A Igreja é a continuação de Israel?

Quando estudamos o Antigo Testamento, descobrimos que Deus chamou Abraão de Ur dos Caldeus (Neemias 9:7) e lhe deu a grande promessa: “Certamente te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia que está à beira-mar. E a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos” (Gênesis 22:17).

Você vê uma referência a duas sementes distintas, uma celestial, “como as estrelas do céu”, e uma terrestre, “como a areia que está à beira do mar”?

Vemos também esta distinção quando o Senhor usa a palavra “sementes” de Abraão em Gênesis 13:16 e 15:5.

Podemos sugerir que a semente terrena é Israel e a semente celestial é a Igreja?

É claro que Deus honrou Sua aliança com Abraão quando disse a Israel: “Não foi porque vocês eram mais numerosos do que qualquer outro povo que o Senhor colocou Seu amor sobre vocês e os escolheu, pois vocês eram o menor de todos os povos, mas é porque o Senhor vos ama e cumpre o juramento que fez a vossos pais, que o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da escravidão, da mão do faraó, rei do Egito”. (Deuteronômio 7:7-8)

Para Israel, após muitos séculos de regressão e restauração seguidas de mais regressões e restaurações, na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, o Messias prometido, Aquele de quem o profeta falou. “E tu, ó Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre os governantes de Judá; porque de ti virá um Governante que pastoreará o meu povo Israel” (Mateus 2:6).

O Governante e Pastor veio, mas a nação de Israel O rejeitou. O que aconteceu então com as promessas de Deus a Israel?

O relógio profético parou!

Vemos essa parada claramente quando comparamos Isaías 61:1-6 e sua citação do Senhor em Lucas 4:18-21.

Observe onde Jesus fechou o Livro e enrolou o pergaminho.

Ele não leu sobre o dia da vingança de nosso Deus nem sobre as bênçãos milenares que se seguiriam. Por que?

Ele estava fechando o Livro sobre Israel, não permanentemente, mas por um tempo.

O restante da profecia de Isaías seria cumprido? Sim, quando Ele reabrir o Livro.

Considere agora as palavras do Senhor Jesus em Mateus 16:13 – 17:9.

Por que Jesus ordenou estritamente aos Seus “discípulos que não contassem a ninguém que Ele era o Cristo”? (Mateus 16:20).

Foi por ter sido rejeitado como o Cristo, o Messias, e assim Ele apresenta a Igreja e a cruz.

Não poderia haver Igreja fora da cruz (Efésios 2:13-22, 5:2, 24-27).

É interessante que o Senhor então, seguindo Sua profecia a respeito da Igreja e da cruz, deu aos Seus discípulos uma prévia de um Rei e reino vindouro, que Pedro mais tarde conecta acertadamente com a futura vinda e reinado literal na terra do Senhor do Céu.

Israel foi substituído pela Igreja? Não!

O fato de Israel ter sido posto de lado é um decreto permanente nos conselhos de Deus? Não!

Paulo disse: “Quero que vocês entendam este mistério, irmãos: um endurecimento parcial veio sobre Israel, até que a plenitude dos gentios tenha entrado” (Romanos 11:25).

A sua cegueira e endurecimento são parciais e temporários – “até que a plenitude dos gentios seja introduzida”.

A plenitude dos gentios evidentemente refere-se às bênçãos daqueles das nações desta “Era da Igreja” que responderam à mensagem que está sendo proclamada em todo o mundo (Marcos 16:15-16; Mateus 28:18-20).

Considere também as figueiras no ministério do Senhor.

Em Mateus 21:19 lemos sobre uma figueira que, por não dar frutos, foi amaldiçoada.

Observe este versículo na Tradução Literal de Young : “E tendo visto uma certa figueira no caminho, Ele foi até ela, e não encontrou nada nela, exceto apenas folhas, e Ele lhe disse: 'Não haverá mais fruto de ti para sempre; ' e imediatamente a figueira secou” (Mateus 21:19 - YLT).

Observe novamente a figueira no grande discurso profético do Senhor Jesus: “Aprendei da figueira a sua lição: assim que o seu ramo se torna tenro e brota as folhas, sabeis que o verão está próximo (Mateus 24:32).

A figueira é uma das árvores que retratam Israel.

Você o vê aqui em seu murchamento e despertar?

Existem “professores da Bíblia” que ensinam o que é chamado de “teologia da substituição”.

Eles espiritualizam as promessas a Israel e dizem que todas as promessas a Israel no Antigo Testamento estão sendo cumpridas na Igreja e que não há futuro para a nação falida. Este é um grande erro.

Não é consistente com o caráter de um Deus que cumpre a aliança. Não é consistente com a Palavra de Deus. No mesmo contexto onde o Senhor Jesus introduziu a Igreja e a cruz, Ele também introduziu a coroa do reino com Israel (Mateus 17:1-9).

Ele virá novamente e “o Senhor será rei sobre toda a terra” (Zacarias 14:9).

Quando consideramos Israel, vemos que a dispensação da Igreja é realmente uma era entre parênteses. Deus cumprirá novamente Suas promessas à nação. Depois que a Igreja for tirada da terra no Arrebatamento (1Tessalonicenses 4:13-18), o tempo da angústia de Jacó começará (Jeremias 30:10).

A Grande Tribulação verá, no seu final, os grandes exércitos do mundo reunidos contra Israel (Apocalipse 16:14).

O Rei dos reis e Senhor dos senhores aparecerá repentinamente do céu e libertará a nação de Israel de todos os seus inimigos.

Onde estará a Igreja durante o período da tribulação? No paraíso!

Paulo descreveu os crentes em Tessalônica como “esperando do céu seu Filho, Jesus, nosso libertador da ira que vem” (1 Tessalonicenses 1:9-10).

Mais tarde naquela epístola, Paulo encorajou os crentes em sua antecipação do retorno iminente do Senhor do céu e os desafiou por serem diferentes do mundo quando disse: “Mas, como pertencemos ao dia, sejamos sóbrios, tendo vestido a couraça da fé e amor, e por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer estejamos acordados, quer durmamos, vivamos com ele” (1 Tessalonicenses 5:8-10).

Devemos observar que, a salvação mencionada aqui, é a libertação, a salvação final no arrebatamento, da ira da Grande Tribulação que está prestes a cair sobre Israel e as nações.

Para estar preparado para este dia do arrebatamento, o pecador hoje deve crer no Senhor Jesus Cristo como seu salvador pessoal. Pois, “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:16-18)

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)

Por Lloyd Caim

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com