A Impecabilidade de Cristo

O apóstolo Pedro experimentou o pecado e o fracasso em sua vida, mas conheceu um Homem perfeito, o Senhor Jesus. E quando ele pegou sua pena para escrever sua primeira epístola, ele incluiu dois retratos deste Sem pecado: primeiro como um Cordeiro (1 Pedro 1:18-21) e depois como um Pastor (1 Pedro 2:21-25).

“Um Cordeiro sem defeito e sem mácula” (1 Pedro 1:19).

Deus enviou Seu Filho como um Cordeiro imaculado e perfeito a um mundo cheio de “ovelhas desgarradas” (1 Pedre 2:25).

Ele veio da eternidade para nos redimir (1 Pedre 1:20).

Ele era santo e nasceu de uma virgem (Lucas 1:35), enviado para viver entre toda uma raça concebida em pecado (Salmos 51:5).

E pela primeira vez, o anseio de Êxodo 13:2 foi plenamente atendido: Aqui estava um Filho primogênito perfeitamente santo.

Santos em “Seus passos” (1 Pedre 2:21).

Desde o início, Seu caminho refletiu Seu caráter santo. Não foi apenas que Ele não pecou, ​​mas que Ele “amou a justiça” (Hebreus 1:9).

Ele se deleitava em fazer o que era certo. Ele amava a vontade de Seu Pai.

Nosso primeiro vislumbre dEle ocorre aos doze anos de idade - uma idade em que muitas crianças resistem à autoridade. Mas Ele não era rebelde; Ele era um Filho submisso, focado na vontade de Seu Pai. Os mestres em Jerusalém ficaram maravilhados com o Seu conhecimento, mas Maria e José não O entenderam. Ainda assim, Ele os honrou voltando a Nazaré e submetendo-se a eles (Lucas 2:46-51).

Por trinta anos, Ele viveu uma vida imaculada na obscuridade, crescendo no favor de Deus e dos homens (Lucas 2:52).

Cada passo que Ele deu foi certo. E o veredito de Deus sobre aqueles anos ocultos foi o mesmo que sobre Seu ministério público: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17; 17:5).

Pedro disse Ele era aquele, “Que não cometeu pecado” (1 Pedre 2:22).

O padrão da lei de Deus já era inatingivelmente alto para a humanidade. Então, o que Cristo fez? Ele elevou nossa compreensão a níveis ainda maiores (Mateus 5:17-48).

Não apenas o assassinato foi condenado, mas também a raiva descontrolada, não apenas o adultério, mas também a luxúria. Não só devemos amar nossos vizinhos, mas também nossos inimigos, e assim por diante. Em um mundo que busca constantemente rebaixar os padrões de Deus, Ele os exaltou e então os atendeu plenamente.

Seus inimigos procuraram ansiosamente por falhas nele, mas quando ele afirmou que sempre agradaria a Deus e os desafiou a convencê-lo de pecado, eles não tiveram resposta. Eles só podiam recorrer à calúnia (João 8:29,46,48).

Mesmo Seu inimigo mais poderoso não poderia fazer com que Ele tropeçasse. Satanás sabia que se ele pudesse fazer o Filho de Deus pecar apenas uma vez, então tudo estaria arruinado. Mas, embora o Senhor estivesse sozinho no deserto e com muita fome, Ele não poderia ser seduzido a fazer nem mesmo um pão sem a vontade de Seu Pai (Mateus 4:3-4).

Ele resistiu a todas as tentações.

O testemunho de Seu santo caráter foi abrangente: tanto anjos como demônios, tanto Seu traidor como Seu juiz, tanto Seu carrasco quanto o criminoso executado com Ele – todos eles declararam Sua justiça.

(Lucas 1:35; 4:34; 23: 41,47; Mateus 27:4; João 18:38)

Aqueles que O conheciam melhor, Seus apóstolos, estavam unidos em seu testemunho sobre Ele:

“Ele não conheceu pecado!” (2 Coríntios 5:21);

“Ele não cometeu pecado!” (1 Pedro 2:22);

“Nele não há pecar!” (1 João 3:5).

Pedro disse que “Nem dolo se achou em sua boca” (1 Pedro 2:22).

Para Pedro, a impecabilidade de Cristo era especialmente evidente em Suas palavras: sem dolo, sem injúrias e sem ameaças. Nós pecamos tão facilmente com nossas línguas indisciplinadas; basta um momento de descuido para mentir, exagerar, ameaçar ou se gabar. Todos nós nos arrependemos e nos desculpamos por coisas que dissemos, mas Ele nunca precisou. Ele estava impecável!

Ele ensinou que nossas palavras refletem nosso coração (Mateus 12:34).

Ele disse isso às pessoas cujas palavras revelavam sua maldade, mas Suas próprias palavras revelavam Sua pureza interior. Ele era tão “cheio de graça e de verdade” (João 1:14) que as pessoas se maravilhavam com Suas “palavras graciosas” (Lucas 4:22).

E quando os principais sacerdotes enviaram guardas para prendê-lo, eles voltaram de mãos vazias, dizendo: “Nunca ninguém falou como este homem” (João 7:46).

Pedro também disse que “Quando sofria, não ameaçava” (1 Pedro 2:23).

Infelizmente, nosso pior comportamento geralmente ocorre quando estamos sob estresse. Deixamos escapar coisas que normalmente não diríamos. Nosso Senhor foi tratado de maneira terrível e imerecida. Mas quando eles O insultaram, Ele não revidou. Quando Ele sofreu sob o abuso deles, Ele não ameaçou. Sua resposta à crueldade deles foi esta: “Pai, perdoa-lhes” (Lucas 23:34).

“Ele … se comprometeu com Deus, que julga com justiça” (1 Pedro 2:23). Um dos pecados mais básicos da humanidade é a incredulidade, mas a confiança do Senhor Jesus em Deus nunca vacilou, mesmo até o fim. Ele viveu Sua vida em total dependência do Pai. Ele confiou e obedeceu totalmente a Ele – até a morte de cruz (Filipenses 2:7-8).

“Ele mesmo carregou os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça” (1 Pedro 2:24).

Se Ele tivesse pecado pelo menos uma vez em Sua vida, então Ele não poderia ter sido nosso Substituto. Mas como o Sem pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2 Coríntios 5:21).

Antes do Calvário, Ele nunca conheceu nada além do deleite e do sorriso de Deus. Mas lá na cruz, Ele sentiu, pela primeira vez, a ira e abandono de Deus contra o pecado. Ele levou em seu corpo os nossos pecados sobre aquele madeiro, Ele tomou o nosso lugar no julgamento de Deus, deu Sua vida e depois ressuscitou triunfante sobre a morte.

A sepultura não poderia reivindicar que ficasse na morte, Aquele que não tinha pecado.

Como salvos pela fé em Cristo e agora ocupando já neste mundo uma posição de santos, temos um chamado elevado – viver para a justiça – mas também temos um grande apoio: um pastor para nos guiar e um santo sumo sacerdote para nos sustentar (1 Pedro 2:25; Hebreus 7:26).

Ele está sentado à direita de Deus como um Homem perfeito e glorificado.

Quando a pressão da tentação parece esmagadora, podemos buscar ajuda naquele que foi tentado como nós, mas sem pecado (Hebreus 4:15).

Ele resistiu ao ataque implacável da tentação sem ceder um centímetro. Ele sozinho, de todos os homens, suportou todo o seu peso sem vacilar ou ceder por um momento. Por causa disso, Ele pode nos dar graça para ajudar em tempos de necessidade (Hebreus 4:16).

E se falharmos, então Ele se aproxima como Advogado, “Jesus Cristo, o justo” para nos restaurar a comunhão com o Pai (1 João 2:1).

Devemos dar graças a Deus por nosso Salvador sem pecado!

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com