Atributos de Deus - Deus é Fiel

A fidelidade é um atributo moral de Deus, uma característica inerente que é revelada nas Escrituras e demonstrada pela atividade de Deus na história. A fidelidade de Deus significa que podemos confiar Nele implicitamente; em qualquer situação podemos confiar totalmente e apoiar-nos Nele. Sabemos e concordamos que isto é verdade em teoria, mas a realidade da fidelidade de Deus não é algo que saibamos viver no caos da nossa vida quotidiana. Em vez disso, como cristãos imperfeitos, olhamos para nós mesmos e ficamos desanimados e concluímos erroneamente que este atributo de Deus é para os crentes “fiéis” experimentarem, não para nós.

Ao passarem por uma figueira murcha, nosso Senhor deu aos Seus discípulos um curso intensivo sobre fé, começando com estas palavras: “Tende fé em Deus” (Marcos 11 verso 22). No entanto, este mandamento é realmente melhor entendido não como um chamado para desenvolvermos a qualidade pessoal da fé, mas sim para nos apegarmos à fidelidade de Deus.

O grande e santo Hudson Taylor sempre disse que isso deveria ser traduzido não tanto como 'Tenha fé em Deus', mas como 'Agarre-se à fidelidade de Deus'. Tornou-se o lema de sua vida e obra. É claro que isso significa ter fé em Deus, mas, veja bem, se você colocar dessa forma – “Tenha fé em Deus” – a ênfase parece estar na sua fé. 'Não é isso', disse Hudson Taylor, 'é a fidelidade de Deus que importa. Quando você não tem fé em si mesmo, apegue-se à Sua fidelidade.' Deus é imutável. Deus é fiel. Ele nunca mudará. Isso é o que realmente significa fé em Deus. Aconteça o que acontecer com você, onde quer que esteja, agarre-se à fidelidade de Deus.

De certa forma, a fidelidade de Deus está incluída nos Seus atributos de retidão, justiça e imutabilidade. Faz sentido que essas características de Deus estejam entrelaçadas umas com as outras à medida que Ele as manifesta em plenitude. Todos eles significam que Deus é imutável e constante, mas a Bíblia nos lembra repetida e especificamente que Deus é fiel.

Talvez o que se destaca de maneira única na fidelidade de Deus é que ela é a qualidade à qual podemos nos apegar quando circunstâncias difíceis, dúvidas ou pecado obscurecem nossa percepção de quem Deus é e nossa confiança Nele vacila – “Retenhamos firmemente a confissão” da nossa esperança sem vacilar, porque aquele que prometeu é fiel” (Hebreus 10 verso 23). Foi assim que Deus se descreveu a Moisés no monte Sinai enquanto ele estava na presença de Deus com um segundo conjunto de tábuas de pedra, lembrando a quase aniquilação da nação de Israel devido ao seu pecado com o bezerro de ouro (Leia Êxodo 34 verso 6).

A fidelidade de Deus foi o que encorajou Jeremias em sua provação pessoal e lamento pela destruição de Jerusalém: “A ideia do meu sofrimento e da minha falta de moradia é amarga além das palavras. Jamais esquecerei esse momento terrível, pois lamento minha perda. No entanto, ainda me atrevo a ter esperança quando me lembro disto: o amor fiel do Senhor nunca acaba! Suas misericórdias nunca cessam. Grande é a sua fidelidade; suas misericórdias recomeçam a cada manhã” (Lamentações de Jeremias 3 versos 19 a 23).

A fidelidade também é um atributo de Deus que nos permite permanecer em relacionamento com Ele apesar da nossa tendência ao pecado. Todos os dias você e eu enfrentamos tentação de pecar, por isso Paulo escreve: “Deus é fiel e não deixará que sejais tentados além da vossa capacidade, mas com a tentação ele também fornecerá o escape, para que vocês possam suportá-lo” (1ª Coríntios 10 verso 13).

Muitas vezes olhamos para dentro e vemos fraqueza e nos sentimos impotentes para resistir à tentação, mas essa é uma perspectiva errada que leva ao fracasso quase certo. Em vez disso, se “nos apegarmos à fidelidade de Deus” e procurarmos o caminho de fuga ou a força para perseverar em Deus, torna-se mais do que uma fantasia sonhadora viver a realidade de “resistir ao diabo e ele fugirá de você” (Tiago 4 verso 7).

Contudo, quando falhamos e pecamos, a fidelidade de Deus ainda nos alcança. João escreveu: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1ª João 1 verso 9).

Deus valoriza o relacionamento conosco e, portanto, há sempre essa provisão para que o crente pecador seja restaurado à comunhão completa com Ele.

Isto leva-nos a considerar um possível desafio à afirmação de que Deus é fiel: poderia o nosso pecado tornar Deus infiel? Paulo dá uma resposta sucinta: “se somos infiéis, ele permanece fiel” (2ª Timóteo 2 verso 13), e ilustra este ponto com mais detalhes em Romanos (Romanos 3 versos 3 e 4; e Capítulo 8 versos 35 a 39).

Esta certeza não é um incentivo para pecar sem medo das consequências, mas sim um encorajamento para permanecer firme ou voltar do pecado para Deus (para santo ou pecador). Deus é fiel, não importa o que você ou eu façamos; Ele é quem diz que é e faz o que diz que fará. Isto é fundamental para a maturidade e o serviço cristão – muito mais importante do que quem eu sou é quem Deus é.

Observe que a fidelidade de Deus está sempre ligada ao que Ele diz (promete) ou faz. Tiago nos diz que a fé sem obras é morta (Tiago 2 verso 17), e por isso é vital compreender que a fidelidade de Deus é dinâmica, viva e atuante, e não algo estático e impassivelmente indiferente ao fluxo e refluxo de nossas vidas.

A Bíblia termina com a verdade de que Deus é fiel. João vê um cavalo branco carregando Jesus Cristo em julgamento para a terra, e Seu primeiro título na vívida descrição é “Fiel e Verdadeiro” (Apocalipse 19 verso 11).

Cristo é, e será visto como sendo, a prova tangível de que Deus é fiel. O terrível julgamento das nações, da besta e do falso profeta ocorre antes da instituição do Seu reinado milenar. Toda a Escritura nos é dada para mostrar que Deus é fiel – na criação, nas Suas promessas, nas Suas palavras e ações reveladas quando Cristo caminhou nesta terra até à cruz, até este tempo de julgamento final. Cada um de nós precisa “apegar-se à fidelidade de Deus” enquanto vivemos nossas vidas confusas, e provaremos que esta é a chave para receber a alta recomendação de Deus – “Muito bem, servo bom e fiel” (Mateus 25 verso 23)!

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com