A Recuperação da Verdade da Igreja

Uma igreja local, conforme previsto pelas Escrituras, é um grupo de crentes convocados e reunidos em nome do Senhor Jesus Cristo (Mateus 18:20). Não faz parte de nenhuma organização abrangente, mas é diretamente responsável perante o seu Senhor ressuscitado (Apocalipse 1-3).

Aqueles que fazem parte dela foram primeiro salvos e depois reconheceram publicamente essa fé no batismo. A igreja é liderada por uma pluralidade de presbíteros (Atos 14:23, Atos 20:17).

Suas atividades incluem partir o pão, orar, ensinar a Palavra de Deus, espalhar o evangelho e ministrar às necessidades materiais de santos individuais e de outras igrejas (Atos 2:42; 1Tessalonicenses 2:8; 2 Coríntios 8:2- 4; Filipenses 4:10).

É surpreendente que uma entidade tão simples, sem governação elaborada, instalações ornamentadas ou o apoio de uma grande organização, seja descrita como o “templo de Deus”. No entanto, é este tipo de grupo que as Escrituras descrevem como a “igreja de Deus”, e não conhecem nenhum outro lugar onde o povo comprado pelo sangue de Cristo possa reunir-se em Seu nome e com a Sua presença.

Onde quer que os apóstolos testemunhassem, o resultado eram essas igrejas. Infelizmente, porém, mesmo antes do fim do período apostólico, houve evidência de um afastamento da simplicidade do padrão bíblico. Homens como Diótrefes surgiram, amando ter preeminência entre o povo de Deus (3 João 9).

Uma pluralidade bíblica de anciãos foi substituída por um único ancião governante, e a responsabilidade local deu lugar à autoridade central federada. A igreja bíblica, como entidade espiritual local, foi substituída por uma igreja supranacional, que exercia um enorme poder político e militar que colocava homens não salvos e venais em autoridade sobre o povo de Deus.

Contudo, sempre houve pessoas em todas as partes do mundo que se reuniram na simplicidade bíblica. Embora tenham deixado poucos vestígios nas páginas da história, é importante não esquecer estes crentes fiéis. A recuperação da verdade sobre a natureza da igreja que ocorreu nas primeiras décadas do século XIX foi incomum na amplitude e longevidade dos seus resultados, mas no seu retorno ao ensino do Novo Testamento partilhou muito com outros movimentos que tinha ido para a mesma fonte. Compreender este contexto histórico não significa subestimar ou desvalorizar a obra notável que foi realizada pelo Espírito Santo, mas pode preservar-nos da arrogância ou da complacência quanto ao nosso lugar no propósito divino.

Os eventos que ocorreram em Dublin no final da década de 1820 devem ter um interesse especial para qualquer crente na comunhão em assembleia. Foi lá que um pequeno grupo de crentes começou a se reunir, separados das denominações vizinhas e em obediência ao padrão bíblico.

A Igreja Anglicana da Irlanda estava em declínio espiritual. Muitos dos seus ministros viam a sua vocação apenas como uma fonte de emprego, e os interesses do evangelho e das almas dos que pereciam ficavam em segundo lugar, atrás da manutenção do estatuto social e do poder político da igreja. Aqueles ministros que pregavam o evangelho com muita clareza corriam o risco de serem silenciados por seu bispo. Na última metade do século XVIII, vários destes ministros separaram-se da Igreja Anglicana, impacientes por pregar o evangelho sem obstáculos. Em contraste, os crentes que começaram a reunir-se em Dublin na década de 1820 não tinham interesse em formar outra denominação. Embora incluíssem homens de grande capacidade intelectual, posição social elevada e considerável carisma pessoal, eles não se reuniam em nenhum deles ou sob eles. Em vez de, eles se reuniram em nome de Cristo, em distinção às denominações ao seu redor. Suas convicções sobre a igreja deviam muito à sua saturação nas Escrituras.

A disposição destes homens em serem guiados apenas pelas Escrituras significava que as suas reuniões pareciam muito diferentes da prática predominante da cristandade. A Reforma recuperou a verdade bíblica do sacerdócio de todos os crentes em teoria, mas continuou a ser negada na prática. Aqueles que se reuniram em Dublin acreditavam que o ofício de clérigo era, nas palavras de J.N. Darby, “um pecado contra o Espírito Santo”, e permitiam o exercício do dom por todos os irmãos que o possuíssem.

Os princípios expressos nas reuniões de Dublin rapidamente cruzaram o Canal da Mancha. Uma das primeiras assembleias na Grã-Bretanha foi em Plymouth. Os que se reuniram recusaram-se a adotar qualquer nome antibíblico. Isto frustrou aqueles que queriam rotular este novo movimento e, concentrando-se no modo característico de tratamento entre estes crentes e na sua localização, deram-lhes o nome de “Irmãos de Plymouth”.

A velocidade com que este ensino se espalhou indicava que o Espírito de Deus estava trabalhando, preparando os corações do povo de Deus e dirigindo e capacitando a obra de avivamento. Com o passar das décadas, surgiu uma compreensão mais clara da especificidade da assembleia local e da necessidade de separação da confusão religiosa da cristandade. O progresso não foi ininterrupto; mas, apesar destes desafios, a obra de Deus continuou e assembleias foram formadas em todo o mundo.

Em casa e no campo missionário, esses crentes eram ativos na propagação do evangelho. Em salões evangelísticos, em tendas e ao ar livre, eles trabalhavam para cumprir sua responsabilidade para com seus semelhantes. Missionários elogiados por assembleias no Reino Unido e na Irlanda foram responsáveis ​​pelo pioneirismo na China, na África Central, na Índia e na América do Sul. Eles evitaram o apoio das sociedades missionárias e confiaram em Deus para suprir as suas necessidades. Esses devotados servos de Deus ecoaram algo da energia e da devoção dos apóstolos e, como eles, “viraram o mundo de cabeça para baixo”.

A história das assembleias ao longo do século passado nem sempre foi positiva. Em todos os momentos, porém, é importante. Repetidas vezes, a experiência do povo de Deus provou que a força no testemunho depende diretamente da obediência à Palavra de Deus e da separação do mundo – social, religiosa e politicamente. Muitas vezes, a verdade que foi duramente adquirida pelas gerações anteriores foi desperdiçada por aqueles que subestimaram ou desprezaram o seu direito de nascença e herança.

Vivemos num mundo dramaticamente diferente da Dublin da década de 1820. É ainda mais diferente do mundo habitado pelos crentes do primeiro século. Mas o padrão de Deus para o Seu povo não mudou, e entendemos muito pouco sobre Deus se duvidarmos que o Seu padrão é o melhor.

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”

(Mateus 18:20)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com