Apocalipse 21:9-22:5 apresenta o Reino Milenial ou o Estado Eterno?

Os dois artigos seguintes referem-se a esta questão, apresentando dois pontos de vista para você considerar cuidadosamente ao chegar a uma conclusão sobre a interpretação de Apocalipse 21:9-22:5.

O objetivo de apresentar pontos de vista opostos não é criar polêmica nem gerar divisão, e não serve apenas para você avaliar quem formula um argumento melhor. O objetivo é ajudá-lo a compreender os pontos de vista e incentivá-lo a estudá-los mais profundamente em seu próprio tempo.

1º PONTO DE VISTA:

Em Apocalipse 21:1-5, João recebe uma visão adicional de “um novo céu e uma nova terra”, isto é, “novo” no sentido de permanecer renovado e nunca envelhecer: “Eis que faço novas todas as coisas” (v. 5).

Este é o novo céu e a nova terra eternamente permanentes do estado eterno, “onde habita a justiça” (2 Pedro 3:13).

Os atuais céus e terra estão envelhecendo, como uma peça de roupa perdida prestes a ser dobrada e jogada fora (Hebreus 1:11-12), mas este novo céu e nova terra serão eternamente imaculados.

No capítulo 21:9, o anjo diz a João que lhe será mostrada “a noiva, a esposa do Cordeiro”, e do alto monte é mostrada “a cidade santa, Jerusalém, que desce do céu, da parte de Deus” (v. 10), mas não alcançando a terra, claramente distinta da Jerusalém terrena na terra de Israel. Linguagem semelhante é usada para descrever a cidade no versículo 2 como “Nova Jerusalém”, isto é, adequada para o estado eterno, com seu novo céu e nova terra.

A ênfase no versículo 10 é “a santa Jerusalém”, “tendo a glória de Deus” (v. 11), representando a imaculada “Igreja gloriosa” (Efésios 5:27) como a Noiva de Cristo, tendo sido apresentada a Ele nas bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7).

Para as bodas e a ceia das bodas no capítulo 19, e em 21:9, Cristo é “o Cordeiro” e a Igreja é “a Noiva, a esposa do Cordeiro”, enfatizando a Igreja como fruto de Seu sacrifício no Calvário. Por toda a eternidade, a Igreja é “como uma noiva adornada para o seu marido” (21:2), com um eterno frescor, beleza e atratividade, e para sempre o objeto do amor incessante de Cristo.

No capítulo 21:11-23, há uma descrição detalhada de uma cidade literal, a morada física na qual a Igreja governará com Cristo no Milênio. Cristo apresentou Sua Noiva a Si mesmo nas bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7), e depois aos Seus amigos na ceia das bodas (Apocalipse 19:9).

Agora, no capítulo 21, Ele se deleita em apresentar ainda mais a Igreja às nações e aos reis da terra no Reino Milenial, manifestado com Ele neste dia de Sua glória revelada.

Em todos os belos detalhes desta grande cidade quadrangular celestial murada, o número 12 é prolífico (vs. 12,14,16-17,21), ligado nas Escrituras ao governo e administração divinos. Esta cidade será o centro de administração do reino milenar de Cristo, uma administração gloriosa de justiça, quando “um rei reinará em justiça, e príncipes governarão em julgamento” (Isaías 32:1).

Os “nomes dos doze apóstolos do Cordeiro” estão ligados aos “doze fundamentos” da muralha da cidade (v. 14).

O Senhor garantiu aos Seus 12 discípulos que eles “se sentariam em tronos, julgando as doze tribos de Israel” (Lucas 22:30), participando ativamente do Seu reino vindouro.

Esses 12 apóstolos formaram o elo entre Israel e a Igreja; para a administração do Reino Milenial, fornecerão o elo entre Israel, como cabeça das nações na terra, e a Igreja, que reina com Cristo. Os crentes da era da Igreja participarão desta administração milenar, participando ativamente do governo justo de Cristo, quando “os santos julgarão o mundo e os anjos” (1 Coríntios 6:2-3) e “reinarão com Ele” (2 Timóteo 2:12).

A Igreja no Milénio, associada a Cristo na administração do Seu reino terreno, irradiará “a glória de Deus” (Apocalipse 21:11, 23) para um mundo maravilhado.

Lemos: “as nações” e “os reis da terra… trazem para ela sua glória e honra” (vs. 24,26).

No Milênio, Israel será o cabeça das nações da terra, e seus reis reconhecerão Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores: “Sim, todos os reis se prostrarão diante dele: todas as nações O servirão” (Salmos 72:11).

Este será o cumprimento glorioso de Efésios 3:21: “A Ele seja glória na Igreja em Cristo Jesus, por todas as gerações, dos séculos dos séculos”.

Em contraste, no estado eterno o “dia de Deus” (2 Pedro 3:12), Deus “será tudo em todos” (1 Coríntios 15:28).

Ele habitará eternamente com a humanidade num relacionamento íntimo de bem-aventurança imperturbável, não necessitando de governantes humanos ou de qualquer autoridade administrativa. Da perspectiva de Deus, “o tabernáculo de Deus está com os homens, e Ele habitará com eles, e eles serão o Seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus” (Apocalipse 21:3).

No estado eterno (Apocalipse 21:1-5), não há referências de tempo; na era do reino em Apocalipse 22:2, a árvore da vida “dava seu fruto todos os meses”; então, o tempo ainda está operando neste período de tempo literal de “mil anos” (Apocalipse 20:2-7).

Além disso, “as folhas da árvore eram para a cura das nações”, semelhante à cena milenar retratada em Ezequiel 47:12: “o seu fruto será para mantimento, e as suas folhas para remédio”, quando a saúde ainda precisa ser mantida. No estado eterno, o conceito de saúde não será relevante.

Depois que o homem pecou, ​​Deus trouxe uma maldição sobre a criação (Gênesis 3:17-19). No Reino Milenial, “não haverá mais maldição” (Apocalipse 22:3); a criação será restaurada (Isaías 55:13, Romanos 8:19-21), a produtividade (Amós 9:13) e a longevidade (Isaías 65:20) serão a regra.

Mas ainda haverá a necessidade do julgamento divino, e o Milénio terminará com uma rebelião final e um julgamento devorador (Apocalipse 20:7-9).

Somente no estado eterno toda tristeza, sofrimento, lágrimas e morte serão banidos para sempre para a humanidade redimida, demonstrada de forma detalhado no capítulo 21:4.

A cronologia inversa do estado eterno (Apocalipse 21:1-5), antes do reinado do Reino Milenial (Apocalipse 21:9-22:5), continua no capítulo 22, quando Cristo promete a Sua vinda novamente (vs. 7,12,20), que deve preceder o início de Seu reinado. É de se esperar que o caráter do Reino Milenial prefira o do estado eterno que se seguirá e, certamente, para a Igreja, a bênção milenar fará uma transição perfeita para a bênção eterna.

Qualquer que seja a perspectiva exata que se tome, esta passagem da Palavra de Deus é certamente um grande encorajamento, ao pensarmos no futuro glorioso que aguarda cada crente em Cristo, sabendo que “o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

 

2º PONTO DE VISTA:

Apocalipse 21 começa com uma descrição dos “novos céus e nova terra”, às vezes chamados de Estado Eterno. Escritores de ambos os lados do debate aceitam isso. Alguns consideram, porém, que, após uma breve referência ao Estado Eterno (21.1-5a), João retrocede até ao Milénio (21.9-22.5).

Iremos nos referir aos capítulos 21:1-5a como já visto na “1ª Seção ” e Apocalipse  21:9 - 22:5 como “2ª Seção”.

Antes de tratar destes pontos, deve-se notar que nem todos os capítulos 21 e 22 tratam de eventos futuros.

O capítulo 21:5b-8 é um parêntese no qual Deus fala diretamente ao leitor.

O capítulo 22:6-21 é a conclusão do livro e contém uma série de promessas, advertências e orações que são relevantes para toda a profecia, não apenas para o Milênio ou o Estado Eterno. A linguagem desta seção não é relevante para a questão em discussão (Veja Apocalipse  22:14-15).

Os três principais argumentos que apoiam uma interpretação milenar da Seção 2 são:

A vinda dos reis para a Nova Jerusalém é mencionada em Apocalipse 21:24. Se o Estado Eterno for um período em que todo o governo estiver nas mãos de Deus Pai, não haverá necessidade de reis, ao passo que há referências a reis e governantes no Milênio que governam sob Cristo.

Uma árvore cujas folhas são usadas para a “cura” das nações é descrita em Apocalipse 22:2.

No Estado Eterno não há necessidade de cura, pois a cura pressupõe a presença do pecado e ou seu legado. No Milénio, a doença e o pecado ainda estão presentes, embora de forma reduzida. Esta árvore produz frutos “todos os meses” e, no Estado Eterno, os tempos e as estações são, diz-se, abolidos.

Há uma série de razões para duvidar desta interpretação.

Primeiro, Apocalipse é um livro cronológico. Embora João às vezes possa organizar o material tematicamente (por exemplo, Capítulos 17-18), ele o faz dentro de uma estrutura dispensacional.

Ele começa com a Era da Igreja (Capítulos 2-3), passa para “as coisas que devem acontecer depois” (Capítulo 4:1) e descreve a Tribulação (Capítulos 4-18), o retorno de Cristo (Capítulos 19) e depois o Milênio (Capítulos 20).

Uma interpretação que coloca a Seção 1 e 2 no Estado Eterno e se ajusta ao fluxo do livro.

Segundo, uma comparação das Seções 1 e 2 indica que João está descrevendo o mesmo evento. Ambos descrevem uma cidade chamada Jerusalém, vinda “do céu” e “de Deus” [1] e ambos a comparam a uma “noiva”.

Observo aqui que este “céu” não deve ser confundido com os “novos céus”. Estes são criados, enquanto o “céu” de onde desce a cidade é a residência de Deus. Este céu nunca é destruído ou desmantelado e é o lugar onde Deus habita.

Terceiro, uma interpretação que coloca a Seção 2 no Estado Eterno significa que o Livro do Apocalipse termina no Dia de Deus (2 Pedro 3:12). Se o propósito do livro é mostrar que Deus será finalmente glorificado e vindicado, isso é melhor alcançado interpretando a Seção 2 como mostrando Deus como O “tudo em todos” (1 Coríntios 15:28).

Interpretar a cidade da Secção 2 como uma Jerusalém Milenar cria dificuldades.

Aqui estão alguns:

(1) A Jerusalém na Seção 2 está localizada em um reino onde a maldição foi banida (Apocalipse 22:3) e todos estão salvos (Apocalipse 21:27). No Milénio, contudo, o homem permanece pecador (Apocalipse 20:7-9), e apesar do aumento da fecundidade da terra, a maldição, uma consequência da Queda, permanece.

(2) A cidade da Seção 2 não precisa de luz natural (Apocalipse 21:23), enquanto no Milênio o sol e a lua continuam a brilhar e a terra é governada pelas estações do ano (Isaías 30:26; Zacarias 14:8).

(3) A Seção 2 descreve uma cidade sem templo. No Milênio, há um templo localizado ao norte de Jerusalém (Ezequiel 40:2, 48:8,10; Isaías 2:2), um sacerdócio e um sistema de sacrifício.

(4) As vastas dimensões da cidade de 12 mil estádios (Apocalipse 21:16) excedem as fronteiras ampliadas de Israel no Milênio (Ezequiel 48).

Obs. Doze mil estádios equivalem a aproximadamente 1.500 milhas = 2 414,016 quilômetros, a distância entre Londres e Atenas, entre Nova York e Houston.

Para evitar estes problemas, aqueles que têm uma visão milenar da Seção 2, argumentam o seguinte.

1) Primeiro, as medidas da cidade são figurativas. Mas devemos ser consistentes. Se propusermos defender os “mil anos” literais no Capítulo 20:2-7, não devemos mudar quando chegarmos ao capítulo 21.

2) Em segundo lugar, alguns propõem a existência de duas Jerusalém no Milénio – uma na terra (a terrestre). Jerusalém da profecia do Antigo Testamento), e uma em órbita sobre a terra (a “Grande Cidade” dos capítulos 21 e 22).

O capítulo 21, entretanto, descreve a cidade “descendo” ou “vindo” (Apocalipse 21:2, 10) do céu. Diz-se que a cidade “está em quadratura”, indicando que está estabelecida na nova Terra e não está em órbita. Se esta Jerusalém estiver na nova terra, as contradições serão evitadas.

Em refutação dos argumentos mencionados no início do artigo, observo o seguinte.

1) Primeiro, embora “Deus seja tudo em todos” (1 Coríntios 15:28), isso não indica que a autoridade não seja delegada. No reinado milenar de Cristo, Ele delega poder. De qualquer forma, “reis” podem simplesmente indicar membros honrados do reino. A cidade, como noiva, é a Igreja. Os nomes das portas podem significar que Israel vive ao lado da Igreja (Apocalipse 21:12, 14), ou vive fora da cidade, na nova terra com os santos antediluvianos e patriarcais, os mártires da Tribulação e os fiéis do Milénio.

2) Segundo, a referência à “cura” em Apocalipse 22:2 ocorre num momento em que “não há maldição” (Apocalipse 22:3). Na minha opinião, a ausência da maldição exclui a interpretação milenar. “Cura” pode sugerir uma melhoria do bem-estar em oposição à cura de doenças. O Estado Eterno pode não ser o reino estático que alguns imaginam.

3) Terceiro, a objeção de que não existe tempo na eternidade é especulativa. A eternidade é a ausência de tempo ou o tempo ilimitado? Como podem os seres criados adorar, servir e aprender fora do tempo? Esta é uma objeção pouco convincente.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com