A pregação sobre o pecado não ofenderá os incrédulos?

A maneira gentil, precisa e respeitosa do Senhor ao perguntar pelo marido da mulher samaritana é instrutiva. (João 4:16)

Ele pretendia uma resposta imediata. 

As relações pacientes de Jesus com o príncipe rico e jovem governante visavam uma resposta final. (Lucas 18:18-24)

O príncipe não estava preparado para reconhecer sua necessidade, então o Senhor Jesus plantou sementes da verdade destinadas a produzir convicção. Visto que o príncipe não amava seu próximo como a si mesmo, ele precisava enfrentar sua culpa por quebrar a lei de Deus. 

A necessidade e o grau de compreensão dos ouvintes determinaram a abordagem. 

Pedro em sua pregação no Pentecostes, não condenou a idolatria em Jerusalém (Atos 2); Paulo não condenou a culpa de crucificar o Messias em Atenas (Atos 17).

Pregar sobre o pecado foi e é essencial em todas as gerações. 

Noé e chamado de “o pregoeiro da justiça.” (2 Pedro 2:5)

Noé vivia e pregava na contramão da vida de seus conterrâneos.

“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.”

(Gênesis 6:5-8)

A mensagem de Romanos 3:22,23, de que “não há diferença, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, confronta o pensamento humano, mas sua apresentação não precisa ser conflituosa ou ofensiva.

Alguns que ouviram a pregação apostólica ficaram desconfortáveis ​​e ofendidos (Atos 2:37; 4:1-3; 7:54). 

O conteúdo da mensagem, não a forma de sua apresentação, foi o motivo. 

A pregação no poder do Espírito de Cristo convencerá cada indivíduo de sua ruina total diante de Deus, do remédio que Deus tem preparado em Jesus Cristo, e da responsabilidade de receber pela fé, o remédio de Deus. 

O pregador deve ser sensível às necessidades dos ouvintes, lidando com verdades de confronto da maneira mais provável de ser eficaz. 

Pregar o evangelho é um serviço. Os servos precisam serem fieis e honrarem ao seu Senhor, sem deixar de ter compaixão por aqueles que um dia estavam no mesmo lugar que ele, longe de Deus, nas travas do pecado e de satanás.

Dentre todos os pecados, há um que encabeça a lista. Este pecado introduz todos os demais. Por meio dele todos os outros se sucederam. A Bíblia diz que o pecado entrou no mundo por um só homem (Romanos 5:12).

Quero perguntar-lhes:

Qual foi o pecado que este homem cometeu? Foi fornicação, roubo, homicídio, incêndio criminoso? Não havia coisas semelhantes no Éden. Todas as coisas malignas, imundas ou terríveis que ocorrem no mundo hoje tiveram origem naquele incidente único envolvendo Adão.

Que fez Adão? Adão não assassinou, não cometeu fornicação, ele não cometeu nenhum dos pecados malignos e sujos do mundo de hoje. O pecado que Adão cometeu foi simples. Adão achou que Deus estava escondendo algo dele. Ele pensou que se comesse do fruto daquela árvore seria como Deus. O pecado que Adão cometeu foi na verdade um problema que se desenvolveu entre ele e Deus. Deus esperava que Adão permanecesse em sua posição. Contudo, Adão não acreditou que aquilo que Deus lhe havia dado fosse proveitoso para ele. Ele começou a duvidar do amor de Deus. Um problema surgiu, então, em relação ao amor de Deus.

O pecado de Adão foi um problema que surgiu entre ele e Deus. Em decorrência disso todos os tipos de pecados se sucederam.

Em João 3:17,18, o Senhor Jesus disse que quem não crê nEle para ter a vida eterna, ser salvo, já está condenado.

O motivo de o homem cometer pecados é que ele não tem um relacionamento adequado com o Senhor Jesus. No Antigo Testamento, quando o homem deixou de ter um relacionamento adequado com Deus todos os tipos de pecados foram cometidos. No Novo Testamento, quando o homem deixa de ter um relacionamento adequado com o Senhor Jesus é que todos os tipos de pecados são cometidos. Aqui residem todos os problemas. Enquanto está atento a esta mensagem, você pode achar que apesar de eu ter provado que você é um pecador, na verdade, você não cometeu muitos pecados. Mas ninguém no mundo pode dizer que não cometeu o pecado de não amar a Deus. Tampouco existe alguém no mundo que possa dizer que não cometeu o pecado de não crer no Senhor Jesus. Note, eu não disse que as pessoas não creiam que Ele existe, eu disse que as pessoas não crêem nEle como salvador pessoal, totalmente suficiente. Por isso, ninguém pode dizer que não é um pecador.

Agradecemos a Deus porque a Sua salvação é completa. Ele tratou com nossos pecados diante Dele. Ele também julgou nossos pecados na pessoa do Senhor Jesus. Além disso, o Espírito Santo aplicou a obra de Cristo a nós, para que pudéssemos receber o Senhor Jesus e ter paz em nossa consciência. Uma vez que a consciência é purificada, não há mais percepção dos pecados. A Bíblia diz que o sangue do Senhor Jesus purifica-nos de nossos pecados. Portanto, podemos desfrutar de paz e alegria, pois não sentimos mais a presença dos pecados perdoados por Cristo. Isso é maravilhoso. Estou alegre porque quando a consciência é purificada, não mais precisamos estar conscientes dos pecados.

Se nossa consciência ainda está consciente dos pecados é porque ainda há registro de pecados diante de Deus. Mas se os pecados se foram de diante de Deus, como ainda podemos estar conscientes deles?

Uma vez que os pecados diante de Deus foram tratados, os pecados em nossa consciência também devem ter sido tratados. Assim sendo, não precisamos mais estar conscientes de nossos pecados.

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com