A Bíblia ensina a “depravação total” do ser humano?

Moralmente, nossa natureza caída é completamente corrompida e degradada. 

“Enganoso acima de tudo e incurável”, é o nosso coração natural, a nossa mente, e somos hostis a Deus, rebeldes e incapazes de se submeter à justiça de Deus. (Jeremias 17:9; Romanos 8:7, 8). 

Se não fosse a intervenção de Deus em nos buscar e salvar, não O buscamos, nem desejamos nada além do que serve a nós mesmos. 

Esse mal contamina tudo o que a natureza humana produz; portanto, o não regenerado não pode glorificar ou agradar a Deus.

Porém, indo além das Escrituras, os “calvinistas”, no entanto, ensinam que “depravação total” significa que a vontade do homem não pode escolher o que é certo. 

A Bíblia afirma a capacidade do homem de escolher o bem ou o mal, pois vemos isto no fato de Deus julgar aquele que não escolhe crer no Filho para a salvação, e também vemos Deus garantir que a “água da vida” seja recebida pela vontade do homem. 

(Leia sobre isto em João 3:36; Apocalipse 22:17)

A queda de Adão dobrou a vontade dos “filhos da desobediência” para o mal (Efésios 2:3), mas não os tornou incapazes de escolher o que é certo. 

Além disso, a consciência do homem traz a assinatura da lei de Deus (Romanos 2:13). 

A depravação é total em seus efeitos sobre tudo o que o homem faz, mas Deus ainda o responsabiliza por não escolher e querer ser salvo.

O Senhor Jesus clama dizendo: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”

Mateus 23:37

Quando um fazendeiro planta uma semente, ele pode semear num campo sem ter feito nada na terra?

O trigo cresce muito facilmente?

Até para fazer o trigo crescer, primeiro devemos arar o campo e cultivar o solo. Do mesmo modo, deve haver primeiro a obra do cultivo na salvação de Deus antes de as plantas crescerem de maneira profunda. Por isso, os que nunca sentiram que pecaram jamais irão ser salvos nem os que nunca sentiram que estão errados. Talvez depois que alguém ouvisse o evangelho completo como estamos pregado muitas vezes, seria esclarecido a respeito da obra de Deus em Cristo e iria alegremente receber o evangelho.

Eu não ousaria dizer que ele não se arrependeu. Talvez ele tenha se arrependido.

Mas se um homem não se arrependeu por não saber o quanto está arruinado diante de Deus, talvez receba o evangelho prontamente quando escuta, mas só de forma mental e emocional, e em sua experiência futura, Deus ainda precisa mostrar a ele sua ruína e a necessidade de arrependimento e fé, e desta forma ser verdadeiramente salvo. Até então, mesmo religioso, ele ainda não é salvo e está no caminho para o inferno como qualquer outro pecador.

É necessário conhecer a si mesmo na hora da salvação e isto levará ao arrependimento, pois não nada de bom em nós; isto nos levará ao Deus salvador para a fé em Cristo. Deus nunca permite que um cristão não se conheça.

Portanto podemos ver o verdadeiro significado de arrependimento segundo a Bíblia. É um novo conceito do passado do homem. O arrependimento vê alguém do mesmo modo que a fé vê o Senhor Jesus.

Do lado positivo, quando o homem crê, ele vê o que o Senhor Jesus fez por ele na sua morte de cruz.

Do lado negativo, quando o homem se arrepende, vê as mas obras que ele mesmo fez no passado.

Ver o que alguém fez no passado, repudiar e abandonar tudo aquilo em seu coração é arrependimento, ver o que o Senhor Jesus fez na cruz é fé. Se quisermos ver o que o Senhor Jesus fez por nós, precisamos primeiro ver o que nós próprios fizemos. A menos que o ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus tivesse dito claramente com a própria boca que o que ele estava sofrendo era o que ele merecia, ele não poderia ter dito para Aquele crucificado ao seu lado: “Lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (Lucas 23:42).

Se aquele delinquente crucificado estivesse somente amaldiçoando os magistrados como agentes dos imperialistas e não tivesse visto que ele estava sofrendo porque merecia, ele não teria visto quem o Senhor era.

Quando não nos vemos, não vemos o Senhor. Quando vemos a nós mesmos como pecadores perdidos no caminho do inferno por causa dos nossos pecados, vamos lançar os olhos da fé no Senhor que morreu por nós, para nos salvar. Isso é arrependimento e fé.

Portanto, podemos ver que o arrependimento não implica nenhum elemento de nós mesmos, de nosso trabalho, de nosso comportamento.

Por um lado, um homem não é salvo por meio do arrependimento, mas pela fé. Essa é a verdade mostrada a nós pelo Evangelho de João, e pelas Epístolas de Romanos e Gálatas. Não podemos equivocar-nos a esse respeito.

Mas, por outro lado, sem arrependimento um homem não pode crer. Então, em nossa pregação, muitas vezes falamos às pessoas para se arrependerem. Isso não significa que só o arrependimento nos salvará. Pelo contrário, significa que o arrependimento levará a um outro passo, que é da fé. Se um homem não se arrependeu não será capaz de crer.

Mas arrependimento não é obras. A Bíblia diz que o arrependimento é dado por Deus. Deus nos fala para nos arrependermos. Não é que sentamos em um canto pensando que devemos arrepender-nos, que temos de odiar nossos pecados e julgar-nos.

Temos de perceber que ninguém pode fazer isso. Sinto dizer que ninguém em todo o mundo consegue fazer isso. Mesmo se alguém fosse capaz de fazer isso, não teria nenhum valor. Arrependimento é um dom de Deus. Mesmo nos Evangelhos, quando o Senhor Jesus veio para pregar o evangelho, Ele não somente pregou o perdão, mas também o arrependimento. Ele é o único que nos capacita a arrependermo-nos.

Os que se arrependem são os cristãos e os salvos. Se há aqui os que não foram salvos ainda e que não sabem como receber a graça de Deus, temos de dizer que Deus deseja dar-lhes graça. Ele deseja dar-lhes arrependimento. Ele os está conduzindo à salvação por meio do arrependimento dos pecados praticados por si e para a fé em Cristo como salvador pessoal.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

(Efésios 2:8,9)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com