Atributos de Deus - Deus é Soberano

O salmista disse com grande precisão que, “O Senhor reina.” Estas palavras são poucas e simples, mas a verdade que está exposta é indescritivelmente ampla. O salmista quer que tomemos nota, pois estas são as suas palavras iniciais nos Salmos capítulos  93, 97 e 99. Não devemos perdê-las.

As palavras pedem confiança sincera, ao mesmo tempo que respondem a inúmeras perguntas e resumem outras tantas situações. Eles são uma explicação e um encorajamento ao longo dos caminhos incertos da vida, onde às vezes esperanças quebradas, como cacos de vidro, chegam para perturbar a nossa sanidade.

A soberania de Deus é resumida por alguém, que escreve: “Tudo na vida é dirigido, supervisionado e controlado por uma premeditação divina”. É importante notar que, sob Seu controle, o controle de Deus, Ele permite um evento enquanto propõe outro. Esta é a base do livre arbítrio do homem, assunto que não desenvolveremos mais aqui.

A soberania pode ser ilustrada por três governantes. Primeiro, José no Egito foi o Salvador do mundo. O Faraó disse-lhe: “Sem ti ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra” (Gênesis 41 verso 44). Em suas mãos estavam provisões “incontáveis” (verso 49) para dispensar como quisesse, e ele o fez de maneira pessoal e terna. Nosso Senhor dirige cada ação e dispensa os depósitos de Sua graça e justiça de acordo com Seu próprio critério. Ele não precisa desculpar-se ou explicar-se, nem modifica ou adapta qualquer exercício de Sua autoridade. Ele não pode fazer algo da maneira errada ou de uma maneira melhor. Ele só faz as coisas da melhor maneira.

O segundo governante é Davi, chamado “o Pastor do meu povo” (2ª Samuel 5 verso 2), e “o Senhor dava vitória a Davi por onde quer que ele fosse” (2ª Samuel 8 verso 6). Lembre-se de que com 400 homens cansados ​​ele atacou a força amalequita, muito maior, que, por permissão divina, havia queimado sua casa em Ziclague (1ª Sameul 30). Deus não explica por que Davi perdeu tudo num dia apenas para recuperar tudo (e mais) no dia seguinte, mas Davi aprendeu novamente que “a batalha é do Senhor”. Certamente o Senhor nunca se sente intimidado, incomodado ou inadequado ao arrancar o triunfo da boca da má intenção. Um fio condutor significativo nesta história envolve o cuidado terno para com um “ninguém”, um escravo rejeitado que é restaurado e que aponta o caminho para a vitória. Seu poder, sempre fundido com bondade, muitas vezes se revela mais claramente nas “coisas fracas do mundo”.

Terceiro, consideramos Salomão, muitas vezes chamado de “meu ou seu Filho”, cumprindo os propósitos do coração de seu pai. Com seu domínio de mar a mar, ele “superou todos os reis da terra em riquezas e em sabedoria” (1ª Reis 10 verso 23). “O único Deus sábio” não pede contribuições ou opiniões e não tem câmaras de conselho onde qualquer assunto precise ser revisto. Ele vive acima de todo argumento, questão e presunção enquanto tira proveito de riqueza ilimitada para cumprir “o seu beneplácito, que propôs em si mesmo” (Efésios 1 verso 9). Não há limites, físicos, temporais, mentais ou morais, que estejam além de Sua mão, pois tudo está dentro de Seu domínio.

Estas três imagens do Salvador, Pastor e Filho apresentam uma visão da soberania do nosso Senhor, sublinhando a Sua provisão ilimitada, o Seu poder inabalável e a Sua sabedoria insondável. Ao mesmo tempo, lembre-se de que a terna compaixão muitas vezes sustentava as ações desses governantes. É o Cântico dos Cânticos de Salomão que desenvolve este tema do amor infalível “que muitas águas não podem apagar”. Nosso Senhor é bom, faz apenas o bem, e Seu amor é inseparável de Seu poder, como ilustra até a história de Mefibosete (2ª Samuel 9).

A soberania de Deus é examinada com proveito na vida do “maior que Salomão”. E então aqui mergulhamos nosso pequeno copo no relato de Marcos 6 enquanto Ele alimenta os cinco mil, com pães e peixes. Os discípulos estão muito preocupados e resumiram a situação como muito desoladora, muito tarde e muito pouco. É provável que também tenhamos interpretado mal essas cenas.

Em primeiro lugar, o lugar demasiado desolado obstrui a sua fé e elimina toda a esperança. Mas presente com eles está Aquele que vestiu a terra nua com inúmeras variedades de vegetação e encheu os oceanos e os céus com vida inimaginável. Um dia, ele fará “o deserto se alegrar e florescer como a rosa”. O lugar não poderia ficar desolado enquanto este Pão e Água da Vida estivessem presentes.

Em segundo lugar, nunca é tarde demais. Em Marcos 6, o que era um obstáculo para eles era uma oportunidade para Jesus. O Senhor vive fora de todos os conceitos de tempo. Ele nunca chega cedo; Ele nunca está atrasado. Os séculos não têm importância para Ele. Por exemplo, Ele falou a Abraão sobre formar uma nação e dar-lhes a terra, mas levariam 400 anos até que Ele o fizesse. Ele inspirou Isaías a escrever sobre Sua vinda em humildade e depois sobre Seu retorno em glória. A nação esperou 700 anos pelo primeiro e espera por mais de 2000 anos pelo segundo. Tudo seguirá seu curso em Seu tempo e na hora certa. Ele não está preocupado. Nossos dias de escuridão crescente não impedem os propósitos de Deus nem frustram Seus desígnios. Tudo está dentro do prazo e do Seu tempo. Ele não se atrasa nem se desanima, e nunca se apressa ou se preocupa.

Terceiro, com o Senhor nunca há pouco. Os discípulos em Marcos 6 verso 38 vêem o punhado de comida para uma grande multidão e se sentem sobrecarregados. Mas nas Suas mãos, o “muito pouco” ou “muito poucos” é sempre mais que suficiente. Afinal, Seus dedos colocaram estrelas ainda desconhecidas e incontáveis ​​no lugar, enquanto ao mesmo tempo Ele está amorosamente atento até mesmo a um único pardal que caia. O número de pães não foi um fator. Ele nem precisava de tantos, mas na graça Ele usou o que eles tinham para adorar. Esse é o ponto! Agarrar a bainha de Sua soberania não deve ser apenas teórico.

Os três salmos reais começam com “O Senhor reina”. Poderia haver um começo melhor para qualquer sentimento ou situação? Este assunto é extremamente prático, como você provavelmente já provou. Num funeral recente, um irmão falou dos mistérios da vida e confessou que nem queria ter respostas – bastava confiar em Deus. Você pode se encontrar, no limiar dos anos de universidade, de um casamento, de um novo bebê ou de um adolescente. Compreendemos, embora superficialmente, que o Senhor nos guiaria até o fim porque Ele pode todas as coisas e Ele o fará. E as lágrimas, provavelmente, vão se misturaram com alegria.

Não é de admirar que o Salmo 99 apresente uma menção tripla de louvor e adoração, como no último versículo: “Exaltai ao Senhor nosso Deus, e adorai no seu santo monte”.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com