A “fé” é um dom que Deus dá para que sejamos salvos?

Os expositores da Bíblia ao longo dos anos ficaram divididos em relação a esta questão.

Lemos em Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Há alguns que insistem em que a palavra “fé” de Efésios 2:8 é o dom de Deus que capacita um pecador a crer, enquanto outros acreditam que a frase “isso não vem de vós” descreve a soma total da obra da graça de Deus, na salvação.

Ninguém negaria que a salvação do começo ao fim é a obra de Deus para o pecador e não a obra do pecador para Deus.

O início de Efésios 2, destaca a morte espiritual e a depravação do pecador e, sem a intervenção e o poder de Deus, o indivíduo fica desamparado e sem esperança.

E assim, no grande esquema da libertação de Deus, Ele dá “fé salvadora”, como Pedro lembra a seus leitores, “aos que obtiveram (literalmente por sorteio) fé preciosa” (2 Pedro 1:1).

É verdade que nunca teríamos crido se Deus não tivesse falado conosco e nunca teríamos apreciado a morte de Cristo por nós se o Espírito de Deus não tivesse revelado a verdade para nós. Como Jonas disse: “A salvação é do Senhor”.

No entanto, a “fé” no Novo Testamento é geralmente considerada como a responsabilidade do indivíduo de crer na mensagem do evangelho.

Assim, se conclui que “o dom de Deus” em Efésios 2:8-9 não é “fé”, mas uma referência à salvação, baseada na graça e recebida pela fé. Há uma série de razões para esta convicção.

No grego, a própria gramática apresenta a “fé” como feminino, e a palavra “isto”, como neutro, “esta coisa”.

Assim, Paulo aparentemente não está descrevendo “fé”, mas a “salvação pela graça”.

Em segundo lugar, alguns pregadores recomendam que os pecadores orem a Deus por esse dom da fé; no entanto, o pecador nunca é ordenado a orar pelo dom da fé. Pelo contrário, ele é ordenado a crer no evangelho.

Se a fé fosse um dom especial e capacitador de Deus para que uma pessoa pudesse crer, a acusação de ser um “incrédulo” poderia ser contestada, pois uma pessoa poderia argumentar que nunca recebeu essa fé para crer.

Infelizmente, algumas pessoas se colocam em uma “camisa de força espiritual” e esperam anos pela chegada do dom da fé. Exatamente como eles saberão quando o dom da fé chegar está envolto em mistério, pois eles antecipam um sentimento ou uma forte convicção ou algum tipo de experiência com a de Paulo na “Estrada de Damasco”.

Por fim, a escritura deixa claro que “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”. (Romanos 10:17)

Deus nos deu Sua Palavra, o evangelho revelou o remédio de Deus e a responsabilidade do homem é ouvir e crer.

Existem dezenas de versículos que tornam a realidade da “fé” ou “crer” em Deus, cristalina.

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.” (Atos 16:31

“Aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.” (João 3:36)

Ninguém jamais será capaz de dizer a Deus: “Eu não pude crer, pois não recebi o dom”.

Não há falta de evidência suficiente para a fé repousar, mas, em última análise, torna-se uma questão de vontade.

A maior responsabilidade do homem é crer em Deus e em Sua Palavra e o resultado será esta maravilhosa salvação pela graça.

O dom de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com