A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Os discípulos seguiram ansiosamente seu Senhor de Jerusalém a Betânia (Lucas 24:50).

Eles pararam ao cruzar o riacho Cedrom e possivelmente se lembram da última vez que cruzaram suas águas.

Eles queriam ficar no Getsêmani? Não somos informados.

Foi em Betânia que eles finalmente chegaram.

Talvez eles estivessem pensando que finalmente chegara a hora. Seu Salvador triunfante estava prestes a estabelecer o Reino, afirmar Sua messianidade e reivindicar a coroa. Ninguém poderia negar que o Homem que foi colocado na cruz, que agora estava vivo, deveria ser o Messias!

Suas expectativas devem ter sido altas. Depois de três anos sendo incompreendido e negado, sem dúvida Ele afirmaria com poder Sua realeza. Em vez disso, algo totalmente diferente, mas tão surpreendente e importante quanto Sua morte, sepultamento e ressurreição: foi Sua ascensão. Atos 1 descreve isso em detalhes.

Os discípulos foram testemunhas oculares. Não há possibilidade de espiritualizar isso como os homens tentaram fazer com a ressurreição. Esta não foi uma “experiência edificante” na qual os discípulos de alguma forma tiveram uma experiência espiritual que viu o poder de Deus ainda presente à direita de Deus. Esta não foi uma ilusão provocada pelo êxtase emocional. O relato em Atos 1:9-11 enfatiza a experiência como uma realidade ao empregar palavras como ver, contemplar e ouvir – todas as palavras que atestam o relato de uma testemunha ocular.

Lemos em Lucas 24:50 que o Senhor Jesus ressuscitado conduziu os seus discípulos até Betânia.

A pequena aldeia ficava nas proximidades do Getsêmani. Talvez a razão pela qual Ele escolheu Betânia foi porque era o único lugar que Ele frequentava onde era sempre bem-vindo. Belém não tinha lugar para Ele, Nazaré e Cafarnaum O rejeitaram, Jerusalém lhe deu uma cruz, mas Betânia sempre O acolheu. A última semana de Sua estada aqui na terra, Betânia, e mais particularmente o lar em Betânia, acolheu-O e cuidou dele.

A linguagem de Atos 1 é emocionante de se considerar. Os verbos de ação nos dão uma noção da maravilha que marcou o momento: “ele foi arrebatado”, “uma nuvem o recebeu”, “enquanto subia”, “este mesmo Jesus... arrebatado”.

Lucas, em seu Evangelho, acrescenta à lista que Ele foi “levantado” (Lucas 24:51).

A nuvem Shekiná o escoltou até a sala do trono, onde Ele entrou com pleno direito moral e Se sentou à direita da Majestade nos céus (Hebreus 8:1).

Ele subiu em virtude de Sua Pessoa; Ele foi recebido no céu como se em repreensão à terra que O havia rejeitado. Aquele que carregou uma cruz para a colina da caveira foi agora levado para o céu, para ser abordado por Seu Pai: “Senta-te à minha direita, até...” (Salmos 110:1).

Os discípulos ficaram olhando para o céu enquanto marcavam Seu caminho desde a terra até a mão direita do Pai. Ele atravessou o domínio de Satanás, o príncipe das potestades do ar, e atravessou-o sem impedimentos. Todas as hostes do inferno tiveram que se afastar enquanto o poderoso conquistador caminhava triunfalmente por seu domínio (Colossenses 2:15).

Sua suposta vitória no Calvário foi sua derrota final. Sua ascensão através de sua esfera demonstrou a eles sua impotência e foi um prenúncio de sua derrota final e definitiva.

Em Gênesis, temos uma bela ilustração disse na vida de José, pois chegou o dia em que José foi chamado de sua cela na prisão e conduzido à sala do trono do Faraó. Como sinal de sua exaltação, um anel foi colocado no dedo de José, investindo-o de autoridade e majestade. De maneira muito maior, a glorificação do Filho de Deus O colocou no cume do domínio e da glória universais.

Ouça algumas das palavras dos escritores do NT:

“Também Deus o exaltou soberanamente ” (Filipenses 2:9)

“Muito acima de todo principado e potestade” (Efésios 1:21)

“Ele… é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus (Efésios 4:10)

“Mais alto, mais sublime que os céus” (Hebreus 7:26)

Deus deu o lugar mais alto ao Homem a quem a terra deu o lugar mais baixo. Ele não é apenas exaltado, mas altamente exaltado, não apenas acima de tudo, mas muito acima de tudo. Deus não poderia honrar Seu Filho em nenhuma medida mais elevada.

A ascensão de nosso Senhor Jesus é vital para a verdade doutrinária. Na epístola aos Hebreus, a presença do Senhor Jesus no céu é nossa garantia da Nova Aliança. Assim como a aceitação de Israel, ano após ano, dependia da aceitação de seu Sumo Sacerdote no Dia da Expiação, Cristo tendo entrado no céu é nossa garantia de nossa aceitação. Permite-nos chegar com ousadia, entrar com confiança e aproximar-nos com toda a segurança. Ao longo da carta aos Hebreus, é enfatizada a ascensão e o sentar de Cristo à direita de Deus. Quatro vezes nos é dito que Ele está sentado em um trono. Cada menção nos garante que:

Ele se senta no trono do controle universal (Hebreus 1:8)

Ele ocupa um trono de conforto infalível (Hebreus 4:16)

Ele se senta em confiança inquestionável (Hebreus 8:1)

Ele está sentado como o incontestado campeão da fé (Hebreus 12:1-2)

É também a garantia de um futuro para Israel, para a Igreja e para as nações. “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:11).

Seus pés um dia pisarão no Monte das Oliveiras quando Ele vier para Israel e as nações para reinar (Zacarias 14:4).

Mas sete anos antes Ele vem até as nuvens, de onde ele arrebata a sua noiva, a Igreja e a leva para a casa do Pai.

Tudo isso nos dá a segurança da Sua vitória no Calvário. Nos assegura a satisfação de Deus com Sua obra na cruz, o triunfo final de todos os propósitos e planos de Deus e a honra e glória eternas devidas ao Filho.

Sua morte vicária, ressurreição vitoriosa e ascensão visível são indispensáveis ​​para nossa salvação e bênção.

A mensagem do evangelho de perdão é para todas as pessoas (Lucas 2:10; Marcos 16:15).

Uma vez que a mensagem do evangelho é para o mundo inteiro e exorta aqueles que a ouvem a se arrependerem de seus pecados e crerem em sua mensagem, deve haver uma possibilidade real de todos aproveitarem as bênçãos da reconciliação para que ela seja uma oferta genuína, feito de boa fé.

Cristo morreu pelos pecadores (Romanos 5:6,8) e pelos pecados de todo pecador (1 João 2:2).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

(João 3:16-18; Efésios 2:8,9)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com