(4ª) A igreja de Tiatira Profeticamente

Em Apocalipse 2:18-29, temos a carta que o Senhor Jesus enviou pelo apóstolo João a igreja em Tiatira.

A cidade de Tiatira era um importante centro comercial na Ásia Menor que foi fundado para ser um posto militar.

Tiatira era uma cidade militar, guarnecida por soldados macedônios. O principal deus da cidade era representado por um guerreiro que levava um machado de dois gumes. Veja quão apropriada é a promessa ao vencedor; ele terá poder sobre as nações.

Aqui devo enfatizar especialmente que foi após a igreja na era apostólica passar, que Éfeso apareceu, Esmirna, e após Esmirna, Pérgamo e após Pérgamo, Tiatira.

A igreja no tempo dos apóstolos passou, a época de Éfeso passou, a época de sofrimento passou, o período de Pérgamo também passou, e o que vem a seguir é Tiatira.

Mas a igreja representada por Tiatira continuará até que o Senhor Jesus voltar.

Não só (4ª) Tiatira, mas também (5ª) Sardes, (6ª) Filadélfia e (7ª) Laodicéia continuarão até o Senhor Jesus retornar.

Nas primeiras três igrejas, não há menção da volta do Senhor, mas, nas quatro últimas, a volta do Senhor é mencionada em cada caso.

Laodicéia, contudo, não menciona a segunda vinda do Senhor literalmente, por causa de alguma coisa particular referente a ela, conforme explicaremos mais adiante. Portanto, as últimas quatro igrejas continuarão até o Senhor voltar.

Na Bíblia, vemos que o “número sete” é um número que significa completação.

Sete é composto de três mais quatro.

Três o número de Deus; o próprio Deus é três-um.

Quatro é a criatura de Deus; é o número do mundo, tal qual as quatro direções, os quatro ventos, as quatro estações etc. – todos contêm número quatro.

Sete, significa o Criador mais a criatura.

Quando Deus é adicionado ao homem, isto é completação.

(Mas esta complementação é deste mundo – Deus nunca coloca sete na eternidade.

O número de completação na eternidade é doze.

Sete é formado por três mais quatro; doze é formado por três vezes quatro.

Quando Deus e o homem são colocados juntos, há completação, neste mundo. Quando Criador e criatura são incorporados, então há completação eterna.) 

A sete igrejas estão divididas em dois grupos: as três primeiras igrejas e as quatro últimas.

As três primeiras não mencionam a volta do Senhor, enquanto as outras quatro mencionam.

Desse modo, três igrejas são de um grupo, enquanto as outras quatro são de outro.

A igreja em Tiatira é a primeira entre as quatro igrejas até o Senhor Jesus voltar.

Tiatira significa “o sacrifício de perfume”, isto significa, repleta de muitos sacrifícios.

As palavras faladas pelo Senhor tornam-se cada vez mais fortes. O Senhor diz (v.18), que Ele é O quem tem “olhos como chama de fogo”. Nada pode ocultar-se dos Seus olhos. Ele é a luz; Ele próprio é iluminação.

Ao mesmo tempo Ele diz que tem “pés semelhantes ao de bronze polido”. Na Bíblia, bronze significa julgamento. O que os olhos vêem, os pés julgam.

Os estudiosos da Bíblia concordam que a igreja em Tiatira refere-se à Igreja Católica Romana. Isso não se refere à confusão que resultou do casamento da igreja com o mundo (Pérgamo) – agora isso passou. A situação agora tornou-se mais pesada, cheia de heresia e sacrifícios. É realmente notável como a Igreja Católica Romana dá muita atenção principalmente a comportamento e a sacrifício. A missa é um sacrifício.

A Igreja Católica Romana, de acordo com a nossa observação, não tem nada de bom, mas o Senhor diz (v.19): “Conheço tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras”.

No início, o Senhor ainda reconhecia que havia realidade na Igreja Católica Romana.

Na verdade, havia alguns na Igreja Católica Romana que chegaram a conhecer o Senhor lá.

Lutero, anos mais tarde foi salvo estando ainda na Igreja Católica Romana, não foi salvo por ela ou por sua doutrina errada, mas o foi pela fé em Cristo.

Como Tiatira seguira até o que o Senhor venha, Ele tem um propósito para que esta instituição ainda continue.

O que estamos ressaltando agora é quão desolada a igreja se tornou em sua aparência exterior.

Primeiro, vimos o comportamento dos nicolaítas; mais tarde, vimos que ele evoluiu tornando-se ensinamento.

Mas, e a igreja agora? O Senhor, no (v.20), diz: “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas a ídolos”.

Quem é Jezabel? Jezabel era a esposa que o rei Acabe trouxe da terra dos sidônios, os gentios. Jezabel seduziu o povo de Israel a adorar Baal (1 Reis 16:30-32).

Baal é o deus dos gentios, não o Deus do povo de Israel. Ela disse ao povo para adorar a imagem de Baal. O problema agora, não são apenas os ídolos, e, sim, que Deus foi substituído: Baal foi introduzido e adorado como seu próprio deus. Na história da nação judaica (Israel) até 1 Reis 16, ninguém havia levado o povo de Israel a pecar de tal maneira como Acabe.

Acabe foi o primeiro a conduzir o povo a adorar um deus gentio em larga escala. Nem mesmo Jeroboão igualou-se a ele nos pecados que cometeu.

Queremos, aqui, atentar para quem é Jezabel. Jezabel é uma mulher. A mulher em Apocalipse 17 refere-se à Igreja Católica Romana.

Em Mateus 13, a mulher que tomou fermento e escondeu-o em três medidas de farinha também é a Igreja Católica Romana.

Naturalmente, portanto, a mulher aqui, também representa a Igreja Católica Romana. Deus nunca reconhece como legítimo o casamento entre Seu povo e os gentios; Deus diz que isto é prostituição.

Como consta, Jezabel não era a rainha; a união de Acabe e Jezabel era prostituição. Prostituição é confusão. O que Deus vê aqui é uma mulher que está misturando as coisas às palavras de Deus e ao povo de Deus. O que essa mulher introduziu foi o deus dos gentios. E o resultado da prostituição é idolatria. O Novo Testamento menciona a conferência em Jerusalém, cujo resultado foi a exortação aos irmãos gentios para se absterem de comida sacrificadas a ídolos e da fornicação (Atos 15:29).

A prostituição daquela mulher introduziu ídolos no reino de Israel. Por meio de Jezabel, Acabe foi unido com o mundo. Não importa onde você esteja, é visível que a Igreja Católica Romana uniu-se aos poderes políticos. Ela envia embaixadores e ministros a várias nações, e, em importantes crises mundiais, ela se levanta pra falar. A união da igreja com o mundo é a Igreja Católica Romana. Eles proclamam que seu primeiro papa foi Pedro.

Mas acho que Pedro diria: “Eu sou um discípulo do pobre Jesus de Nazaré; a glória e a honra do mundo não tem nada que ver comigo”.

Contudo, a Igreja Católica Romana mantém sua posição no mundo e exige respeito das pessoas. O fenômeno da Igreja Católica Romana nestes mais de mil anos, de acordo com a Epístola de Tiago, é o maior adultério. Aqui vemos que a igreja perdeu a sua virgindade. Hoje, há um grupo de pessoas que acham que desde que têm tão vasto número de membros, podem negociar com outros. De acordo com os homens, é uma espécie de progresso a igreja ser capaz de negociar, mas, de acordo com Deus, é um pecado a igreja ganhar o que o mundo ganha.

Qual é o resultado? Idolatria. Os fatos estão colocados diante de nós; não há uma igreja que seja igual à Igreja Católica Romana com tantos ídolos. Podemos dizer que a melhor classe de ídolos é feita pela Igreja Católica Romana.

Um crente que esteve em Roma, expressou que nesse tempo, ele continuamente sentia algo: “Se a igreja é deles, então não é nossa; se é nossa, então, certamente não é deles”.

Não há meio-termo para ambos se unirem. O mais extraordinário é que eles cumpriram tudo o que foi profetizado na Bíblia.

Há uma imagem do Pai e uma imagem do Filho; há imagens dos apóstolos e imagens dos santos antigos. Eles adoraram Maria; adoraram Pedro.

Vemos como Jezabel ensina os servos do Senhor a cometer prostituição e a comer a comida ofertada a ídolos!

Jezabel é mencionada porque a igreja trouxe para dentro de si deuses gentios.

Eles tomaram os deuses gentios e penduraram neles os símbolos do cristianismo. O mais evidente é a imagem de Maria. Alguns pensam que pelo menos Maria é do próprio cristianismo.

Mas o fato é este: a Grécia tem uma deusa, a China tem uma deusa, a Índia tem uma deusa, o Egito tem uma deusa, exceto o cristianismo. Já que deve haver uma deusa, eles produziram Maria. Na verdade não há deusa na fé cristã – a origem do conceito de uma deusa são os gentios. Assim, isto é idolatria, além de prostituição. Isto é Jezabel, trazendo as coisas dos gentios para o reino de Israel.

Ela se autodenomina profetisa porque quer pregar e ensinar. A posição da igreja diante de Deus é a de uma mulher.

Sempre que a igreja tem autoridade para pregar, ela é Jezabel. A igreja não tem nada a dizer; em outras palavras, a igreja não tem palavras. O Filho de Deus é a Palavra; por isso só ele tem a Palavra.

Cristo é a cabeça da igreja; portanto, somente ele pode falar. Sempre que a igreja fala, isto é a pregação da mulher. A Igreja Católica Romana é a mulher pregando.

Na Igreja Católica Romana, há o que a igreja diz, não o que a Bíblia diz nem o que o Senhor diz.

É extraordinário que Deus aqui diz que Jezabel é a profetisa e que a mulher fala.

A expressão, no (v.20), “Meus servos”, refere-se a servos individuais.

Jezabel tem autoridade para dirigir cada crente. O povo na Igreja Católica Romana não lê a Bíblia, porque tem medo de interpretar mal o que Deus pretende.

Somente os padres podem entender e somente os padres podem falar; portanto, somente eles podem decidir todas as questões. A Igreja Católica Romana é essencialmente a pregação da mulher que decide o que os filhos de Deus devem fazer. Muitas doutrinas têm sido alteradas, porque ela diz que isto é o que a igreja diz e as pessoas devem ouvir a igreja. Ela não ressalta que o povo deve ouvir o Senhor, mas que o povo deve ouvir a igreja e o papa.

Na história da igreja houve as perseguições do Império Romano, e houve também as perseguições da Igreja Católica Romana. Quando a Igreja Católica Romana na Espanha perseguiu os filhos de Deus, ela matou um sem-número deles. A punição que aplicaram durante a Inquisição foi cruel ao extremo. Após levarem as pessoas a ponto de morrer, entregavam-na anelantes na mão do governo, dando a entender que ninguém fora morto pela mão deles.

Eles sempre farão aceitar a doutrina deles.

A nação judaica (Israel) tinha apenas uma mulher que matava os profetas; era Jezabel. Nos séculos anteriores quantas testemunhas morreram nas mãos da Igreja Católica Romana não sabemos. Eles afirmam que tudo que decidem está sempre certo. Os pensamentos das pessoas estão inteiramente em suas mãos. O Senhor diz que o fracasso de Tiatira deve-se ao fato de que ela permite o ensinamento de Jezabel em seu meio.

Lemos no (v.21), o Senhor dizer: “Dei-lhes tempo para que se arrependesse: ela, todavia, não quer se arrepender-se da sua prostituição”.

Eles ainda estão unidos com o mundo e cheios do comportamento do mundo.

No (v.21), o Senhor diz: “Eis que a prostro de cama” – não num caixão, mas numa cama. Um caixão significa que acabou; uma cama significa que não acabou. Isto quer dizer que ela não mudará durante toda a sua vida. A paciente, a enferma não pode ser curada e não pode mudar.

Permanecendo em sua presente situação, ela é incurável – esta é a condição da Igreja Católica Romana.

No ano de 1926, Mussolini e o papa assinaram um acordo, separando o Vaticano da Itália, para que ele pudesse tornar-se um estado independente, possuindo seu próprio tribunal e polícia etc.

Os crentes na Igreja Católica Romana aumentam anualmente.

Em alguns Países comunistas, não há jornal publicado por uma igreja protestante, contudo a Igreja Católica Romana possui um jornal lá.

Em Apocalipse 17, vemos a que ponto esta igreja irá desenvolver-se. Agora, sem dúvida, ela está tornando-se cada vez mais forte.

Mas o Senhor diz ao Seu povo: “Saí dela”.

Que o Senhor diz sobre aqueles que têm cometido adultério com ela, e sobre os seus filhos? “Prostro (...) em grande tribulação os que ela incita. Matarei os seus filhos” (vs.22 e 23) – provavelmente estas palavras referem-se à destruição da Igreja Católica Romana por Deus, por intermédio do anticristo e seus seguidores – “e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mente e corações, e vos darei a cada um, segundo as vossas obras” (v.23b).

Lemos no (v.24), o Senhor dizer: “Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as cousas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha”.

Chama a nossa atenção a expressão que o Senhor usa: “Os demais de Tiatira”; pois embora Jezabel esteja aqui, ainda há descanso.

Ao ouvir que Jezabel havia decidido matá-lo, Elias ficou muito desencorajado. Que ele fez? Ocultou-se.

Então Deus lhe disse: “Que fazes aqui?” enquanto ele estava murmurando, o Senhor disse: “Também conservei em Israel sete mil” (1 Reis 19:9-18).

Estes são “os demais de Tiatira.”

Quando Jezabel vivia nesta terra havia Elias; portanto, no período da existência da Igreja Católica Romana, também deve haver muitos que pertencem ao Senhor.

Não apenas na Espanha, mas também na França e na Grã-Bretanha, houve muitos que foram queimados. O sangue de muitos foi derramado na Igreja Católica Romana, isto é um fato.

Hoje a Igreja Católica Romana ainda está fazendo o melhor que pode para perseguir.

Graças ao Senhor, ainda há aqueles que “não têm doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás” (v.24b).

As palavras “coisas profundas” em grego é “bathea”, que quer dizer mistério.

A Igreja Católica Romana gosta demais de usar essa palavra. Eles têm muitos mistérios, ou doutrinas profundas, em seu meio. Essas doutrinas não são do Senhor, mas são as palavras de Jezabel. Sobre os que não seguem essa doutrina, o Senhor não colocará outra carga; estes são os que já têm a Sua Palavra e devem conservá-la: “Conservem Minha palavra que vocês conhecem - isto é suficiente. Não percam o que vocês já têm, até que Eu venha” (v.25).

Nos (vs. 26 e 27), vemos o Senhor dizer: “E ao que vencer, e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá: e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai”.

Essa é a primeira promessa. Qual é o significado disto?

Todo aquele que cuida de ovelhas tem vara. Quando as ovelhas não se comportam bem, ele usa a vara para bater-lhes gentilmente.

O Mateus 13 diz que um anjo virá e ajuntará para fora do seu reino todas as coisas que o ofendem, isto é, usará força para expulsar todas as coisas que não são corretas.

Mas isso não significa que no milênio as nações já não existirão. Sabemos que elas estarão lá. Por meio da vara de ferro Deus quebrará estas coisas em pedaços.

O que Deus produz são pedras; o que o homem produz são tijolos. Os tijolos são muito semelhantes a pedras. A torre de Babel foi construída com tijolos. Quanto aos que imitam a obra do Senhor, da torre de Babel até a segunda Epístola de Timóteo, o Senhor diz que eles são “vasos de barro” (“vasos de oleiro”).

O Senhor diz que o vencedor pastoreará as nações e quebrará os vasos de barro em pedaços.

A expressão “Regerá”, no texto original, significa pastoreará.

A palavra pastoreará, significa que ele não é algo feito de uma vez, mas, ao contrário, é feito administrando e corrigindo uma a uma, quando há necessidade. Isto é pastorear.

Esse tipo de coisa provavelmente será feito continuamente até que o novo céu e a nova terra sejam introduzidos.

O reino é a introdução ao novo céu e nova terra. No novo céu e nova terra, apenas a justiça habita. Esta é a razão pela qual a vara de ferro aqui deve ser usada para pastoreá-las e quebrar em pedaços todas as coisas procedentes dos homens.

No (v.28), o Senhor promete: “Dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.”

Esta é a segunda promessa. A estrela da manhã é a assim chamada estrela da alva. Na hora mais escura, exatamente na hora em que o dia está surgindo, ela aparece por um instante, e então o sol desponta.

Muitas pessoas vêem o sol, mas poucas vêem a estrela da manhã. Um dia o Senhor será visto pelo mundo todo, como está citado no capítulo quatro de Malaquias: “Nascerá o sol da justiça”.

Mas antes que todos vejam Ele com a luz do Sol, você poderá tê-la visto primeiro enquanto está escuro, basta ser uma pessoa salva nesta dispensação da graça, pois irá participar do arrebatamento. Isso é o que significa receber a estrela da manhã.

(Leia 1 Tessalonicenses 4:13-18)

Logo antes do dia nascer, é realmente escuro. Mas é neste exato momento que a estrela da manhã aparece. O Senhor promete ao vencedor que ele receberá a estrela da manhã na hora mais escura: isso significa que ele verá o Senhor e será arrebatado.

Nós podemos ver o sol sempre durante as horas do dia, mas aquele que vê a estrela da manhã é alguém que prepara um momento especial para levantar-se e contemplar, enquanto os outros estão dormindo. Esta é a promessa para o vencedor.

E no (v.29), o Senhor adverte: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas”.

O Senhor não está falando apenas à Igreja Católica Romana, mas também a todas as igrejas.

Nas primeiras três cartas (Éfeso, Pérgamo e Esmirna), o chamamento ao vendedor vem após “quem tem ouvidos ouça.” Primeiro lemos “quem tem ouvidos” e, então a promessa ao vencedor.

Mas a partir de Tiatira a ordem é invertida.

Isso prova que as três primeiras igrejas são um grupo, enquanto as quatro últimas são outro. Há uma diferença entre os dois grupos.

Antigamente foi depois que a época de (1ª) Éfeso passou que a igreja de (2ª) Esmirna veio, e depois que passou Esmirna veio (3ª) Pérgamo, e depois que Pérgamo passou veio (4ª) Tiatira.

Mas agora não é quando Tiatira se vai que Sardes vem. Tiatira continuará até que o Senhor volte. Não é quando Sardes passa que Filadélfia vem, nem quando Filadélfia se vai que Laodicéia aparece.

Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia continuarão até que o Senhor Jesus volte no arrebatamento.

Todas as três primeiras vieram e foram-se, mas as quatro últimas surgem gradativamente e continuarão juntas até o Senhor voltar.

 

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com