Atributos de Deus - Deus é Misericordioso

Em Êxodo, capítulos 33 e 34, encontramos Moisés na fenda da rocha. O Deus de seus pais, Abraão, Isaque e Jacó, o EU SOU, estava prestes a passar diante dele. Moisés teve um relacionamento único com Deus; ele conheceu Deus pessoalmente e o apreciou como seu Deus. Outros, no passado, apreciavam revelações maravilhosas de Deus, mas no capítulo 33, Moisés anseia por outra confirmação pessoal da presença de Deus com ele. Ele pede: “Agora, pois, rogo-te que, se achei graça aos teus olhos, mostra-me agora o teu caminho, para que eu te conheça, para que encontre graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo”. (Êxodo 33 verso 13).

Com a demonstração da bondade e glória de Deus veio o pronunciamento de Seu nome: “O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, longânimo e grande em bondade e em verdade…. Moisés apressou-se, inclinou a cabeça em terra e adorou” (Êxodo 34 versos 6 a 8). Esta visão revelada de Deus atraiu nova reverência e adoração deste homem de Deus e levou a uma maior intimidade com Ele. Entre outros elementos fascinantes desta história está ouvir Deus descrever-se através do Seu nome. Deve ser significativo que o SENHOR encabeça a lista de atributos pessoais com “misericordioso”. O Deus de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés, nosso Deus eterno e imutável, é misericordioso.

Uma definição geral de misericórdia é “compaixão demonstrada em lugar de julgamento ou punição”. A misericórdia contrasta com o que é merecido; a graça contrasta com o que é imerecido. Existem várias palavras hebraicas e gregas para misericórdia e misericordioso empregadas nas Escrituras e traduzidas com várias palavras. Deuteronômio 4 versos 30 e 31 dá uma visão e talvez um esboço da misericórdia de Deus, especialmente para com Israel: “Quando estiveres em tribulação, e todas estas coisas te sobrevierem, mesmo nos últimos dias, se te converteres ao Senhor teu Deus , e fores obediente à sua voz; (Porque o Senhor teu Deus é um Deus misericordioso); ele não te abandonará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança de teus pais que lhes jurou”. Quando o povo de Deus se voltar para Ele, Ele não os abandonará, não os destruirá e não os esquecerá. Por que? O texto nos diz porque Ele é um Deus misericordioso. Estas três reações divinas ao arrependimento do Seu povo são a consequência da natureza misericordiosa de Deus.

Muitas vezes Deus viu os Seus abandonarem a Ele e à Sua lei. As consequências e a decepção do seu pecado acabariam por colocá-los de joelhos novamente. Ele poderia tê-los deixado entregues às suas consequências e julgamento, mas porque Ele é misericordioso, Ele mostrou compaixão por eles, respondendo aos seus clamores e livrando-os. 2ª Crônicas 30 verso 9 nos dá a imagem: Ele “não desviará de você o seu rosto”. Ele não abandonará. Embora seja dito em 2ª Crônicas 34 verso 11 que “os reis de Judá destruíram” o templo, ainda assim, quando eles se voltaram para Deus, Ele não os destruiria. Quando o Seu povo esqueceu a sua aliança com Deus e foi levado cativo para terras distantes, Deus não se esqueceria. Ele se lembra de cada promessa feita aos pais. Deus é misericordioso e não abandonará, não destruirá, não esquecerá. Isto é especialmente comovente quando consideramos que o Servo Perfeito, Jesus Cristo, foi abandonado e esmagado no Calvário – “pela transgressão do meu povo Ele foi ferido” (Isaías 53 verso 8).

Jeremias nos conta algo mais sobre a misericórdia de Deus. “É pelas misericórdias do Senhor que não somos consumidos, porque as suas misericórdias não falham” (Lamentações de Jeremias 3 verso 22). Suas misericórdias (plural) são multifacetadas e ilimitadas. O julgamento de Deus conhece motivos mais do que suficientes para nos consumir, mas Suas compaixões, como um reservatório insondável, nos alcançam primeiro para nos preservar.

Depois de derramar a Sua compaixão sobre o Seu povo durante milênios, estamos gratos pelo reservatório de misericórdia permanecer inalterado hoje. O Senhor é o Deus misericordioso também em nossos dias. Tanto Paulo como Pedro referem-se a esta provisão abundante que tem sido a fonte da nossa salvação neste longo dia de graça, usando a mesma palavra grega para a misericórdia de Deus: “eleos”. A palavra grega, “eleos”, significa a manifestação externa de piedade; tal misericórdia pressupõe uma necessidade extrema por parte de quem a recebe e, ainda assim, há recursos adequados para satisfazer essa necessidade por parte daquele que a demonstra. Paulo escreveu aos Efésios sobre Deus que “é rico em misericórdia” (Efésios 2 verso 4). Pedro disse que Deus, “segundo a sua abundante misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança” (1ª Pedro 1 verso 3). Sua misericórdia através dos tempos continua sendo o poço inesgotável do qual a compaixão é extraída continuamente. É “de acordo com” ou “segundo a medida” desta provisão abundante que Deus trata conosco hoje. Paulo lembra a Tito que “não foi pelas obras de justiça que praticamos, mas segundo a sua misericórdia, Ele nos salvou” (Tito 3 verso 5).

A manifestação da compaixão de Deus proporciona uma libertação que as nossas obras nunca poderiam alcançar. O que podemos dizer sobre tal misericórdia? Qual é a nossa resposta? Nós também, como Moisés no monte, inclinamos a cabeça e o coração diante de um Deus tão misericordioso. Mas há mais que podemos fazer. Na verdade, há mais que devemos fazer.

Este Deus misericordioso também foi revelado por Aquele que O conhece mais intimamente: o Seu Filho. No Evangelho de Lucas, nosso Senhor é encontrado dizendo aos Seus seguidores em termos claros: “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6 verso 36). Certamente conhecemos a misericórdia, por isso espera-se que demonstremos misericórdia. Isto era aparentemente desconhecido entre muitos dos fariseus, uma vez que o Senhor os repreendeu ao observar que eles pagaram “o dízimo da hortelã, do anis e do cominho, e omitiram as questões mais importantes da lei, o julgamento, a misericórdia e a fé” (Mateus 23 verso 23). A misericórdia tem peso na balança celeste e é um bem precioso para oferecer às muitas almas que nos rodeiam. Talvez esta seja uma pista do motivo pelo qual Deus o proclamou em primeiro lugar entre os atributos do Seu nome. Na verdade, é por isso que a natureza misericordiosa de Deus é destacada por tantas pessoas nas Escrituras, e acabamos de considerar algumas.

Há muito que podemos fazer por Deus e pelos outros em resposta a tudo o que Deus fez por nós, mas aparentemente há poucas coisas tão valorizadas como mostrar misericórdia. Quando o fazemos, refletimos nosso Pai e Deus, pois Deus é misericordioso. Que honra!

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com