A Reconciliação do pecador, feita por Cristo

A palavra “reconciliação” ocorre apenas quatro vezes no Novo Testamento, e as vezes ela é traduzida em algumas versões por “expiação”. (Romanos 5:11; 11:15; 2 Coríntios 5:18,19)

A palavra no grego (katallage), tem seu significado primário como troca – no negócio de cambistas, que troca valores equivalentes.

Mas temos um outro significado que é o ajuste de uma diferença, reconciliação, restauração à situação favorável anterior.

A “reconciliação” tem base na morte sacrificial de Cristo na cruz que fornece a Deus um meio de oferecer perdão e salvação aos pecadores culpados.

Seria impossível exagerar a importância da “reconciliação” feita por Cristo; está intimamente ligada às outras verdades discutidas em outros vídeos recentemente.

O nascimento virginal, a encarnação, a divindade e o caráter perfeitamente sem pecado de nosso Senhor Jesus Cristo fornecem a “reconciliação” com suas propriedades essenciais e valor incalculável. A ressurreição e a ascensão são fundamentadas na “reconciliação” e dão a ela a validação do céu.

Os ministérios presentes e futuros de Cristo não teriam valor, na verdade não existiriam, sem a “reconciliação”.

Ao considerar a “reconciliação”, é importante diferenciar entre o fato e as teorias da “reconciliação”.

O fato da “reconciliação” é uma verdade singular apresentada por Deus; as teorias dos homens sobre isso são muitas.

O fato da “reconciliação” está, de fato, bem no centro da verdade divina. Uma compreensão imprecisa de sua verdade afetará, na medida correspondente, todas as outras verdades a respeito da pessoa de Cristo. Seria impossível explicar completamente a “reconciliação” em um único vídeo, então examinaremos os principais pontos da doutrina sob uma série de questões.

Por que a “Reconciliação”?

A resposta está nos eventos de Gênesis 3, conforme explicado em Romanos 5:12: “Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte; e assim a morte passou a todos os homens.”

O pecado de Adão mergulhou o mundo em pecado, morte e condenação; essa é a situação de todos os seus descendentes. A humanidade está condenada diante de Deus, com uma natureza pecaminosa herdada que inevitavelmente resulta em pecado, e dessas ações pecaminosas vem a pena de morte e julgamento eterno.

Romanos 5, descreve a situação: “Pela ofensa de um homem, a morte reinou por um só” (v.17), e “pela desobediência de um homem muitos foram feitos pecadores” (v.19).

A afronta ao trono de Deus pela transgressão de Adão resultou na separação da humanidade de Deus. Tendo pecado, Adão nada pôde fazer para efetuar a reconciliação entre ele e Deus, que é santo e justo. Naquela situação desesperadora, Deus providenciou o remédio: túnicas de peles para vestir Adão e Eva em seu estado decaído. Foi gracioso e amoroso da parte de Deus fornecer um remédio, mas isso sugere que Seu amor, misericórdia e graça tiveram precedência sobre Sua santidade, justiça e retidão? De jeito nenhum.

Cada atributo de Deus funcionou em divina harmonia no jardim de uma maneira que prenuncia a maior provisão que Ele, em misericórdia e graça, faria com retidão pela morte de Seu Filho. A misericórdia e a graça não se opunham aos requisitos da justiça, nem a justiça impedia o exercício da misericórdia e da graça.

O que é a “Reconciliação”?

A “reconciliação” é o meio provido por Deus para lidar com o problema criado pelo pecado. Esse problema é multifacetado e, entre outras coisas, declara que o homem está “morto em delitos e pecados”, corrompido em sua natureza, “filhos da ira”, distante de Deus, seguindo “as concupiscências da nossa carne, cumprindo os desejos … da mente”. (Efésios 2:1-13)

Para Deus oferecer perdão aos pecadores, Sua justiça deve ser satisfeita. Essa satisfação deve incluir exigir a pena de morte pelo pecado.

A “reconciliação” por Cristo forneceu propiciação (para apaziguar a Deus santo e justo), em um sacrifício expiatório que satisfez a justiça de Deus e reconciliação (retirar os pecados).

O objeto da propiciação é Deus; o objeto da reconciliação é a impureza, o pecado.

A propiciação e a reconciliação são dois componentes da “reconciliação”: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro” (1 João 2:2).

E “agora, no fim dos tempos, apareceu para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hebreus 9:26).

No Calvário, todos os requisitos da justiça divina foram atendidos e, assim, Deus pode justamente oferecer perdão e remissão a todo pecador.

A “reconciliação” feita por Cristo no Calvário não foi o sofrimento da penalidade idêntica devida ao pecador, mas foi uma provisão divina de medida muito maior do que a punição que todos os pecados de toda a humanidade exigiam. Essa provisão respondeu corretamente a todas as demandas da justiça do céu de uma maneira e em uma extensão que excede em muito o que a execução real da punição pelo pecado teria sido se imposta ao pecador.

Se Cristo suportasse os sofrimentos devidos aos pecadores, por mais numerosos que fossem, não seria uma reconciliação, mas meramente suportando a penalidade por seus pecados e nada mais. Sua reconciliação foi muito maior em medida e de um tipo diferente da penalidade exigida pelos pecados da humanidade.

Se Cristo sofreu a mesma penalidade pelos pecados da humanidade, então a remissão da penalidade ao crer em Cristo não é resultado de graça e misericórdia, mas é uma obrigação.

Quando Cristo “morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3), Seu sacrifício forneceu uma base justa de valor ilimitado sobre a qual Deus pode oferecer e dispensar perdão a qualquer pecador crente.

A obra de reconciliação não é o mesmo que expiação, redenção, perdão, santificação ou justificação, mas é a base sobre a qual essas bênçãos podem ser oferecidas livremente. Como resultado da reconciliação, Deus pode estender todas essas bênçãos e ser misericordioso com o pecador de maneira honrosa.

Em resumo, então, a reconciliação contém dois elementos: primeiro, um sacrifício que satisfez a Deus em relação ao pecado e, segundo, uma provisão de tal medida no sacrifício que permite a Deus oferecer perdão a todo pecador.

A mensagem das Escrituras é que Deus, em Seu grande amor, providenciou os meios de reconciliação do pecador através da morte de Seu Filho: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê em não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Quando Foi Feita a Reconciliação?

A reconciliação feita por Cristo restringiu-se às horas de Seu sofrimento na cruz.

A vida imaculada de Cristo foi um pré-requisito necessário para a reconciliação, e a ressurreição e ascensão foram uma validação necessária da reconciliação, mas a reconciliação em si foi completada inteiramente na cruz quando o Salvador disse: “Está Consumado”.

Isso significa que tudo o que foi concluído na cruz permanece completo por toda a eternidade e não pode ser complementado de forma alguma depois disso. Quem foi incluído na provisão de reconciliação na cruz permanece assim eternamente.

É por esta razão que o trilema de John Owen de “todos os pecados de todos os homens” ou “todos os pecados de alguns homens” ou “alguns dos pecados de todos os homens” é um argumento falso.

Baseia-se em uma visão comercial antibíblica da reconciliação que defende a execução do julgamento por uma quantidade específica de pecados e pecadores. A morte de Cristo nunca é vista dessa forma nas Escrituras.

Qual É o Resultado da Reconciliação?

A reconciliação feita por Cristo foi um sacrifício substitutivo que tornou possível a salvação de todos os homens, removendo todos os obstáculos que impediam Deus de oferecer um perdão, e fazê-lo de maneira que honrasse Sua Lei. Deus tem os meios pelos quais Ele pode genuinamente oferecer a salvação a todo pecador e trazer os pecadores arrependidos para um relacionamento com Ele, evitando a penalidade por seus pecados.

Isso é descrito em Romanos 3:26: “para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”.

Se algum pecador é salvo ou não, não faz diferença para o expediente fornecido pela reconciliação de Cristo. Se um pecador é salvo, é porque os obstáculos à sua salvação foram removidos por Deus; se um pecador perece, não é por causa de um obstáculo da parte de Deus. Quando um pecador perece, é inteiramente devido à sua incredulidade. Deus se declara disposto e pronto para salvar qualquer pecador; Ele é “Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos” (1 Timóteo 2:3-4).

A reconciliação feita por Cristo é o meio pelo qual Deus dispensa a salvação, e também o meio pelo qual o pecador obtém a salvação. A mensagem do evangelho é para “toda criatura”, porque as bênçãos da salvação estão disponíveis para toda criatura. (Marcos 16:15)

No entanto, nem todas as pessoas serão salvas. As bênçãos disponíveis por meio da reconciliação feita por Cristo são dispensadas mediante o exercício da fé. Cristo é o sacrifício pelo pecado, cujos benefícios são apresentados por Deus, e os pecadores obtêm a remissão da pena de seus pecados quando crêem no Senhor Jesus como salvador pessoal (Romanos 3:24-25).

Na conversão, o pecador recebe as bênçãos que fluem da reconciliação que Cristo fez na cruz – perdão, libertação, vida eterna, expiação, redenção, santificação e a certeza do céu para a eternidade.

Para quem é a reconciliação?

É importante observar que: Não há uma passagem nas Escrituras que afirme que Cristo morreu apenas por alguns pecadores.

As Escrituras afirmam que a morte de Cristo foi por todos os homens.

(leia: Isaías 53:6; João 1:29; 2 Coríntios 5:15; 1 Timóteo 2:6; Tito 2:11-14; 1 João 2:2).

A mensagem do evangelho de perdão é para todas as pessoas (Lucas 2:10; Marcos 16:15).

Uma vez que a mensagem do evangelho é para o mundo inteiro e exorta aqueles que a ouvem a se arrependerem de seus pecados e crerem em sua mensagem, deve haver uma possibilidade real de todos aproveitarem as bênçãos da reconciliação para que ela seja uma oferta genuína, feito de boa fé.

Cristo morreu pelos pecadores (Romanos 5:6,8) e pelos pecados de todo pecador (1 João 2:2).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

(João 3:16-18; Efésios 2:8,9)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com