Alguém que me escreveu no YouTube:
Um tema difícil de entender, irmão. Penso que ninguém irá se salvar, a julgar por nossa natureza e pelo nosso coração terrivelmente pecaminoso. Haverá graça e misericórdia para quem falhar na obediência?
A aparente contradição desaparece quando se distingue justificação de santificação.
Justificação: ninguém é declarado justo diante de Deus por cumprir a Lei. Paulo diz: “pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Romanos 3:20; Gálatas 2:16). A salvação é pela graça, mediante a fé, e não como mérito humano (Efésios 2:8-9).
Santificação: depois de justificado, o cristão é chamado a viver em obediência e transformação. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
Quem santifica? Deus, pelo Espírito Santo, mediante Cristo. O sangue de Jesus purifica do pecado (1 João 1:7; Hebreus 13:12), e o Espírito produz a santificação (2 Tessalonicenses 2:13; 1 Pedro 1:2).
Então, as obras não salvam? Não como causa da justificação. Mas a fé verdadeira produz uma vida obediente: “somos feitura sua... criados em Cristo Jesus para as boas obras” (Efésios 2:10).
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos” (1 João 1:8). João não está ensinando que o cristão pode viver deliberadamente no pecado. Está reconhecendo a realidade de que ainda precisamos de confissão e purificação (1 João 1:9).
A graça salva → Cristo justifica → o Espírito santifica → o cristão pratica boas obras como fruto da fé.
As obras não compram a salvação, mas uma vida de santidade é apresentada no Novo Testamento como evidência e fruto da obra de Deus na pessoa.
“Para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” — 1 Coríntios 1:8
E:
“Fostes selados para o dia da redenção.” — Efésios 4:30
Minha Resposta:
Irmão, você compreendeu corretamente uma distinção muito importante: justificação e santificação não são a mesma coisa. Entretanto, eu acrescentaria alguns pontos para que não fiquemos com a impressão de que a segurança da nossa salvação depende de alcançarmos determinado nível de obediência.
Se a nossa entrada no céu dependesse de chegarmos ao fim da vida sem falhar, realmente ninguém seria salvo. A Escritura é muito clara quanto à condição natural do homem: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). E ainda: “Não há um justo, nem um sequer” (Romanos 3:10).
É justamente nesse cenário de completa incapacidade humana que aparece a grandeza da graça de Deus.
A justificação é uma obra completa de Deus
Romanos 3:24 diz:
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”
Observe a palavra “gratuitamente”. Deus não justifica o pecador porque encontrou nele algum mérito, nem porque previu que aquele pecador conseguiria posteriormente viver uma vida perfeita. Deus o justifica com base na obra consumada de Cristo.
Por isso Romanos 5:1 afirma:
“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.”
Não diz que talvez tenhamos paz com Deus se conseguirmos manter determinada quantidade de boas obras. A justificação coloca o crente numa nova posição diante de Deus.
Cristo pagou completamente a dívida na cruz. É por isso que Romanos 8:33-34 pergunta:
“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena?”
A segurança do crente repousa primeiramente naquilo que Cristo fez, e não naquilo que o crente consegue fazer.
Isso não significa que o crente se torna impecável
Aqui está outra distinção necessária.
Quando Deus justifica uma pessoa, isso não significa que sua velha natureza pecaminosa desapareceu ou que ela se tornou incapaz de pecar.
O próprio apóstolo João escreve aos crentes:
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1 João 1:8).
Portanto, a Bíblia não ensina perfeição sem pecado durante a nossa vida presente.
Mas João também não permite que alguém utilize isso como desculpa para viver no pecado. Logo depois ele escreve:
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1).
Veja o equilíbrio maravilhoso desse versículo.
“Para que não pequeis” — esse é o padrão de Deus.
“Se alguém pecar” — essa é a possibilidade da nossa fraqueza.
“Temos um Advogado para com o Pai” — esse é o recurso da graça de Deus.
João não diz: “Se alguém pecar, deixou de ser filho e precisa ser salvo novamente”.
Ele diz que temos “um Advogado para com o Pai”.
A relação continua sendo de Pai e filho. O pecado prejudica a nossa comunhão com Deus, entristece o Espírito Santo e pode trazer disciplina do Pai, mas Cristo continua sendo nosso Advogado.
Existe diferença entre cair em pecado e viver deliberadamente no pecado
Esse ponto é fundamental para compreendermos 1 João.
João não está dizendo que um verdadeiro crente jamais cometerá um pecado. Se fosse isso, 1 João 1:8-10 e 2:1 seriam contraditórios.
Quando chegamos a 1 João 3, encontramos:
“Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu” (1 João 3:6).
E:
“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado” (1 João 3:9).
O pensamento ali é a prática habitual do pecado como característica da vida. Há uma grande diferença entre um crente que cai e um homem cuja vida é caracterizada pela prática deliberada e contínua do pecado, sem arrependimento.
Pedro caiu terrivelmente. Negou o Senhor Jesus três vezes (Lucas 22:54-62). Mas sua queda não revelou amor pelo pecado. Quando percebeu o que havia feito, “saindo para fora, chorou amargamente” (Lucas 22:62).
O pecado entristece aquele que nasceu de Deus.
Então haverá graça e misericórdia quando falharmos?
Sim. E isso não é uma licença para pecar; é justamente uma das grandes consolações do Evangelho.
Hebreus 4:15-16 diz:
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas... Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”
Observe as duas palavras: “misericórdia” e “graça”.
Deus conhece perfeitamente a nossa fraqueza.
O Senhor Jesus sabia que Pedro iria negá-Lo antes mesmo de Pedro cair. Disse-lhe:
“Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lucas 22:31-32).
Cristo não aprovou o pecado de Pedro, mas também não abandonou Pedro por causa de sua queda.
Depois da ressurreição, o Senhor restaurou aquele servo caído e ainda lhe disse:
“Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17).
Isso é graça.
Mas a graça nunca deve ser usada como desculpa para pecar
Alguém poderia raciocinar: “Se Deus me perdoará quando eu pecar, então posso viver como quiser”.
Paulo responde diretamente:
“Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum” (Romanos 6:1-2).
A mesma graça que salva também começa a transformar a vida daquele que foi salvo.
Tito 2:11-12 declara:
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente.”
Portanto, a graça não apenas nos salva da condenação do pecado; ela também nos ensina a dizer “não” ao pecado.
As boas obras são resultado da salvação, não sua causa
Você citou corretamente Efésios 2:8-10. A ordem desses versículos é muito importante.
Primeiro:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé.”
Depois:
“Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Somente então Paulo acrescenta:
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras.”
Portanto, não fazemos boas obras para sermos salvos.
Fazemos boas obras porque fomos salvos.
A árvore não se torna viva porque produz fruto; ela produz fruto porque está viva.
Assim também acontece espiritualmente. As obras são evidências da vida que Deus concedeu, não o preço pago por essa vida.
É dessa perspectiva que devemos entender também Tiago 2:17:
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”
Tiago não está acrescentando obras ao preço da salvação. Ele está mostrando que uma fé verdadeira manifesta sua realidade na vida. Abraão foi declarado justo quando creu em Deus (Gênesis 15:6; Romanos 4:1-5). Muitos anos depois, sua obediência no oferecimento de Isaque demonstrou exteriormente a realidade daquela fé (Gênesis 22:1-18; Tiago 2:21-23).
As obras não produziram a fé; demonstraram que aquela fé era real.
E Hebreus 12:14: “sem a qual ninguém verá o Senhor”?
Esse versículo não ensina salvação pelas obras.
A santidade é uma característica necessária da vida que Deus produz naquele que nasceu de novo. Não devemos inverter a ordem bíblica.
Não somos santos para nos tornarmos filhos de Deus; somos chamados a viver em santidade porque somos filhos de Deus.
Primeira Pedro 1:15-16 diz:
“Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”
A santificação prática é progressiva. O Espírito Santo trabalha no crente, utilizando a Palavra de Deus para conformá-lo cada vez mais à imagem de Cristo.
Por isso o Senhor Jesus orou:
“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17).
E Paulo escreveu:
“Mas todos nós... somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Coríntios 3:18).
Essa transformação continuará enquanto estivermos neste mundo e será completada quando estivermos com Cristo.
Nossa esperança final está em Cristo, não em nossa perfeição
Primeira João 3:2 apresenta uma verdade maravilhosa:
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.”
Hoje ainda não somos aquilo que seremos.
Ainda temos fraquezas.
Ainda enfrentamos tentações.
Ainda podemos falhar.
Ainda precisamos confessar pecados.
Ainda precisamos da intercessão e advocacia de Cristo.
Mas Deus não terminou Sua obra em nós.
Filipenses 1:6 diz:
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.”
Portanto, irmão, não devemos olhar para a nossa natureza pecaminosa e concluir: “Se depender de mim, nunca chegarei ao céu”.
Nesse ponto, eu concordaria plenamente: se dependesse de nós, ninguém chegaria.
Mas a salvação não depende da capacidade do pecador de conservar-se a si mesmo. Ela repousa na obra de Cristo.
O Senhor Jesus declarou:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28).
Ao mesmo tempo, note que Ele diz: “elas me seguem”.
Temos, portanto, as duas verdades juntas: segurança e discipulado; graça e santidade; posição e prática.
O selo do Espírito Santo confirma essa segurança
Você mencionou corretamente Efésios 4:30:
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”
É muito significativo que Paulo diga isso justamente numa passagem que trata da possibilidade de um cristão entristecer o Espírito Santo.
Ele não diz: “Não entristeçais o Espírito, para não perderdes o selo”.
Ele diz que os crentes estão “selados para o dia da redenção”.
Efésios 1:13-14 acrescenta que, depois de crermos, fomos “selados com o Espírito Santo da promessa”, que é “o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida”.
Portanto, nossa esperança não está em conseguirmos manter uma vida absolutamente impecável até o último dia. Nossa esperança está naquele que nos salvou, nos justificou, nos selou e continua trabalhando em nós.
Então, qual deve ser a atitude do cristão quando falha?
Não deve pensar: “Já que sou salvo, não importa”.
Também não deve concluir imediatamente: “Pequei, portanto perdi minha salvação”.
Deve reconhecer o pecado diante de Deus:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).
Deve abandonar o pecado:
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).
E deve continuar olhando para Cristo:
“Temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1).
Portanto, podemos resumir desta maneira:
Não somos salvos porque obedecemos perfeitamente.
Somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo.
Não praticamos boas obras para conquistar a justificação.
Praticamos boas obras porque fomos criados em Cristo Jesus para elas.
Não buscamos santidade para comprar um lugar no céu.
Buscamos santidade porque pertencemos Àquele que é santo.
Quando pecamos, não devemos tratar o pecado levianamente.
Devemos confessá-lo, abandoná-lo e buscar restauração na presença de Deus.
E nossa confiança final não está na força com que seguramos Cristo, mas na perfeição da obra que Cristo realizou por nós e na fidelidade daquele que nos segura.
Por isso Paulo podia dizer:
“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39).
A graça não nos dá liberdade para viver no pecado. A graça nos salva da condenação do pecado e nos conduz numa vida de santificação. E quando, em nossa fraqueza, falhamos, encontramos em Cristo não uma desculpa para continuar pecando, mas um Advogado, um Sumo Sacerdote e graça suficiente para sermos restaurados e continuarmos caminhando com Deus.
Josué Matos