Áudios

Pesquisar este blog

No Milênio, esse Messias é da descendência de Davi que os Judeus estão esperando?

 Alguém que me escreveu no WhatsApp:

No Milênio os Judeus estarão com o Messias reinando por 1000 anos. Consulta: Esse Messias é da descendência de Davi que os Judeus estão esperando? Seria uma pessoa ou é o próprio Jesus reinando no trono terrenal do Milênio?

Minha Resposta:

A tua pergunta é extremamente pertinente, porque toca no cerne da esperança de Israel e na manifestação gloriosa do Reino Milenar prometido pelos profetas.

De forma clara e direta:

No Milénio, o Messias que reinará sobre Israel é uma Pessoa real, descendente de Davi segundo a carne — e essa Pessoa é o próprio Senhor Jesus Cristo.
Não haverá outro Messias. Não haverá duas figuras. Não haverá um representante davídico diferente de Cristo. Toda a expectativa messiânica do Antigo Testamento converge n’Ele.

O que acontece é que, para Israel, o Messias prometido é descrito de duas maneiras:

  1. Um rei humano, descendente da casa de Davi, conforme anunciado em 2 Samuel 7:12-16, Isaías 11:1-10 e Jeremias 23:5.

  2. O próprio Senhor, Jeová, vindo para reinar, conforme Isaías 40:10, Zacarias 14:3-9 e Miqueias 5:2.

A revelação do Novo Testamento resolve o “mistério”:
O Messias é simultaneamente filho de Davi e Filho de Deus. A genealogia terrena assegura o direito legal ao trono; a Sua natureza divina assegura a justiça, a autoridade e a eternidade do Seu reino.

Quando o Senhor Jesus nasceu, o anjo declarou a Maria:

“Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”
Lucas 1:32-33

Ou seja: o trono é de Davi, mas o Rei é o Senhor Jesus.

Depois da rejeição do Messias na Sua primeira vinda, Israel foi colocado de lado por um tempo, conforme Romanos 11. Mas Deus cumprirá Sua palavra literal a Abraão, Isaque, Jacó e Davi. No Milénio, Israel será restaurado, e Cristo reinará em Jerusalém, conforme Zacarias 14:4,9.

Portanto:

Sim, o Messias esperado pelos judeus é descendente de Davi.
Sim, esse Messias é uma única Pessoa.
E essa Pessoa é o próprio Senhor Jesus Cristo, que exercerá governo real e visível no trono de Davi durante os 1.000 anos.

O Antigo Testamento prometeu o Messias.
O Novo Testamento identificou Quem Ele é.
No Milénio, Israel verá aquilo que rejeitou na primeira vinda.

E todas as promessas encontrarão o seu cumprimento perfeito n’Aquele que é “a Raiz e a Geração de Davi” (Apocalipse 22:16).

Josué Matos