A profecia de Enoque

Nos primeiros  apítulos de Gênesis, encontramos dois homens chamados Enoque na linhagem de Adão e Eva. O filho de Caim, Enoque, neto de Adão (Gênesis 4), e o outro, filho de Jarede, seis gerações após Adão e que construiu a cidade de Sião (Gênesis 5).

Na verdade, existem quatro homens chamados Enoque registrados na Bíblia.

(Gênesis 4:17; 5:18; 25:4; 46:9)

Mas de todos estes, apenas um deles recebe uma descrição mais detalhada.

A Bíblia interrompe uma genealogia para nos contar um pouco sobre esse Enoque:

“Enoque viveu 65 anos e gerou Matusalém. Depois de ter gerado Matusalém, Enoque andou com Deus durante 300 anos e teve outros filhos e filhas. Ao todo, Enoque viveu 365 anos. Enoque andou com Deus e, então, desapareceu, pois Deus o levou”.

(Gênesis 5:21–24)

Enoque foi uma das duas pessoas que a Bíblia diz que não morreram, mas foram levadas ao céu por Deus. A outra pessoa foi Elias (2 Reis 2:11).

No livro de Hebreus, temos mais informações sobre o seu desaparecimento:

“Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.”

(Hebreus 11:5).

Na curta epístola de Judas, Enoque é citado novamente. Judas queria encorajar seus leitores a batalhar pela fé. Mas a ênfase de Judas está nas infiltrações perversas do mundo e suas influências sobre as igrejas locais. Judas não mede palavras.

Ele deixa claro que esses homens são “ímpios” (v. 4).

Mas Judas não foi a primeira pessoa a soar este aviso. Ele diz que os apóstolos também fizeram isto (vs. 17-18), e diz que houve alguém antes deles, Enoque.

Nos versículos 14-15, Judas diz: “Foi também sobre estes que Enoque, o sétimo depois de Adão, profetizou, dizendo: 'Eis que o Senhor vem com dez milhares de seus santos, para executar julgamento sobre todos e convencer todos os ímpios de todos os seus atos de impiedade que eles cometeram de forma tão ímpia, e de todas as coisas duras que os pecadores ímpios falaram contra ele.'”

Pecadores ímpios serão julgados, e Enoque pregou isso muito claramente em seus dias.

Dizer aos ímpios pecadores que eles são ímpios, e que eles cometeram atos ímpios de maneira ímpia, e que o Senhor os julgará, não é fácil – pelo menos, não deveria ser. Pregar o pecado e o julgamento de Deus não é coisa fácil. Quando o apóstolo João comeu um rolo, as palavras de Deus, era doce como mel em sua boca... mas então seu estômago ficou amargo (Apocalipse 10:9-10).

As palavras do pergaminho diziam respeito à ira de Deus contra um mundo pecaminoso, e João era sensível a isso; ele estava, afinal, considerando a morte de milhões de pessoas ímpias. Foi difícil de digerir. No entanto, João foi informado: “Você deve profetizar novamente …” (Apocalipse 10:11).

A mensagem pode ter sido difícil, mas ainda precisava ser pregada.

Temos uma tarefa semelhante hoje. Os pecadores precisam ser informados de sua impiedade e advertidos sobre o julgamento iminente. Alguns podem argumentar que não devemos gastar muito tempo com esses aspectos da verdade de Deus em nossa pregação porque, afinal, é uma reunião do evangelho, e o “evangelho” são as “boas novas”.

Isto é verdade; o evangelho é a melhor notícia. Mas nossa decisão de chamá-la de reunião evangélica no presente não muda o antigo modelo de pregação dos apóstolos registrado nas Escrituras. Eles pregaram as boas novas do evangelho, a oferta de perdão por meio da fé no Senhor ressurreto (por exemplo, Atos 13:38-39); toda reunião do evangelho deve conter as boas novas da salvação.

Eles também pregaram claramente sobres o pecado do homem e os advertiram sobre o julgamento vindouro de Deus (Atos 17:30-31).

Novamente, pregar o julgamento não é uma coisa fácil e se for abordado de forma descuidada, pode parecer duro e insensível. O que nos traz de volta a Enoque.

Por que Judas escolheu Enoque?

Muitas pessoas pregaram corajosamente o julgamento. A profecia de Enoque nem mesmo está registrada no Antigo Testamento. Judas tinha bons motivos para escolher Enoque. Se você vai batalhar pela fé, se vai ser uma testemunha de Deus em meio à impiedade, será de grande ajuda se você for como Enoque. Ele estava apto a falar sobre a impiedade do mundo porque era um homem de caráter piedoso.

Judas destaca que Enoque foi o sétimo depois de Adão, ou seja, ele foi a sétima geração da humanidade. Lembre-se de que os números nas Escrituras são significativos. Sete representa conclusão ou perfeição.

Deus projetou uma semana completa para ser de sete dias. Israel recebeu sete festas prescritas em seu calendário religioso anual, que por sua vez prenunciam o programa de Deus para a conclusão do tempo.

Enoque foi o sétimo depois de Adão. Ele não foi o único na sétima geração da humanidade. Lameque (Gênesis 4) também foi o sétimo depois de Adão, através da linhagem de Caim. Ele era um assassino arrogante e o primeiro polígamo documentado, um homem ímpio. Mas através de Sete, filho de Adão (Gênesis 5), a sétima geração foi Enoque, um homem piedoso. Enoque, um homem completo em seu caráter, retrata o homem perfeito de Deus, porque ele andou com Deus (Gênesis 5:24).

Deve ter sido mais fácil andar com Deus naqueles dias, certo?

Quero dizer, tão perto do início da criação de Deus, provavelmente antes de as coisas ficarem muito ruins... certo? Errado. Lembre-se de Lameque de que já falamos?

E enquanto Enoque viveu em Gênesis 5, é em Gênesis 6 que Deus vê tamanha corrupção na terra que Ele determina destruir a humanidade com um dilúvio. Viver para Deus nunca foi fácil. Mas sempre foi possível.

Aqui, então, está outra razão pela qual Judas escolhe Enoque. Ele não apenas viveu uma vida piedosa, mas o fez enquanto estava cercado pela impiedade.

 Sei que há muita corrupção, tentação e impiedade ao seu redor. Mas é possível para você andar com Deus. E é exatamente isso que Judas quer ver realizado em seus leitores. Não seja engolido pelas correntes poluídas de impiedades. Eleve-se acima da maré do mundo... como Enoque fez, em mais de uma maneira (Gênesis 5:24).

Judas 21, 23, diz: “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, e apiedai-vos de alguns (desviados), usando de discernimento; e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.”

A composição da carta de Judas e sua colocação em nossa Bíblia apontam para sua aplicabilidade especial aos últimos dias. Esta é outra razão pela qual o Espírito de Deus leva Judas a apresentar Enoque. Ele profetizou pouco antes do dilúvio, sobre o fim dos tempos e viveu perto do fim de uma era (concluída após a morte de seu filho).

Também vivemos nos últimos dias, Paulo disse:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

⁶ Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.”

(2 Timóteo 3:1-7)

O Senhor está vindo e trará julgamento sobre os pecadores ímpios deste mundo, assim como Enoque disse.

Como Enoque, todo o salvo desta dispensação da Igreja será levado para o céu antes que venha o julgamento, mas e as pessoas ao seu redor?

Enoque foi um indivíduo que o Senhor usou para ser uma testemunha para um mundo ímpio. Sim, Enoque profetizou. Mas Enoque fez algo maior do que erguer a voz em uma ousada condenação da impiedade ao seu redor – muito maior! Enoque andou com Deus. “Ele tinha este testemunho, que agradou a Deus” (Hebreus 11:5).

Ele tinha um testemunho eficaz para Deus.

Paulo, escrevendo para animar aos crentes atribulados de sua época disse: “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder; para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.”

(2 Tessalonicenses 1:7-12; 2:7-14)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com