Atributos de Deus - A Glória de Deus

Como definir a palavra “glória” de uma forma que faça justiça ao seu verdadeiro significado e nos ajude a ter uma ideia do que significa a glória de Deus? Glória refere-se a um valor intrínseco e à manifestação da essencialidade da majestade daquele ser. Em relação a Deus, é um brilho de Sua grandeza interior e de Suas excelências e perfeições.

No Salmo 19 verso 1, lemos que “os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra a obra das suas mãos”. Davi contemplou a obra dos dedos de Deus (no Salmo 8 verso 3 – o sol, a lua e as estrelas) e viu um sermão, uma pregação nos céus, pregado pelo Grande Criador. Mais tarde, no Salmo, ele apresentou um sermão sobre as Escrituras. No primeiro caso, o universo é visto como uma grande exibição da sabedoria e da obra de Deus.

É interessante ver que quando “toda a obra do Tabernáculo da tenda da congregação [foi] terminada” (Êxodo 39 verso 32), e Moisés, em sua construção, foi fiel em toda a Casa de Deus (Hebreus 3 verso 2), e tinha feito tudo como Deus lhe ordenara (Êxodo 40 verso 32), a “nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo” (verso 34). Referimo-nos a isso como a glória Shekináh, que é, literalmente, a glória de Sua presença.

O desejo de Davi é um exemplo para nós: “Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei; para que eu possa habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e meditar no seu Templo” (Salmos 27 versos 4 e 5). No Salmo 96 verso 8 somos ordenados a “dar ao Senhor a glória devida ao seu nome: traga uma oferta e entre em seus átrios”. A casa de Deus hoje é a igreja do Deus vivo, a coluna e baluarte da verdade (1ª Timóteo 3 verso 15).

Lemos em Romanos 3 verso 23 que, “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, evidentemente refere-se às excelências de Deus. Não podemos atingir Seu santo padrão. A consequência deste fracasso é a condenação de Deus sobre toda a humanidade sem distinção. A carta aos Romanos apresenta um evangelho no qual Deus pode ser justo e justificador daquele que crê em Jesus (Romanos 3 versos 21 a 26).

As perfeições do caráter de Deus foram vistas por Isaías quando ele viu o Senhor sentado num trono, alto e exaltado, com Sua cauda enchendo o Templo (Isaías 6 verso 1).

Os serafins clamaram: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6 verso 3).

João refere-se a este incidente da seguinte forma: “Isaías disse estas coisas porque viu a sua glória [do Senhor Jesus] e falou dEle” (João 12 verso 41).

Essas perfeições do caráter de Deus são vistas de muitas maneiras, e somos ordenados: “Sede santos, porque eu sou santo” (1ª Pedro 1 verso 16).

Suas perfeições são imitadas imperfeitamente por Seu povo agora, mas seremos semelhantes a Ele moralmente, quando em Sua aparição O virmos como Ele é (1ª João 3 verso 2).

Davi escreveu: “Todas as tuas obras te louvarão, Senhor; e os teus santos te abençoarão. Falarão da glória do teu reino e falarão do teu poder; para dar a conhecer aos filhos dos homens seus atos poderosos e a gloriosa majestade de seu reino. O teu reino é um reino eterno, e o teu domínio dura de geração em geração” (Salmos 145 versos 10 a 13).

O salmista estava descrevendo o reinado milenar do Senhor Jesus – o período de 1000 anos em que um Rei reinará em justiça (Isaías 32 verso 1).

Zacarias escreveu sobre esse tempo: “Ele mesmo edificará o Templo do Senhor; e ele levará a glória e assentar-se-á e reinará no Seu trono; e ele será sacerdote no seu trono” (Zacarias 6 verso 13).

Existe glória associada ao Arrebatamento, à revelação e ao reinado dAquele que é chamado de Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse 19 verso 16; e Tito 2 versos 11 a 13).

Pedro referiu-se a este tempo da glória preeminente de Cristo quando mencionou que os profetas escreveram de antemão sobre os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam (1ª Pedro 1 verso 11).

Pedro viu uma prévia da glória do reino no Monte da Transfiguração (compare Mateus 17 versos 1 a 9 e 2ª Pedro 1 versos 16 a 21).

O Senhor Jesus referiu-se a este trono milenar como “o trono da sua glória” (Mateus 19 verso 28).

Existe glória associada ao Seu louvor. Lemos por exemplo, “Dai ao Senhor, ó poderosos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai ao Senhor na beleza da santidade” (Salmos 29 versos 1 e 2).

Em outro lugar lemos: “Louvem o nome do Senhor; porque só o seu nome é excelente; a sua glória está acima da terra e do céu” (Salmos 148 verso 13).

Na purificação dos dez leprosos, onde apenas um samaritano voltou para Lhe dar graças, o Senhor Jesus disse: “Ninguém se achou que voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro” (Lucas 17 verso 18).

Davi escreveu: “Todos os reis da terra te louvarão, Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca. Sim, cantarão nos caminhos do Senhor; porque grande é a glória do Senhor” (Salmos 138 versos 4 e 5).

Considere as muitas doxologias (atribuições de louvor) na Bíblia. Estas são expressões de um coração que transborda pela contemplação da grandeza de Deus. “Agora, àquele que é capaz de impedir que vocês caiam e de apresentá-los impecáveis ​​diante da presença de sua glória com grande alegria. Ao único Deus sábio, nosso Salvador, seja glória e majestade, domínio e poder, agora e sempre. Amém” (Judas 1: versos 24 e 25).

Abraão mudou dramaticamente quando experimentou o ministério preventivo e preservador de Melquisedeque, quando este último falava do Deus Altíssimo, o Possuidor do Céu e da Terra (Gênesis 14 versos 18 a 24).

Abraão não precisava da riqueza de Sodoma, pois Deus seria seu escudo e sua grande recompensa. Da mesma forma, Paulo falou aos Filipenses sobre um Deus que supriria todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas na glória por Cristo Jesus (Filipenses 4 versos 19 e 20).

Deus disse pelo profeta Isaías: “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome, e a minha glória não darei a outro” (Isaías 42 verso 8).

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com