Alguém que me escreveu no YouTube:
Gostei da sua resposta, assim como achei interessante a resposta do criador do canal. Parto dos mesmos pressupostos que você, porém é difícil ter uma opinião categórica sobre escatologia, pois nem os maiores teólogos afirmam com certeza absoluta a respeito dela. O caminho mais seguro (como você mesma disse) é analisar quais pressupostos vêm de entendimentos externos e quais dão mais valor às Escrituras.
Minha Resposta:
Agradeço pelo seu comentário e pela maneira respeitosa como está acompanhando esta discussão. Concordo que devemos ter humildade ao estudar os acontecimentos futuros, reconhecendo que existem questões proféticas sobre as quais cristãos sinceros apresentam interpretações diferentes.
Entretanto, gostaria de acrescentar algumas considerações que considero importantes, especialmente porque o assunto deste vídeo não é simplesmente uma discussão entre diferentes escolas escatológicas, mas uma questão muito específica: John Nelson Darby inventou o dispensacionalismo e o arrebatamento pré-tribulacional, ou essas verdades já estavam presentes nas Escrituras?
Primeiramente, concordo com sua observação de que precisamos examinar cuidadosamente os pressupostos que utilizamos para interpretar a Bíblia. Contudo, esse princípio deve ser aplicado igualmente a todas as posições escatológicas, incluindo o pré-tribulacionismo, o pós-tribulacionismo e as demais interpretações.
Nenhuma interpretação deve ser aceita simplesmente porque é antiga, porque possui muitos defensores ou porque foi ensinada por determinado teólogo. O critério fundamental precisa ser a própria Palavra de Deus.
Em Atos dos Apóstolos 17:11, encontramos um exemplo precioso nos crentes de Bereia, que examinavam diariamente as Escrituras para verificar se aquilo que Paulo ensinava correspondia à revelação divina. Esse deve ser o nosso procedimento.
1. A dificuldade da escatologia não significa que Deus deixou tudo indefinido
É verdade que existem dificuldades na interpretação das profecias bíblicas. Entretanto, precisamos distinguir entre aquilo que Deus não revelou e aquilo que Ele revelou, mas que exige estudo cuidadoso para ser compreendido.
Em Deuteronômio 29:29, lemos:
"As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre."
Portanto, embora não possamos conhecer todos os detalhes dos acontecimentos futuros, devemos procurar compreender aquilo que Deus efetivamente revelou.
O apóstolo Paulo, ao ensinar sobre o arrebatamento, não apresentou o assunto como uma especulação humana. Em 1 Tessalonicenses 4:15, declarou:
"Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor."
E, depois de explicar a ressurreição dos que morreram em Cristo e o arrebatamento dos crentes vivos, concluiu:
"Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1 Tessalonicenses 4:18).
Isso demonstra que a revelação profética não foi concedida para produzir confusão, mas para fortalecer a esperança dos salvos.
2. Precisamos distinguir entre a salvação e os diferentes propósitos de Deus
Na discussão anterior, foi apresentada a ideia de que existe um único povo redimido, um único Salvador e um único plano de redenção.
Concordo plenamente que existe apenas um Salvador e que ninguém, em nenhuma época, foi salvo independentemente da obra de Cristo.
Atos dos Apóstolos 4:12 declara que não existe outro nome pelo qual devamos ser salvos.
Entretanto, a unidade da salvação não significa necessariamente que Israel e a Igreja possuam a mesma identidade ou que Deus tenha estabelecido exatamente as mesmas promessas e responsabilidades para ambos.
Em Romanos 11:25-29, Paulo explica que Israel experimentou um endurecimento parcial até que a plenitude dos gentios haja entrado. O mesmo capítulo afirma que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
Já em Efésios 3:3-6, Paulo apresenta a Igreja como um mistério que não havia sido revelado às gerações anteriores da mesma maneira como foi manifestado aos apóstolos e profetas pelo Espírito.
Assim, reconhecer uma distinção entre Israel e a Igreja não significa defender dois caminhos de salvação, mas reconhecer diferentes aspectos do propósito de Deus, todos fundamentados na pessoa e na obra do Senhor Jesus Cristo.
Essa distinção é importante porque influencia diretamente a interpretação das profecias relativas à tribulação, à restauração de Israel e ao reino futuro de Cristo.
3. A esperança da Igreja e a manifestação de Cristo
Outro ponto importante é que as Escrituras apresentam características diferentes relacionadas à vinda do Senhor.
Em 1 Tessalonicenses 4:16-17, Cristo desce do céu, os mortos em Cristo ressuscitam e os crentes vivos são arrebatados para encontrá-Lo nos ares.
Em João 14:2-3, o Senhor Jesus promete voltar para receber os Seus e levá-los para onde Ele está.
Por outro lado, em Zacarias 14:4, encontramos o Senhor colocando os pés sobre o monte das Oliveiras. Em Apocalipse 19:11-21, Ele aparece em glória para julgar as nações e estabelecer Sua vitória sobre os poderes que se opõem a Deus.
A interpretação pré-tribulacionista compreende esses acontecimentos como duas fases da mesma segunda vinda de Cristo: primeiro, Sua vinda para receber a Igreja; posteriormente, Sua manifestação pública em glória.
Reconheço que outros intérpretes entendem essas passagens de maneira diferente. Entretanto, a distinção não foi criada simplesmente para sustentar um sistema teológico. Ela procura explicar as características apresentadas nos próprios textos bíblicos.
Também é importante lembrar que a Igreja recebe a promessa de livramento da ira vindoura, conforme 1 Tessalonicenses 1:10 e 5:9, além da promessa de ser guardada da hora da provação mencionada em Apocalipse 3:10.
A questão interpretativa está em determinar se esse livramento significa a retirada da Igreja antes daquele período ou sua preservação durante os acontecimentos. Considerando o conjunto das profecias, entendo que a primeira interpretação oferece maior coerência com a esperança apresentada nas epístolas.
4. A interpretação mais simples nem sempre é a mais superficial
Gostaria também de comentar uma expressão utilizada na discussão anterior: a ideia de que determinada interpretação seria mais natural por apresentar uma única vinda, uma única reunião dos santos e um único povo de Deus.
Precisamos ter cuidado com esse argumento.
A simplicidade de uma interpretação não deve ser medida apenas pela quantidade de distinções que ela reconhece, mas pela capacidade de explicar todas as passagens bíblicas sem desconsiderar seu contexto.
Por exemplo, no Antigo Testamento, encontramos profecias sobre os sofrimentos do Messias e outras sobre Seu reinado glorioso.
Isaías 53 apresenta o Servo sofredor, enquanto Isaías 9:6-7 anuncia o Messias que governará sobre o trono de Davi.
Hoje compreendemos que essas profecias se cumprem em momentos diferentes: a primeira vinda de Cristo e Sua futura manifestação em glória.
Portanto, reconhecer diferentes etapas no cumprimento de um propósito divino não significa necessariamente fragmentar a revelação bíblica.
O importante é verificar se as próprias Escrituras justificam essas distinções.
5. Nossa confiança não deve estar nos teólogos, mas na Palavra de Deus
Concordo que não devemos estabelecer nossas convicções simplesmente porque determinados estudiosos defendem uma posição.
Entretanto, também não considero correto concluir que, porque existem divergências entre grandes teólogos, não podemos alcançar convicções firmes sobre aquilo que Deus revelou.
Em 2 Timóteo 2:15, Paulo recomenda que procuremos manejar bem a Palavra da verdade.
Em 2 Pedro 1:19, encontramos uma declaração muito significativa:
"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro."
A profecia bíblica não foi concedida para alimentar especulações, mas para orientar os crentes e fortalecer sua esperança.
Naturalmente, devemos distinguir entre a certeza da revelação divina e a possibilidade de falhas em nossa compreensão. A Palavra de Deus é infalível; nossas interpretações precisam ser constantemente examinadas à sua luz.
Conclusão
Portanto, considero muito válida sua preocupação em identificar quais pressupostos procedem das Escrituras e quais são introduzidos pelos intérpretes.
Contudo, esse exame precisa considerar toda a revelação bíblica, desde as promessas feitas a Israel até os ensinamentos apostólicos sobre a Igreja, o arrebatamento, a tribulação e a manifestação gloriosa de Cristo.
Quanto a John Nelson Darby, podemos reconhecer sua importante participação na organização e divulgação do dispensacionalismo no século XIX, sem concluir automaticamente que ele inventou as verdades bíblicas utilizadas para fundamentá-lo.
Da mesma maneira, a antiguidade de uma interpretação não constitui, por si só, uma garantia de que ela seja correta.
Minha convicção pré-tribulacionista não está fundamentada na autoridade de Darby, nem na de qualquer outro expositor, mas na compreensão que tenho do conjunto das Escrituras.
E considero especialmente importante lembrar que o propósito da esperança cristã não é simplesmente conhecer a ordem dos acontecimentos futuros, mas viver em santidade, vigilância e comunhão com o Senhor Jesus Cristo.
Como escreveu o apóstolo João:
"E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro." (1 João 3:3).
Agradeço novamente sua participação. Discussões conduzidas com respeito e fundamentadas nas Escrituras podem contribuir para um estudo mais cuidadoso da Palavra de Deus, mesmo quando não chegamos às mesmas conclusões.
Josué Matos