A Alma Humana é Consciente de Si

A Bíblia afirma que o ser humano é formado por corpo, alma e espírito.

Paulo em 1 Tessalonicenses 5:13 diz: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

A Bíblia também afirma que alma e espírito não é a mesma coisa, pois lemos em Hebreus 4:12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

Como o espírito, a alma não é física. No entanto, faz sentido posicionar a alma entre o espírito e o corpo e considerá-la como a parte “inferior” de nossa constituição espiritual, porque a Bíblia relaciona intimamente a alma com o corpo.

Mentalmente, a alma tem consciência de si mesma e é capaz de raciocinar e lembrar. Por meio de uma interface com o cérebro físico, a alma recebe os sentidos corporais e dirige as ações corporais.

A alma, por exemplo:

Come (Levítico 7:20).

Toca (Levítico 5:2; 22:6; Números 19:13).

Jura (Levítico 5:4).

Além disso, a alma exibe toda a gama de emoções:

Ama (1 Samuel 18:1).

Odeia (2 Samuel 5:8).

Regozija-se (Salmos 35:9).

Sofre (Mateus 26:38). 

É “lançada para baixo” (Salmos 42:6).

Quando lemos sobre almas comendo, tocando e xingando, entendemos que a Escritura está usando “alma” como uma “figura de linguagem” para a pessoa inteira.

Mas por que tanta ênfase na alma?

Por que a Palavra de Deus chama o homem inteiro de “alma vivente” em vez de corpo vivente?

Porque o Espírito Santo quer que entendamos que a pessoa verdadeira e duradoura é a alma invisível, não o corpo visível - uma flagrante contradição da filosofia do materialismo.

Deus considera a alma responsável pelo pecado (Levítico 5:15, 17; Ezequiel 18:4).

As concupiscências carnais, combatem contra a alma (1 Pedro 2:11).

Por outro lado, a alma do crente, em sintonia com o espírito humano, pode louvar a Deus (Lucas 1:46).

Então a alma faz escolhas.

A Bíblia chama aqueles que não têm o Espírito de Deus habitando neles de “almáticos”, porque suas almas perdidas dominam suas vidas e suprimem seus espíritos humanos disfuncionais.

(1 Coríntios 2:14; Tiago 3:15; Judas 19).

Na verdade, eles se comportam como animais, que não têm espírito.

Essas pessoas não têm consciência de Deus e não podem compreender as verdades espirituais; eles agem em impulsos físicos, entregam-se ao conforto da criatura caída, buscam gratificação instantânea e cedem a toda luxúria e imoralidade.

Mas os salvos, estão em Cristo e são novas criaturas, com nova vida espiritual.

(2 Coríntios 5:17; João 3:6).

Seus espíritos renovados agora supervisionam suas almas e controlam os apetites da alma.

(Romanos 6:12; 1 Coríntios 9:27).

Eles andam de acordo com o Espírito Santo de Deus, que produz Seu fruto neles.

(Gálatas 5:16, 22-23).

Deus reivindica nossas almas e somos responsáveis ​​por fazer as escolhas certas para Ele.

A alma que serve a Deus assumirá a responsabilidade por seus pensamentos (Filipenses 4:8).

Ele permitirá que a doutrina cristã fortaleça sua mente e excluirá todos os pensamentos indignos.

A obediência à Palavra de Deus e o amor por nossos irmãos e irmãs manterão nossas almas puras: “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” (1 Pedro 1:22, 23).

Paulo escrevendo para aquelas pessoas que já estavam salvas em Éfeso, disse: “Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, pois faziam a vontade da carne e dos pensamentos.” (Efésios 2:1-3)

A vida de uma pessoa não regenerada está quase por inteira governada pela alma.

Pode estar vivendo com temor, curiosidade, alegria, orgulho, piedade, prazer, delícia, estranheza, vergonha, amor, arrependimento, gozo.

Ou pode estar cheia de ideais, imaginações, superstições, dúvidas, suposições, interrogações, induções, deduções, análise, introspecções.

Ou pode ser impulsionada — pelo desejo de poder, reconhecimento social, riqueza, liberdade, posição, fama, glória, conhecimento — a tomar decisões atrevidas, a entrar pessoalmente em compromissos, a expressar opiniões obstinadas, ou inclusive a resistir a testes pacientemente.

Todas estas coisas e outras similares são simplesmente manifestações das três principais funções da alma, que são a emoção, a mente e a vontade.

Acaso a vida não se compõe predominantemente destas coisas? Mas nunca poderão levar à regeneração.

Fazer penitência, sentir-se aflito pelo pecado, derramar lágrimas, inclusive fazer votos, não leva à salvação.

A confissão, a decisão e muitos outros atos religiosos nunca podem nem têm que ser interpretados como um novo nascimento. O julgamento racional, a compreensão inteligente, a aceitação mental, ou a busca do bom, do belo e do autêntico, são simplesmente atividades da alma não salva.

Embora possam servir bem como criados, as ideias, sentimentos e decisões do homem natural não podem servir como donos e por isso são secundários neste assunto da salvação.

Daí que a Bíblia nunca considera que o novo nascimento seja tratar com severidade o corpo, um sentimento impulsivo, a exigência da vontade ou uma reforma através da compreensão mental. O novo nascimento bíblico acontece em uma área muito mais profunda que o corpo, sim, é no espírito e alma do homem onde recebe a vida de Deus por meio do Espírito Santo.

O escritor de Provérbios nos diz que “o espírito do homem é a candeia do Senhor” (Provérbios 20:27).

No renascimento, o Espírito Santo entra no espírito do homem e o aviva como se acendesse um abajur.

Este é o “espírito novo” mencionado em Ezequiel 36:26.

O velho espírito morto é avivado quando o Espírito Santo lhe transmite a vida incriada de Deus.

Lemos em Romanos 8:16: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Antes da regeneração, a alma do homem controla a seu espírito, enquanto seu próprio “eu”, governa a sua alma e sua paixão governa a seu corpo. Neste caso a alma se converteu na vida do corpo.

Na regeneração, o homem recebe a própria vida de Deus em seu espírito e nasce de Deus. Em consequência disso, agora o Espírito Santo governa o espírito do homem, que, por sua vez, é equipado para recuperar o controle sobre sua alma e, por meio da alma, governar seu corpo.

Quando um pecador é salvo pela graça de Deus, o seu espírito humano, a alma e o corpo são restaurados segundo o propósito original de Deus.

Paulo diz que, “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”

Não sei como tem pessoas e até líderes religiosos que não somente pensam, mas estão eles mesmos, por suas habilidades naturais e religiosas alcançar esta tão grande salvação, que somente Deus pode produzir.

A Bíblia é clara: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

(João 3:17, 18; Efésios 2:8, 9)

Não há uma única pessoa no céu que tenha chagado lá sem ter sido salva pela graça de Deus, mediante a fé.

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.”

(Tito 3:5-7)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com