser. Embora nenhum crente possa jamais experimentar o que nosso Senhor passou por nossa causa na cruz, podemos nos lembrar daquele discurso precioso e único do Senhor Jesus, conforme registrado em João 12:27: “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora”. O que estava diante dEle era o “cálice do julgamento” pelo pecado e o “batismo na morte”. O fato de nosso Senhor ter sido feito pecado foi tão totalmente ofensivo à Sua natureza santa, e a perspectiva de morte tão estranha ao Seu ser imortal, que ocasionou um encolhimento positivo do próprio pensamento de receber tal cálice da mão de Seu Pai. No entanto, Ele diria: "não seja feita a minha vontade, mas a Tua" (Lucas 22:42).

João, o apóstolo, foi exilado na Ilha de Patmos como punição de Roma por seu fiel testemunho da graça salvadora do Senhor Jesus Cristo. A ilha era uma paisagem árida e infrutífera, uma prisão da qual ninguém poderia escapar, exceto com licença. Para uma pessoa não regenerada, ser exilado na ilha teria sido uma morte em vida. João sofreu por estar isolado de seus irmãos e, portanto, privado da comunhão com os santos, mas desfrutou de preciosa comunhão com seu Senhor (Apocalipse 1:10), algo que o homem não poderia tirar dele. A experiência de João foi certamente equivalente a beber o “cálice do sofrimento”.

No caso do irmão de João, Tiago, que foi morto à espada por Herodes (Atos 12:2); ele experimentou o batismo do sofrimento até a morte pela justiça. Muitos outros também sofreram e morreram pela sua fé, possivelmente todos os discípulos, exceto João. Sabemos também que, ao longo dos últimos dois milênios, muitos milhares de santos sofreram a morte em defesa do testemunho da graça de Deus num mundo atingido pelo pecado.

Que nosso gracioso Deus nos ajude, como Seus filhos, a estarmos prontos e felizes para sofrer pela justiça; pois, como Paulo escreveu, somos "herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é que sofremos com Ele, para que também com Ele sejamos glorificados. Pois tenho para mim que os sofrimentos do tempo presente não são dignos para sermos comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:17-18).

“Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.” (1 Pedro 3:14-16)

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com