A Assembleia Local Existe Para a Glória Divina (1)

É comum hoje em dia 'escolher uma igreja' com base na preferência pessoal. Se o programa infantil é 'legal', o Pastor é fácil de ouvir e a banda está na moda, o que mais se poderia querer? Contudo, à luz do fato de a Bíblia conter diversas epístolas que dão instruções doutrinais detalhadas sobre a função, caráter e propósito de uma assembleia local, uma 'escolha de igreja' deve necessariamente envolver convicções espirituais e um compromisso inteligente com a doutrina bíblica. Isto não deveria vir como surpresa.

Obs. A palavra 'assembleia local' em vez de 'igreja' será usada ao longo desta série, pois expressa com mais precisão o significado da palavra grega original ekklesia.

O Cristianismo Bíblico nunca foi uma questão de preferências pessoais. No seu nível mais básico, o Cristianismo significa 'Deus revela a Sua verdade e eu a obedeço'. Quando a primeira assembleia local foi formada em Jerusalém, seus membros “permaneceram firmes na doutrina dos apóstolos” (Atos 2:42); não 'em suas próprias preferências pessoais'. Essa doutrina, agora consagrada em toda a sua plenitude no Novo Testamento, inclui não apenas tudo o que precisamos saber sobre nosso Senhor e Salvador, sobre o Evangelho da nossa salvação, sobre andar pela fé e sobre o Reino vindouro, mas também sobre o todo da visão de princípios e práticas de assembleia local.

A doutrina é importante para os cristãos sérios. Os livros de história estão cheios de exemplos de crentes fiéis que, muitas vezes com grande custo para si próprios, defenderam a verdade bíblica. Embora a simplicidade da ordem de assembleia tenha sido, em sua maior parte, enterrada durante séculos sob a liturgia, cerimônias e rituais da cristandade, quando a Bíblia foi traduzida para o Português (e para as línguas maternas de muitas outras nações), os olhos dos crentes foram abertos . Eles enxergaram através das tradições eclesiásticas extra-bíblicas dos homens, e desejaram sinceramente voltar à simplicidade da doutrina do Novo Testamento, tanto no que diz respeito ao caminho da salvação como também na doutrina e prática da igreja. Como as coisas mudaram!

No século XXI não é a pureza da doutrina que os frequentadores da ´igreja` querem – eles parecem não querer doutrina alguma! Eles querem uma igreja livre de doutrina. Sem doutrina, sem exigências e sem deveres. A atitude comum “Vamos apenas nos divertir, evitar debates sobre 'não essenciais' e não julgar ninguém nem nada” está muito distante da ênfase do Novo Testamento, como podemos ver em versículos:

“Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (1 Timóteo 4:13);

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” (1 Timóteo 4:16);

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino...” (2 Timóteo 3:16).

Portanto, a doutrina é importante e, no domínio da “verdade da assembleia”, não menos do que em qualquer outra área da revelação divina, é vital que tenhamos uma compreensão clara dos princípios básicos. Isto nos ajudará a formar a nossa própria compreensão dos primeiros princípios. Então, aqui estão oito propósitos de uma assembleia local:

A cultura ocidental do século XXI é, em geral, egocêntrica. O antigo lema do Hilton Hotel, “Bem-vindo a um mundo que gira em torno de você”, resume perfeitamente o espírito de direito e auto gratificação que caracteriza a época atual. Por outro lado, uma assembleia local existe antes de mais nada para Deus e para Sua glória! Não é a minha assembleia, nem mesmo a assembleia da liderança - é a assembleia de Deus. A Bíblia a descreve como “o rebanho de Deus” (1 Pedro 5:2), “o templo de Deus” (1 Coríntios 3:17) e “lavoura e edifício de Deus” (1 Coríntios 3:9). É dEle e existe para Ele e para Sua glória. Pense desta forma: a criação – o universo e tudo que nele há – existe em Cristo, por meio de Cristo e para Cristo (Colossenses 1:16). O Senhor é simultaneamente arquiteto, construtor e proprietário da criação. O mesmo se aplica a uma assembleia local de cristãos.

1) Primeiro, a assembleia local existe nEle.

Escrevendo à assembleia em Tessalônica (na Grécia antiga), Paulo dirigiu-se a eles da seguinte forma: “à igreja dos Tessalonicenses que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 1:1). Isso é uma afirmação e tanto! Cada assembleia local existe na esfera e no poder de Deus e de Cristo.

2) Segundo, a assembleia local existe através dEle.

Não haveria assembleias sem a instrumentalidade do Senhor Jesus. Esse é o pensamento em Atos 20:28, onde fala da “igreja de Deus [em Éfeso], que ele comprou com seu próprio sangue”. Quão custoso é um grupo reunido de cristãos! É composto de pecadores redimidos, cada um fruto dos sofrimentos expiatórios de Cristo. Toda assembleia local existe através de Sua obra na cruz, e através de Sua obra na salvação de pecadores em localidades ao redor do globo. É por isso que cada assembleia pertence a Ele!

3)Terceiro, a assembleia local existe para Ele.

Quando Deus pediu a Moisés que lhe construísse uma casa, na época do êxodo do Egito (1.500 a.C.), Ele disse “que me façam um santuário” (Êxodo 25:8). O Tabernáculo, e mais tarde o Templo, existiram para Deus! O mesmo se dá hoje. A assembleia é uma “casa de Deus”. Existe para manifestar Sua glória, representá-Lo e promover Seus interesses. Quão precioso, isso é! Neste “presente mundo mau” (Gálatas 1:4) que rejeita Cristo, existem assembleias espalhadas por todo o mundo, e elas existem “para Ele”.

Se a assembleia local existe 'nEle, através dEle e para Ele', as nossas primeiras considerações não podem ser “Somos atraentes para o mundo?”, ou “Será que estamos parecendo entusiasmantes para a nossa geração?”, ou “Estamos a impressionar o mundo profissional de negócios entre nós?” Tudo deve ser avaliado para saber se é aceitável e agradável ao Senhor.

Dito isto, a qualidade e o estado da nossa literatura evangélica, ou dos hinários, ou dos edifícios, não devem dar a ninguém uma razão válida para pensar que somos negligentes ou que não levamos o cristianismo a sério. Não há desculpa para preguiça, frieza ou descuido no testemunho em assembleia. Mas a tendência moderna de recorrer ao mundo dos negócios, à cena musical e à cultura de celebridades que nos rodeia, a fim de atrair multidões maiores, é um mal-entendido fundamental sobre a razão pela qual existe uma assembleia. Não existe para os olhos dos homens, mas para os olhos de Deus.

Não precisamos esperar que os ímpios fiquem impressionados com o que é espiritual e bíblico, a menos, é claro, que o Espírito de Deus esteja operando em seus corações e eles estejam buscando a Deus. Pessoas perdidas, com seus modos de pensar ímpios, não acharão atraente ou cativante uma companhia de peregrinos reunidos ao nome de Cristo “fora do arraial” (Hebreus 13:13).

Portanto, se a nossa cultura 'não canta mais em grupo', isso não deveria afetar a nossa determinação de seguir a exortação da Bíblia às assembleias: “Deixai a palavra de Cristo habitar em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinando e admoestando uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em seus corações” (Colossenses 3:16).

Se a nossa cultura diz que já não considera a pregação pública “a melhor forma de absorver informação”, e preferiríamos que a ênfase fosse colocada na multimédia, na música e na mímica, que não nos movamos do nosso dever de “proclamar a Palavra como um arauto”. A pregação pública é o método designado por Deus para a propagação do Evangelho e o ensino da Palavra (1 Coríntios 1:17 – 2.5). Tudo isto deve ser entendido e estabelecido em nossos corações, ou estaremos sempre perseguindo a última moda da cristandade, na tentativa de fazer a assembleia parecer 'legal' aos olhos do mundo, em vez de partir da premissa “O que diz o Senhor?"

O fato de a assembleia local existir para a glória de Deus não só reorienta o nosso pensamento sobre a quem se destina a assembleia, mas também dignifica e eleva o nosso serviço relacionado com ela. Se a assembleia existe para a glória de Deus, então a reunião de oração do meio da semana é significativa e vale a pena participar. Todas as reuniões e atividades da assembleia são de interesse do Céu. Numa sociedade pragmática e orientada para resultados, devemos lembrar que o trabalho da Escola Dominical, a distribuição de literatura evangélica, a pregação ao ar livre e uma série de reuniões evangélicas são todos conduzidos principalmente com vista à glória do Senhor – e Ele fica honrado e satisfeito com isso. E devemos continuar com tal serviço, quer ele “produza resultados” ou não (2 Coríntios 2:14-17). Ao revisitarmos os fundamentos do testemunho em assembleia, não há verdade mais fundamental e importante do que esta – a assembleia local existe para a glória de Deus.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com