A Quem Adoramos?

Cinco verbos gregos diferentes são traduzidos em nossa Bíblia como “adoração”.

1) Em primeiro lugar temos o verbo grego, “proskuneo”:

A palavra "proskuneo" é composta por duas partes: "pros", que significa "para" ou "em direção a", e "kuneo", que significa "beijar". Essa palavra descreve a ação de se curvar diante de alguém ou algo com profundo respeito e reverência.

O dicionário Grego de Strong [4352] dá o significado de beijar, como um cachorro lambendo a mão de seu dono. Prostrar-se literal ou figurativamente em homenagem – adoração.

O dicionário W.E. Vine indica que esta “Palavra grega denota um ato de reverência, seja dada ao homem ou a Deus”.

Esta palavra é encontrada cerca de 37 vezes no Novo Testamento e é sempre traduzida como adoração ou adorado.

O Léxico Grego de Thayer dá o seu significado como “homenagem prestada a pessoas de posição superior”.

O Senhor Jesus Cristo usou esta palavra na conversa com a mulher Samarita em João 4.20-24.

Esta palavra é usada tanta em adoração a Deus Pai, como ao Filho.

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram (proskuneo); e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2:11)

“E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará (proskuneo) a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” (1 Coríntios 14:25)

“E adoraram (proskuneo) o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram (proskuneo) a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?” (Apocalipse 13:4)

2) Em segundo lugar temos o verbo grego, “latreuo”:

O dicionário Grego de Strong [3000] afirma que esta palavra vem de “latris” (que significa, um servo contratado); ministrar (a Deus), ou seja, prestar homenagem religiosa: - servir, fazer o serviço, adorar.

O principal significado desta palavra é servir. É encontrada 17 vezes no Novo Testamento e é traduzida algumas vezes como servir e outras vezes como adoração, e é óbvio que o serviço também se refere a essas passagens.

(Hebreus 10.2; Filipenses3.3; Atos 7.42; 24.14)

O Léxico Grego de Thayer dá o significado de servir, prestar serviço religioso, realizar serviços sagrados, etc.

Citando Deuteronômio, o Senhor Jesus respondeu a Satanás: “Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Lucas 4:8). Esta palavra “servir” em grego é “latreuo” e descreve o serviço religioso como distinto do serviço em geral. É usado para descrever o serviço associado à casa de Deus.

Ana em Lucas 2:37 serviu (latreuo) no templo; o adorador (forma substantiva de latreuo) em Hebreus 10:2 veio para purificação com suas ofertas; os sacerdotes serviam (latreuo) o tabernáculo (Hebreus 13:10).

Embora estes exemplos se refiram à adoração sob a Lei, Paulo usa a mesma palavra para descrever a nossa adoração e serviço hoje.

“Porque nós somos a circuncisão, que adoramos (latreuo) pelo Espírito de Deus e nos gloriamos em Cristo” (Filipenses 3:3).

Estes versículos nos ensinam que a nossa adoração é mais ampla do que o louvor dos nossos lábios ou a nossa participação na Ceia do Senhor.

Paulo via seu serviço no evangelho como adoração. “Porque Deus é minha testemunha, a quem sirvo (latreuo) com meu espírito no evangelho de seu Filho” (Romanos 1:9).

Ele viu a entrega de nossos corpos a Deus para Seu uso como adoração. “Apelo a vós… pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual (latreia)” (Romanos 12:1).

Tudo o que fazemos em devoção a Deus e por causa do valor que encontramos nEle é adoração.

Embora na Bíblia sempre a palavra grega "proskuneo" seja usada tanto para Deus quanto para Jesus, a palavra "latreuo" é reservada exclusivamente para Deus.

No entanto, existem várias referências no Novo Testamento que aplicam a ação da palavra grega "latreuo" ao Senhor Jesus.

Um belo exemplo deste ato de serviço em adoração a Jesus, foi realizado sem palavras na casa de Simão, o leproso, por Maria de Betânia, quando ela abriu um frasco de unguento caro e derramou-o sobre a cabeça de Cristo.

Isso fornece uma visão de como é a adoração. Ela encontrou grande valor em Cristo ao considerá-Lo digno da grande despesa. O ato foi somente para Ele. Ela estava lá para dar, não para receber. Ela demonstrou grande humildade e honrou-O como Alguém que era Deus manifestado em carne  – ela “enxugou-lhe os pés com os cabelos” (João 12:3).

Ela prestou-lhe um serviço valioso – pois o Senhor disse: “ungiu previamente o meu corpo para a sepultura” (Marcos 14:8).

Em Apocalipse 5:12, o conceito da palavra grega "latreuo" é usado ao Cordeiro (Jesus).

“Com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.”

Em João 20, Tomé vendo o inacreditável para ele até aquele momento, chegou a uma única conclusão, Jesus é Senhor e é Deus; e Jesus confirmou que a fé de Tomé estava correta: “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:28,29)

3) Em terceiro lugar temos o verbo grego, “sebomai”:

Esta palavra aparece 9 vezes no Novo Testamento. O dicionário Grego de Strong [4576] diz que é uma palavra de: “voz média de um verbo aparentemente primário; reverenciar, adorar.”

W.E. Vine, fala em palavra: “'sentir admiração', seja diante de Deus ou do homem, 'adorar'; 'reverenciar', enfatizando o sentimento de admiração ou devoção'.”

“Mas, em vão me adoram (sebomai), ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” (Mateus 15:9)

“E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia (sebomai) a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.” (Atos 16:14)

4) Em quarto lugar temos o verbo grego, “eusebeo”:

Esta palavra aparece 2 vezes no Novo Testamento O dicionário Grego de Strong [2151] declara: “agir piedosamente ou reverentemente”.

O comentário de W.E. Vine diz que é, “'reverenciar, mostrar piedade' para com qualquer pessoa a quem é devida consideração respeitosa'.”

“Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais (eusebeo), não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.” (Atos 17:23)

“Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer (eusebeo) piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.” (1 Timóteo 5:4)

5) Em quinto lugar temos o verbo grego, “sebazomai”:

Esta palavra aparece 1 vezes no Novo Testamento. O dicionário Grego de Strong [4573] afirma que tem o sentido de, “temer, ter medo” ou “honrar religiosamente, adorar”.

W.E. Vine dá a definição de, “honrar religiosamente”.

“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram (sebazomai) e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente.” (Romanos 1:25)

Podemos concluir dizendo que, as duas primeiras palavras gregas, “proskuneo” e “latreuo”, são usadas principalmente no sentido cristão.

Então, quem é o adorador que o Pai está procurando?

Qual é a adoração que Ele espera?

Com base nas palavras usadas, entendemos que o adorador é aquele que entende a grandeza e o poder de Deus e reconhece Sua autoridade sobre sua vida e Lhe rende a devida reverência, honra e glória.

Adorar são todos os serviços dedicados que ele presta a Deus de acordo com o pedido de Deus, seja sozinho, pessoalmente, ou na família, ou na sociedade ou na assembleia.

Os crentes cristãos são adoradores não apenas no domingo de manhã, mas 24 horas por dia, 7 dias por semana, 31 dias por mês e 365 dias por ano!

Em outras palavras, em cada momento de sua vida ele é um adorador. Tudo o que um filho de Deus faz em obediência à Palavra de Deus é um ato de adoração. A adoração não se limita a um dia ou uma reunião.

Em seu dicionário expositivo, W.E. Vine escreveu: “A adoração a Deus não é definida em nenhum lugar das Escrituras. Uma consideração dos verbos acima mostra que não se limita ao elogio; em termos gerais, pode ser considerado como o reconhecimento direto a Deus de Sua natureza, atributos, caminhos e reivindicações, seja pela manifestação do coração em louvor e ação de graças, ou por atos praticados em tal reconhecimento."

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com