Atributos de Deus - Deus é Gracioso

O homem, em sua tolice, multiplicou deuses. Ele criou deuses com atributos sobre-humanos, mas nunca considerou um deus gracioso. E isto é o que diferencia o Cristianismo como religião. A realidade de Deus ser gracioso só poderia ser recebida por revelação divina. Deus revelou-se formalmente desta forma a Moisés após o pecado de Israel com o bezerro de ouro (Êxodo 34 verso 6). O resultado esperado para tal pecado teria sido o julgamento nacional, mas Deus usou o incidente para demonstrar a graça do Seu carácter à nação nascente. E o resultado foi, a adoração de Moisés à revelação do Senhor.

Graça significa literalmente favor. O sentido hebraico da palavra nos dá a ideia de um superior que se curva em bondade para com aquele que é inferior. O grego carrega consigo a ideia de alegria. As palavras bíblicas traduzidas como misericórdia, benignidade e graça são, na verdade, bastante difíceis de diferenciar. Cada um deles carrega o mesmo sentimento do favor de Deus transbordando para Suas criaturas indignas com cuidado e compaixão. Adão e Eva seriam capazes de nos falar da graça de Deus estendida a eles, mas é Noé o primeiro de quem é explicitamente declarado que ele “achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6 verso 8). No meio de um mundo entregue à maldade e destinado ao julgamento, o favor de Deus repousa sobre Noé, através de quem a vida seria preservada. Deus está sempre procurando um vaso que Ele possa transbordar com Sua graça.

Deve-se notar que o pecado não era necessário para que Deus exibisse esse atributo de Seu caráter. O cuidado gracioso de Deus para com Adão é evidente antes da queda, na plantação de um jardim para ele e na provisão de uma esposa que foi um complemento perfeito para ele. Felizmente para nós, a trágica entrada do pecado não nos impediu de receber a graça. Em vez disso, a queda destacou e serviu de pano de fundo para o belo desdobramento da glória do tratamento gracioso de Deus, apesar do pecado, ao longo das páginas das Escrituras. Onde a nossa natureza decaída fez do pecado a nossa reação padrão aos caprichos da vida, Deus respondeu instintivamente com graça. Em última análise, isso foi visto na encarnação de Jesus Cristo: “Porque todos nós recebemos da sua plenitude, graça sobre graça” (João 1 verso 16). Paulo escreveu: “Porque conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, embora fosse rico, por amor de vós se tornou pobre, para que pela sua pobreza nos enriquecêssemos” (2ª Coríntios 8 verso 9). Esta resposta repetida e final de Deus ao nosso pecado deveria verdadeiramente nos ancorar. Precisamos descansar em Sua graça, permanecer firmes nela (Leia, 1ª Pedro 5 verso 12; 2ª Timóteo 2 verso 1). Nunca poderemos nos encontrar numa situação em que estejamos além do alcance da graça de Deus.

Infelizmente, apreciar a graça pode ser algo ilusório. No momento em que sentimos que merecemos, isso desaparece. Por que é tão contra-intuitivo? Como mencionado anteriormente, não se enquadra na estrutura ímpia da humanidade caída. O diabo nos ensina a ganhar a graça, o mundo proclama que merecemos a graça e a nossa carne orgulhosa pensa que merecemos a graça. Mas embora a graça de Deus seja sempre estendida, ela só é recebida quando reconhecemos a nossa posição inferior, quando nos arrependemos dos nossos pecados, quando apreciamos a nossa fraqueza. A graça é a solução de Deus para o pecado, não apenas para a salvação (Romanos 3 verso 24), mas também para a santificação (Romanos 5 verso 21). O pecado não tem resposta para a graça; na verdade, é apresentado como seu oposto bíblico! Então Pedro nos ordena a “crescer na graça” (2ª Pedro 3 verso 18).

A experiência da graça em nossas vidas deve fazer com que demonstremos graça em nossas vidas. Foi a graça que tornou Cristo atraente para aqueles que Ele conheceu na terra e foi a graça que finalmente conquistou também os nossos corações. Isto é o que o nosso cristianismo deveria ser, e não apenas em palavras, mas em ações. A graça é personificada por uma vida vivida com as mãos abertas.

É um reconhecimento de que tudo o que sou e tenho veio de Deus (1ª Coríntios 15 verso 10) e é apenas uma mordomia para Seu benefício final.

Assim, meus recursos devem ser uma graça na obra de Deus (2ª Coríntios 9 verso 8). Minhas palavras devem ser graciosas (Colossenses 4 verso 6).

Minha caminhada cristã é limitada pela graça em oposição à observância da lei (Gálatas 5 verso 4).

Esse modo de vida não é ensinado na escola ou no local de trabalho. Só pode ser aprendido na escola de Cristo (2ª Pedro 3 verso 18).

A graça é a sustentáculo da vida cristã. Foi o que nos trouxe à salvação (Tito 2 verso 11) e é o nosso apoio na tristeza e na luta (2ª Coríntios 12 verso 9). A vida neste mundo caído nos confronta com muitos desafios. Sempre há um novo rangido ou um novo ranger de engrenagens. A graça é sempre a solução. Que bênção que nosso Deus é o Deus de toda graça! (1ª Pedro 5 verso 10). Nosso desafio é manter-nos numa atitude que acolhe a graça. A amargura e o orgulho conspiram para nos afastar da graça (Hebreus 12 verso 15; e Tiago 4 verso 6).

A graça nunca envelhecerá. Continuaremos a apreciá-lo nos séculos vindouros e descobriremos que é inesgotável (Efésios 2 verso 7). À medida que crescemos na graça em nossas vidas cristãs, confio que estaremos gradualmente trocando o pecado pela graça – que pecamos menos e seremos mais graciosos. Considere nosso Salvador em João 8. Ele era o único qualificado para atirar a pedra na adúltera que foi trazido a Ele, já que era perfeitamente sem pecado, mas foi o mais gracioso! Que este seja o nosso objetivo e aspiração ao procurarmos demonstrar Sua graça em nossas vidas.

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com