A Assembleia Local Manifesta a Presença Divina (2)

O primeiro fundamento do testemunho em assembleia local, é que ela existe para a glória de Deus. E o segundo propósito fundamental de uma assembleia local, é manifestar a presença de Deus. Desde o início da criação sempre foi o propósito de Deus habitar entre o Seu povo. Adão e Eva ouviram a voz de Deus, conheceram Sua presença e desfrutaram de comunhão com Ele no jardim do Éden. Mais tarde, no livro de Gênesis, Jacó encontrou Deus em “Betel” (hebraico: “casa de Deus”), e exclamou “Certamente o Senhor está neste lugar…este não é outro senão a casa de Deus, e este é o porta do céu” (Gênesis 28:16-17).

Assim que a nação de Israel foi chamada para fora do Egito (1.500 aC), redimida pelo sangue e batizada em Moisés, no Mar Vermelho, Deus declarou Seu propósito: “Façam para mim um santuário; para que Eu habite no meio deles” (Êxodo 25:8). Voltando-nos para o outro extremo da Bíblia, o apóstolo João viu “um novo céu e uma nova terra” (Apocalipse 21:1), e escreveu que “o tabernáculo de Deus está com os homens, e ele habitará com eles, e eles serão o seu povo” (v. 3). A presença de Deus entre Seu povo é o tema principal das Escrituras.

É importante distinguir entre a onipresença de Deus e o que poderíamos chamar de Sua “presença manifestada”. O fato de o Senhor estar presente em todos os lugares não O impede de manifestar Sua presença num determinado local e num determinado momento. No tabernáculo de Moisés, o Senhor habitou entre os querubins (Êxodo 25:22). Novamente, a glória do Senhor encheu o templo de Salomão em Jerusalém; uma cidade que é referida repetidamente como “o lugar que escolhi para colocar o meu nome” (Neemias 1.9). Mesmo no Reino milenar, Jerusalém será chamada “o Senhor está ali” (Ezequiel 48:35).

Tudo isto convida à pergunta “Onde Deus habita hoje?” O tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão já pereceram há muito tempo. A presença de Deus pode ser encontrada nas catedrais, nos santuários e nas basílicas da cristandade?

Deixemos que a Palavra de Deus responda: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles” (Mateus 18:20). Este versículo fundamental se divide perfeitamente em três partes:

1º) “Onde dois ou três estão reunidos”

Observe que Mateus 18:20 não está dizendo 'Onde duas ou três pessoas decidem se reunir, aí estou eu.' O verbo “reunir” está na voz passiva, o que significa que os “dois ou três” foram reunidos por Deus.

Obs. Embora a passagem de Mateus 18 inicialmente se refira à disciplina da assembleia local, no versículo 20 é dado um princípio geral.

Mas, exatamente como Deus reúne Seu povo hoje para que Ele possa habitar entre eles?

Venha comigo por um momento de volta à Grécia Antiga; uma cultura que apresentava “pregoeiros” que faziam anúncios locais em praça pública. A palavra grega para pregoeiro ou arauto é 'kerux'.

Quando questões políticas ou legislativas precisavam ser resolvidas numa vila ou cidade grega, o kerux ficava na rua e convocava em voz alta os civis. Assim que o kerux anunciou o chamado, as pessoas saíram de suas casas e negócios e se reuniram em grupo.

Este grupo, esta 'assembleia chamada', foi chamado de 'ekklesia' (´ek` [fora] e ´klesia` [chamar]).

Obs. A “assembleia legal” mencionada pelo secretário municipal de Éfeso em Atos 19.39 é um desses usos seculares da palavra ekklesia.

Portanto, um kerux fez o chamado e uma ekklesia foi formada. Agora, a Bíblia usa essas duas palavras num sentido espiritual. O apóstolo Paulo chamou a si mesmo de kerux em 2 Timóteo 1:11 quando disse: “Fui nomeado pregador ”. O conceito de pregação do Novo Testamento é o de um arauto que anuncia publicamente a mensagem do Evangelho. Quanto à palavra ekklesia, esta é a palavra normal do Novo Testamento para “igreja” ou “assembleia”.

Uma assembleia não é um edifício, nem uma denominação, nem uma ordem de homens. É um 'grupo convocado'.

Como ela é chamada? Primeiramente pelo Senhor, através da pregação do Evangelho (o kerux).

Por que ela é chamado? Para sermos reunidos ao nome do Senhor Jesus – e é aí que o Senhor habita hoje!

Quando os pecadores respondem ao apelo do Evangelho com arrependimento e fé, são batizados e depois reúnem-se num grupo local chamado “ao Seu nome”, e Deus faz deles a Sua morada.

Deve-se notar que o verbo “reunir” em Mateus 18:20 é um particípio perfeito, o que significa que descreve algo que aconteceu e ainda está acontecendo. Enfatiza o estado; não é algo passageiro ou temporário. Esta assembleia reunida tem uma história! Traduzido literalmente, o versículo deveria ser “Onde estiverem dois ou três, estando e sendo reunidos em meu nome, aí estou Eu”. Uma reunião de assembleia não é uma reunião social casual, mas uma reunião espiritual estabelecida.

2º) “Em meu nome”:

A fórmula 'em Meu ou Seu nome' ocorre três vezes no Novo Testamento, e cada ocorrência é repleta de significado:

Lemos em Atos 2, que as pessoas ouviram o Evangelho e primeiramente foram salvas; segundo, batizadas; e terceiro, adicionadas à assembleia local em Jerusalém.

O que realmente significa ser reunido em Seu nome? Deixe-me sugerir dois pensamentos principais: “associação” e “autoridade”.

a) Associação:

Uma assembleia local não se reúne a uma doutrina, a uma figura da história da Igreja ou a uma organização humana. Uma assembleia se reúne “em Seu nome”. Reunir-se em ou ao nome do Senhor significa associar-se com uma Pessoa – o Senhor Jesus Cristo. Visto que, biblicamente, o nome de alguém fala do seu caráter, reunir-se em nome de Cristo significa associar-se ao Seu caráter – Sua verdade, Sua santidade e Sua majestade. Isto tem consequências solenes. Uma passagem vital do Novo Testamento, 2 Coríntios 6:14-18, ensina a doutrina por trás da grande verdade da “separação”. Observe com atenção: “Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo; portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor.” Observe a palavra “portanto”. Por que deveriam os cristãos estar separados de tudo o que é contrário à justiça, luz e verdade? Porque o Senhor está presente entre eles e, portanto, estão associados ao Seu nome! Quando Paulo visitou Corinto, encontrou uma cidade perversa mergulhada em imoralidade e idolatria. Deus agiu poderosamente através da pregação do Evangelho, e uma assembleia de Deus foi plantada no meio daquela cidade. O Senhor habitou entre Seu povo em Corinto! Isso teve consequências de longo alcance para os convertidos. Por causa da presença do Senhor entre eles, tiveram que romper suas associações com a cultura de Corinto. Eles aprenderam que não poderiam participar da “mesa dos demônios” no templo pagão ao mesmo tempo que participavam da “mesa do Senhor” na assembleia (1 Coríntios 10:21). Aprenderam que uma assembleia local deve refletir a santidade Daquele que nela habita. Paulo os advertiu que “o templo [lugar santíssimo] de Deus é santo, templo que vós sois” (1 Coríntios 3.17).

b) Autoridade:

Um 'nome' também pode funcionar como uma palavra substituta (uma metonímia) para autoridade. Se no passado um soldado batia à porta de uma pessoa e exigia “Abra em nome do Rei”, ele não estava se referindo à denominação 'George' ou 'Henry' ou 'William'. Ele quis dizer “Abra, pela autoridade do Rei”. Reunir-se “em nome do Senhor” significa submeter-se e reconhecer Sua autoridade. Isto é crucial. O Senhor no meio carrega não apenas a ideia de Deus habitando, mas também de Deus governando, e somente onde os crentes se reúnem em Seu nome, possuindo assim Sua autoridade e Senhorio, é que a presença de Cristo é conhecida corporativamente.

A importância desta declaração é surpreendente. Aquele que habita na eternidade, de quem Salomão disse: “Quem poderá edificar-lhe uma casa, visto que os céus e os céus dos céus não o podem conter?” (2 Crônicas 2:6), agora habita entre aqueles que estão simplesmente reunidos em Seu nome. Fazer parte de uma assembleia local assim reunida é um privilégio maior do que ser membro da Câmara dos Comuns, ou da Câmara dos Bispos, ou mesmo de qualquer clube, presidência, associação ou órgão, não importa quão prestigiosos ou poderosos os homens possam pensar que são. Nenhuma sanção eclesiástica elevada é necessária; nenhum decreto papal; nenhuma afiliação denominacional. Que descoberta! Que privilégio!

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com