A Assembleia Local Exibe o Projeto Divino (3)

O primeiro fundamento do testemunho em assembleia local, é que ela existe para a glória de Deus. E o segundo propósito fundamental de uma assembleia local, é manifestar a presença de Deus. Mas temos também o fato de que Ele projetou a assembleia e que sua ordem, estrutura e caráter demonstram Sua sabedoria. Esses três fatos são colocados lado a lado, em tipo, em Êxodo 25.8-9: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.”

A casa de Deus no Antigo Testamento tinha um padrão. Com meticulosa precisão, Deus especificou os materiais, dimensões, layout e método de construção do Tabernáculo. Nada foi deixado à imaginação humana. Deus disse a Moisés: “Vê… que faças todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado” (Hebreus 8.5).Foi da mesma forma para o Templo de Salomão (1 Crônicas 28:12).

Esse padrão serviu para revelar a sabedoria e a glória de Deus.

Existe um padrão para a habitação de Deus hoje? Sim! Não nos é permitido inventar à medida que avançamos. O Novo Testamento fornece um padrão e um plano definidos a serem seguidos em todas as culturas, em todos os continentes e ao longo de todos os séculos da presente dispensação.

Por exemplo, em 1 Coríntios 3 aprendemos como integrar a assembleia, enquanto em 1 Timóteo 3 aprendemos como nos comportar na assembleia.

Observe os termos que Paulo usa em 1 Coríntios 3. Como o pregador que levou o Evangelho a Corinto e viu a assembleia implantada, ele se autodenomina um “sábio mestre-de-obras” que lançou os “fundamentos” para o “edifício de Deus”. Ele designa a assembleia como “o templo [lugar santíssimo] de Deus” e fala de materiais de “ouro, prata, pedras preciosas”. Os paralelos com o antigo Templo dificilmente poderiam ser mais claros.

Se Moisés e Salomão tinham o dever de seguir os planos do Arquiteto Divino para a casa de Deus numa era passada, e nós agora? Observe atentamente as palavras de Paulo em relação à assembleia local: “... cada um preste atenção em como edifica” (1 Coríntios 3:10). Por que a necessidade de cuidado na forma como uma assembleia local é construída? Porque o quão fiéis somos ao projeto divino será avaliado quando encontrarmos o Senhor no Céu (1 Coríntios 3:10-15; 4:5). O Senhor nos responsabilizará por essas questões porque Ele deu instruções claras, detalhadas e definidas para seguirmos.

Ao longo dos tempos, a natureza humana pensou que sabia mais do que o Projetista Divino. Os filhos de Arão introduziram o “fogo estranho”; Acaz introduziu um altar estrangeiro; Davi apresentou um novo método de levar a arcada Aliança. Esta fraqueza continuou até a era atual. Na assembleia de Corinto os crentes não estavam a construir corretamente – estavam a trabalhar de acordo com a sabedoria do homem, não de Deus. Embora, na sabedoria de Deus, Paulo e Apolo devessem ser vistos simplesmente como “servos”, os coríntios os colocaram num pedestal e os transformaram em “oradores famosos”. Eles elevaram os dons acima da espiritualidade, o conhecimento acima do amor, o desempenho exterior acima da graça interior, e a grandeza dos homens acima da “loucura da cruz”. Assim, Paulo escreveu 1 Coríntios para explicar a diferença entre a sabedoria mundana e a sabedoria de Deus, não apenas em relação ao Evangelho (Capítulo 1) e à comunicação da verdade (Capítulo 2), mas também em relação a como construir assembleias locais (Capítulo 3).

O uso da sabedoria humana na construção de assembleias locais não desapareceu com os coríntios. Na nossa geração, por exemplo, a pressão para parecer atraente para o mundo resultou num abandono total de qualquer pensamento de seguir estritamente um padrão do Novo Testamento, e em vez disso, voltar-se para 'o que funciona' (“o fim justifica os meios”). A exposição do Evangelho foi entregue ao entretenimento, a pregação à performance, a doutrina ao drama e a teologia a exibicionismo. A ênfase em muitos lugares está agora simplesmente em grandes números, grandes nomes e grandes sons. Mas, para Paulo, a escolha foi simples. Construa de acordo com a sabedoria do homem e, no Tribunal, tudo será visto como inútil; ou construir de acordo com a sabedoria de Deus, e a obra permanecerá (1 Coríntios 3:9-15).

É bom lembrar que o padrão para uma assembleia do Novo Testamento é obrigatório, não opcional. Os princípios da assembleia do Novo Testamento, como reunir-se somente ao nome do Senhor Jesus, a distinção nos papéis entre homens e mulheres em relação ao ensino e à liderança, o reconhecimento da liderança pelos símbolos da cabeça coberta e descoberta, a pluralidade de presbíteros, a Ceia do Senhor semanal no Dia do Senhor – todas essas são características inegociáveis ​​do padrão. Eles fazem parte da “doutrina dos apóstolos” na qual devemos continuar “firmes” (Atos 2.42). Tomemos a questão dos presbíteros, ou “liderança da igreja”, para cunhar uma expressão. Na Comunhão Anglicana, um Bispo é nomeado e exerce autoridade sobre centenas de igrejas. Isso está de acordo com o padrão? Não. Isso é o oposto do padrão. A liderança da assembleia bíblica não é um bispo sobre muitas assembleias, mas muitos bispos (superintendentes) em uma assembleia (Atos 14.23; 20.17; Tg 5.14).

Um presbítero (ancião) e um bispo são dois títulos para a mesma pessoa (leia Atos 20.17-28; Tito 1.5-7; 1 Pedro 5.1-2). 'Ancião' indica a maturidade do homem; 'bispo' indica o trabalho que ele faz.

E quanto a um nome da “igreja”?

Não poderíamos tomar para nós uma bandeira conveniente como “Batista” ou “Presbiteriano”? Não. Isso seria violar o padrão. Qualquer nome desse tipo é ao mesmo tempo mais amplo e mais restrito do que os títulos bíblicos de “cristãos”, “crentes”, “irmãos” e “santos”. Mais amplo, na medida em que tais nomes denominacionais incluem crentes e incrédulos; mais restritos e sectários, na medida em que excluem todos os que se recusam a adotá-los.

E as mulheres falando nas reuniões da assembleia?

Paulo diz “Que as vossas mulheres guardem silêncio nas igrejas”, e alguns versículos depois afirma “que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor” (1 Coríntios 14:34-37). Observe a palavra “mandamentos”, portanto o ensino da Bíblia sobre este assunto não é uma sugestão ou algo a ser negociável! No entanto, a sabedoria humana sempre procurará contornar o padrão.

Não animaria as nossas reuniões de oração se as irmãs pudessem participar em oração audível?

Não poderíamos ter os homens orando numa sala e as mulheres na outra?

Que tal realizar uma “conferência de mulheres” onde as irmãs possam ensinar, desde que os homens não estejam presentes?

No entanto, nada disso é encontrado no Novo Testamento.

Nem por mandamento direto, nem por exemplo, nem com base em qualquer princípio geral, podemos encontrar reuniões de assembleia divididas em “pequenos grupos”, retiros de homens, conferências de mulheres ou conferências de jovens. Muito pelo contrário – em Sua sabedoria e para Sua glória, bem como para nossa proteção e bênção, Deus planejou todas as reuniões de uma assembleia para serem abertas a todos os crentes, para serem supervisionadas por presbíteros (ancião) locais, com a verdade da liderança, simbolicamente em exibição, e todo o ensino realizado por homens talentosos.

Deus sabe o que é melhor. Seu desígnio para a assembleia local não apenas revela Sua sabedoria, mas também reflete o caráter da presente dispensação. Os cristãos não têm necessidade de templos e capelas, coros e adereços, festas e entretenimentos – todos eles remontam aos agora obsoletos tipos e sombras da antiga aliança, que há muito encontraram o seu cumprimento em Cristo. Nosso chamado é reunir-nos somente em Seu nome; um testemunho remanescente fora dos campos políticos, sociais e religiosos deste presente mundo mau, judeus e gentios em comunhão, adorando a Deus em espírito e em verdade, e exibindo a ordem divina de liderança aos anjos – revertendo assim o caos do jardim do Éden, e deleitando o coração de Deus em meio a uma cultura rebelde e ímpia.

Ao considerar as difíceis questões de nossos dias em relação à ordem e prática de assembleia, as palavras de C.H. Mackintosh são pesadas e instigantes:

“Na presença daquele que sonda os corações, faça a si mesmo esta pergunta clara e incisiva: 'Estou sancionando com minha presença, ou adotando em minha prática, qualquer desvio ou negligência da Palavra de Deus?' Faça disso um assunto solene e pessoal diante do Senhor. Tenha certeza disso; é do momento mais profundo, da última importância. Se você descobrir que esteve, de alguma forma, conectado ou envolvido em algo que não traz o selo distinto da sanção divina, rejeite-o de uma vez por todas. Sim, rejeite-o, embora vestido com as imponentes vestimentas da antiguidade, credenciado pela voz da tradição, e apresentando o apelo quase irresistível da conveniência. Se você não pode dizer, em referência a tudo com o qual você está conectado, 'isto é o que o Senhor ordenou', então acabe com isso sem hesitação, acabe com isso para sempre.”

À luz do dia da revisão no Tribunal de Cristo, nosso primeiro pensamento na construção deve ser a fidelidade à verdade revelada (1 Coríntios 4:2). Prestemos atenção em como construímos!

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com