Atributos de Deus - Deus é bom

O Senhor Jesus disse a um jovem rico: “Ninguém é bom, senão um, isto é, Deus” (Lucas 18 verso 19).

O clichê frequentemente usado “Deus é bom” geralmente é usado quando coisas boas acontecem conosco.

Na verdade, muitos crentes limitam essas palavras aos momentos em que coisas boas lhes acontecem.

“Deus foi tão bom e me deu o emprego dos meus sonhos.”

“Deus é bom e me devolveu a saúde.”

“Deus é bom e tivemos um ano muito bom no negócio.”

Mas o que foi dito quando uma irmã na assembleia local descobriu que tinha um tumor e, quando foram operar, ele estava inoperável?

Que dizer da situação quando um irmão perde o seu negócio numa crise financeira?

O que dizer dos pais, que durante anos não puderam ter um filho, e que, quando um filho finalmente chega, são informados no seu nascimento de que há pouca esperança de vida?

Como Deus é bom quando quero que minha família sirva ao Senhor e a tragédia despedaça minha família?

Deus só é bom quando coisas boas acontecem? A resposta óbvia é não."

Isso levanta a questão: “Deus ainda é bom, mesmo quando coisas ruins acontecem?”

Lemos as palavras “Deus é bom” em nossa Bíblia em portuguesa. No Salmo 73 verso 1, Asafe diz: “Verdadeiramente Deus é bom para Israel”. Outro salmo diz: “Bom e reto é o Senhor” (Salmos 25 verso 8). “Bom” é uma palavra que é melhor compreendida do que descrita. Fala de virtude moral. Os sinônimos que vêm à mente quando pensamos na palavra “bom” são agradáveis, satisfatórios, agradáveis, benéficos e úteis. É uma palavra que descreve uma pessoa e também uma coisa. Geralmente é usado como adjetivo, mas agora também é usado informalmente como advérbio. Em vez de responder “Estou bem” à pergunta “Como vai você?” agora é comum ouvir: “Estou bem”.

É de extrema importância saber que o caráter de Deus é bom. Deus é sempre, apenas bom; nada além do bem pode vir Dele. Quando dizemos que Deus é intrinsecamente bom, queremos dizer que é uma parte essencial de Sua natureza. Todo o seu ser é bom e nada de ruim, perverso ou maligno pode manchá-lo. É natural que Deus seja bom. Sua bondade é infinita, assim como todos os outros traços de caráter de Deus. Deus não tem pontos fracos nem pontos fortes. Quando Paulo relaciona a bondade com a tolerância e a longanimidade em Romanos 2 verso 4, elas são exatamente e infinitamente iguais em valor moral. Quando ele contrasta a bondade e a severidade, ambas são 100% verdadeiras, sem que uma tire nada da outra ou contradiga a outra (Leia, Romanos 11 verso 22). A bondade de Deus, como qualquer outro atributo, é absoluta, o que significa que não apresenta fraqueza ou mudança.

A criação de Deus é boa. Ao lermos o primeiro capítulo de Gênesis, é notável notar que a palavra “bom” é usada sete vezes. A luz, a terra seca, o mar e as criaturas são todos descritos como “bons”.

Finalmente, Gênesis 1 verso 31 diz: “tudo o que ele fez… era muito bom”. A bondade de Deus tornou-se evidente logo no início do mundo. É difícil imaginar um mundo que só tivesse coisas boas – não havia medo de que algo ruim acontecesse; não havia medo do perigo espreitando em algum lugar. O universo inteiro era bom e tudo nele satisfazia o coração humano. Cada pensamento, cada palavra e cada ação não passavam de boas!

Devemos considerar o contraste entre o bem e o mal. O conhecimento do bem e do mal veio através do Maligno, convencendo Eva a escolher o que não era bom. Deus criou o homem para que, por sua própria vontade, ele escolhesse o bem e não o mal. Significa que o homem ficaria satisfeito com a escolha que fez e não precisaria se arrepender de uma escolha errada (má).

A conduta de Deus é boa. Existem diversas coisas que a bondade de Deus faz por nós, segundo as Escrituras. A primeira coisa é que a bondade de Deus nos leva ao arrependimento. Como é bom que Deus veja pecadores arruinados e queira que eles sejam bons como Ele. Sua bondade não se contamina ao estender a mão a um pecador. Na verdade, após a salvação, a Sua bondade torna-se parte do crente por causa da natureza divina. Deus então nos dá a capacidade de uma boa consciência, boas obras, bons frutos e muitas coisas boas.

O canal da bondade de Deus é agora através dos canais humanos. Gálatas 5 verso 22 inclui a bondade como parte do fruto do Espírito.

Em Efésios 5 verso 9, o apóstolo Paulo nos dá outro conjunto de três virtudes, ao nos indicar que o fruto do Espírito está em toda bondade, justiça e verdade. Deus quer mostrar Sua bondade à humanidade e está fazendo isso pelo fruto do Espírito no crente. “Bom” é a palavra que as Escrituras usam para descrever a vontade de Deus para um crente, a atividade de uma dona de casa, a conversação de um cristão, a fidelidade de um servo, o trabalho de um presbítero e muitas outras coisas relacionadas a vida de um cristão.

Se Deus é bom, por que existe tanto mal no mundo? Sejamos claros que o mal não veio de Deus. Embora seja verdade que Ele permitiu que o mal acontecesse no mundo, Ele não o fez. O mal surgiu quando o homem escolheu o mal contra a bondade de Deus. Até hoje as palavras do salmista soam verdadeiras: “Afasta-te do mal e faze o bem” (Salmos 34 verso 14).

Há momentos em que coisas ruins acontecem a pessoas boas. Nos bons ou nos maus momentos, nas provações ou nos triunfos, nas tentações ou nas labutas, Deus é sempre bom. Que o Senhor nos ajude a viver a vida vendo que Deus é bom.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com