A Assembleia Local e a Autoridade Divina (4)

Temos quatro verdades básicas sobre a assembleia local. Primeiro, o Senhor Jesus é o dono. Segundo, Ele habita nela. Terceiro, Ele a projetou. A quarta, Ele a governa.

A Bíblia ensina que Cristo é o Senhor da assembleia. As assembleias locais do povo de Deus devem reconhecê-Lo como soberano, curvar-se à Sua autoridade e dar-Lhe a preeminência em todas as coisas. Num mundo sem lei, caótico e rebelde, a assembleia local é atualmente a única esfera na terra onde o governo e a autoridade divinos são reconhecidos corporativamente, e onde a Palavra e a vontade de Deus são supremas. Que privilégio é ser chamado a honrar o Senhor desta forma única.

À medida que os cristãos de uma localidade 'se reúnem ao Seu nome', eles coletivamente ficam sob o senhorio de Cristo e são responsáveis ​​somente perante Ele como seu Senhor soberano. A grande “epístola da assembleia local” do Novo Testamento, 1 Coríntios, destaca regularmente esta verdade.

Diz-nos que os dons espirituais usados ​​na assembleia são dados pelo “Senhor” (1 Coríntios 3:5); que a disciplina da assembleia é realizada em nome do “Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 5:4); que partir o pão é “a ceia do Senhor” (1 Coríntios 11:20); que as instruções da Bíblia sobre quem deve participar, como e quando, são “os mandamentos do Senhor” (1 Coríntios 14:37); e que a atividade da assembleia é “obra do Senhor” (1 Coríntios 15:58).

Tal é a autoridade do Senhor sobre cada assembleia que Ele às vezes intervirá diretamente para manter a sua ordem e santidade. A Bíblia adverte “Se alguém contaminar o templo de Deus, Deus o destruirá” (1 Coríntios 3:17).

Exemplos de tal intervenção divina são dados em 1 Coríntios 11:30 “… muitos entre vós são fracos e doentes, e muitos dormem [morreram]”; e “… grande temor se apoderou da igreja, e todos os que ouviram estas coisas [a morte repentina de Ananias e Safira]” (Atos 5:1-11).

É fácil para nós, em nossa fraqueza natural, nos familiarizarmos com esses assuntos e esquecermos a seriedade de nossos privilégios e responsabilidades de assembleia corporativa, mas quem poderia ler essas passagens sem concluir solenemente que, o último lugar onde podemos fazer o que quisermos é na assembleia. Nela Cristo é Senhor, e a sujeição a Ele é o convite dado a todos os santos.

O tema do senhorio de Cristo sobre a assembleia local é uma doutrina eminentemente prática – e extremamente desafiadora para os nossos corações muitas vezes inconsistentes e não devotados.

Como uma assembleia deve reconhecer o senhorio de Cristo? Aqui estão algumas dicas:

Estas características, ações e atitudes são indicativas de submissão a Cristo e à Sua Palavra, e ajudam-nos a compreender o que significa estar coletivamente sob o Seu senhorio. O senhorio de Cristo também impacta o tema do desenho da assembleia local. Se o Senhor revelou expressamente a Sua vontade – na Sua Palavra – sobre como uma assembleia deve ser estruturada, ordenada e liderada, ousamos alterar, diminuir ou acrescentar algo a esse padrão? Pense em uma grande mansão onde reside 'o Senhor da Mansão'. Por ser dono e morar na propriedade, nada acontece sem o seu conhecimento, a sua aprovação ou a sua bênção. Imagine então, se quiser, alguns convidados de um jantar reconfigurando o layout da sala de estar sem sua permissão expressa - impensável! Da mesma forma, porque Cristo é Senhor na assembleia, que Ele graciosamente nos preserve de introduzir qualquer coisa inconsistente com o Seu senhorio.

Mas sem um Concílio da Igreja, um Credo ou uma Confissão, como podemos saber o que o Senhor exige de nós ao nos reunirmos em Seu nome? Através de Sua Palavra, a Bíblia. Se Cristo é o Senhor da assembleia, então Sua Palavra é o seu padrão absoluto. Quando Paulo se despediu dos presbíteros da assembleia em Éfeso pela última vez, ele disse: “Encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça” (Atos 20:32). Embora Paulo soubesse que os falsos mestres logo causariam estragos em Éfeso, ele deixou os presbíteros com nada além de Deus e Sua Palavra. Que lembrete poderoso da suficiência da Palavra autorizada de Deus para todas as necessidades da assembleia.

Mas o que deve ser feito quando um grave mal doutrinário ou moral surge na assembleia local?

Como esses casos devem ser tratados?

Que autoridade tem a assembleia para agir no julgamento?

Deus deu aos seres humanos o direito de exercer disciplina em diversas esferas. Por exemplo, os governos recebem autoridade de Deus para punir os malfeitores (Romanos 13:1-5).

Os pais estão autorizados a administrar disciplina aos seus filhos (Provérbios 23:13-14).

O que é verdade no governo e no lar também é verdade na assembleia local. É autorizado pelo Senhor a agir disciplinadamente quando o mal precisa ser expurgado, para preservação do testemunho e honra do Seu nome. Esta é uma verdade preocupante. As Assembleias de Deus têm a tarefa de administrar a autoridade de Deus em casos que exigem excomunhão. Ao fazerem isso, eles estão cumprindo a vontade de Deus na terra. Quando certo irmão da igreja de Deus em Corinto foi expulso da comunhão por imoralidade sexual, o apóstolo Paulo falou da excomunhão sendo feita enquanto a assembleia se reunia “em nome [autoridade] de nosso Senhor Jesus Cristo” e “com o poder de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 5:4).

Em Mateus 18 há uma descrição de um processo disciplinar de assembleia no qual a ação da assembleia é descrita em termos de “ligar” e “desligar”. O versículo 18 diz: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus”. Para compreender o que está sendo dito aqui, é útil notar que os verbos “será ligado” e “será solto” são ambos particípios passivos perfeitos.

Uma Tradução Literal, daria o sentido da seguinte forma: “O que vocês ligarem na terra já terá sido ligado no céu, e o que desligarem na terra já terá sido desligado no céu”.

O versículo não está dizendo que o ato de excomunhão realizado na terra seja posteriormente ratificado por Deus no Céu. Muito pelo contrário, o céu liga primeiro; então a assembleia liga na terra o que já foi ligado acima.

Em linguagem simples, quando um crente é afastado da comunhão, essa excomunhão é a imposição de uma ação disciplinar na terra que reflete o veredito de Deus, já dado no Céu.

E, se o crente mais tarde se arrepender e for restaurado à comunhão, a ação vinculativa será liberada, novamente de acordo com a vontade do Céu. Assim, as condições milenares – “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – encontram a sua resposta, em parte, na era presente!

É interessante o que F.W. Grant diz sobre esta passagem: “[A assembleia] não é uma democracia, mas uma monarquia totalmente absoluta… A igreja é um corpo não legislativo, mas executivo; ela não decreta o que deve ser, mas decide sobre o que é. Tem autoridade para agir, mas de acordo com as linhas estabelecidas para tal.”

Ou seja, a assembleia não funciona como um Parlamento que desenvolve e aprova novas leis. Uma assembleia simplesmente administra princípios bíblicos divinos estabelecidos em comunhão com o Céu.

Nas palavras de W.E. Vine: “Um ato de disciplina da igreja não é simplesmente um ato da assembleia; quando usado corretamente, é o exercício da autoridade de Cristo, realizado em Seu nome e poder.”

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com