Áudios

Pesquisar este blog

28. Mas o irmão é um exclusivista? (27/02/2025)

A sua pergunta é muito legítima e abrange a preocupação que envolve esse assunto. No entanto, é importante esclarecer que não nos identificamos com rótulos humanos , pois o que nos é unicamente o nome do Senhor Jesus . Procuramos caminhar longe de qualquer sistema denominacional , não adotando para nós nomes que nos caracterizam como uma organização entre tantas outras. Assim, se não tivermos denominação, também não assumimos títulos como “irmãos unidos”, “irmãos abertos”, “movimento dos irmãos”, “igreja dos irmãos”, “irmãos exclusivistas” ou qualquer outra forma que venha a nos rotular diante dos homens. Nosso único desejo é seguir o padrão previsto nas Escrituras , sem criar, inventar ou reforçar uma estrutura que nos defina por algo que esteja além da autoridade da Palavra de Deus .

Quando uma questão envolve uma doutrina , acreditamos firmemente que a Bíblia é a única regra de fé e prática . Nosso exemplo são os bereanos de Atos 17:11 , que, ao ouvirem a pregação, “examinavam cada dia nas Escrituras se essas coisas eram assim”. Portanto, não seguimos tradições humanas nem nos apoiamos em sistemas baseados na autoridade de homens , mas buscamos permanência na simplicidade do ensino apostólico , conforme revelado e preservado na Palavra de Deus .

Dessa forma, não se trata de nos identificarmos por qual “ grupo ” fazemos parte, como acontecia em Corinto, quando alguns diziam: “Eu sou de Paulo”, “Eu de Apolo”, “Eu de Cefas” (1 Coríntios 1:12). O que buscamos é a fidelidade ao modelo bíblico , e não uma identidade sectária. Não rejeitamos os que são verdadeiros crentes no Senhor Jesus , mas entendemos que Ele nos chama a uma posição de separação quanto a sistemas religiosos que não estão em conformidade com os princípios neotestamentários acerca da reunião da Igreja .

Josué Matos