A verdade do Corpo de Cristo

Em 1 Coríntios 12:12-27, Paulo usa o corpo humano como uma ilustração de como os dons espirituais devem funcionar harmoniosamente para o bem-estar de uma assembleia local. Ele aponta que os membros corporais têm habilidades diferentes e funcionam nessa habilidade projetada para permitir a saúde e o bem-estar de todo o corpo. Como cada membro do corpo recebeu sua habilidade por meio do propósito divino, os dons espirituais também têm a mesma origem.

No versículo 13 deste capítulo, ele mostra que foi uma obra divina que formou todo o Corpo de Cristo no dia de Pentecostes, quando o Espírito desceu e todo crente foi batizado naquele Corpo.

O batismo no Espírito Santo parece estar ligado especificamente a esse dia especial (o Pentecostes), tanto em passagens que o antecipam como em outras, como esta, que remetem para aquele momento único.

Individualmente, fomos trazidos para o bem dessa obra (o batismo no Espírito Santos no Pentecostes), e também recebemos o Espírito Santo em nós após no momento da conversão.

A origem dos dons que cada santo possui está na obra do Espírito de Deus, cada membro do corpo de Cristo possuindo algum dom espiritual. Consequentemente, todo crente tem uma função a preencher nesse corpo, e habilidades espirituais foram transmitidas a cada um.

Neste mesmo capítulo 12:27, Paulo está nos dizendo que uma assembleia local funciona como um corpo em seu arranjo unificado e ordenado e, ao fazê-lo, representa Cristo naquela localidade onde se encontra.

Não é uma miniatura do corpo de Cristo, nem é “o” Corpo de Cristo em sua totalidade (como algumas Bíblias traduzem, colocando um artigo “o corpo”), mas é “corpo de Cristo” em caráter.

Ao fazê-lo, também representa todo o Corpo de Cristo conforme funciona, por meio dos crentes espiritualmente dotados, para apresentar a realidade desse testemunho aos que estão ao redor.

Esta verdade incutiria em nossos corações a importância do testemunho individual, uma vez que o que os observadores vêem não é Cristo, nem o Corpo de Cristo, mas o funcionamento ordenado de uma assembleia local ao dar testemunho de Cristo perante os outros.

As verdades do “Corpo de Cristo” e de uma assembleia local como “corpo de Cristo” são distintas, mas também estão ligadas dessa maneira.

As assembleias locais existem por causa da formação do Corpo no Pentecostes, e o dom espiritual necessário para levar adiante o testemunho de uma assembleia local é derivado da obra do Espírito Santo.

Uma assembleia local provê a esfera para a função adequada dos crentes que também são membros do Corpo de Cristo.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com