Alguém que me escreveu no YouTube:
Como está escrito. Os filhos de Deus não pecam. Isto nos está falando da nova geração, agora encabeçada por Cristo.
Temos em nós a carne que pode pecar se não vigiarmos, mas o que é nascido de Deus não peca, como disse o Apóstolo!
Minha Resposta:
Agradeço sinceramente por seu comentário e pela oportunidade de discutirmos este tema tão relevante.
A passagem de 1 João 3:9 afirma: "Aquele que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." Essa declaração tem sido amplamente debatida, mas a interpretação mais coerente dentro da visão bíblica que seguimos é a de que João não está dizendo que um cristão verdadeiro nunca peca, mas sim que ele não pode viver no pecado de maneira habitual e contínua.
A tradução "Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente" enfatiza que a pessoa regenerada tornou-se um filho de Deus e não pode permanecer numa vida de pecado. Esse trecho não apresenta um contraste entre a velha natureza e a nova, mas entre os filhos de Deus e os filhos do diabo.
F. F. Bruce explica que "o novo nascimento inclui uma mudança radical na natureza humana; para os que não nasceram de novo, o pecado é natural, ao passo que, para os que nasceram de novo, o pecado é contrário à sua nova natureza." A prática habitual do pecado, portanto, refuta qualquer reivindicação de que a pessoa possui a vida divina.
J. R. W. Stott complementa afirmando que "'a sua semente permanece nele' refere-se à natureza divina, à semente de Deus implantada no crente através do novo nascimento." Essa transformação é profunda, radical e interna, e a nova natureza que recebemos promove uma inclinação à santidade, tornando impossível ao verdadeiro crente viver continuamente no pecado.
K. S. Wuest também destaca que "a pessoa que é nascida de Deus não é capaz de continuar praticando o pecado, não é capaz de pecar habitualmente, porque nasceu da parte de Deus." O apóstolo João reforça essa verdade ao contrastar a conduta dos filhos de Deus e dos filhos do diabo.
Além disso, como aponta A. Plummer, "João 3:5-8 nos leva a interpretar 'semente' como significando o Espírito Santo." É Ele quem habita em nós e nos capacita a viver em conformidade com a justiça de Deus.
O versículo 10 de 1 João 3 esclarece que essa distinção entre filhos de Deus e filhos do diabo se manifesta no viver prático. Aqueles que praticam a justiça e o amor demonstram sua filiação a Deus, enquanto os que vivem na iniquidade e no ódio demonstram pertencer ao diabo. A Bíblia não reconhece uma posição intermediária: ou pertencemos à família de Deus, ou permanecemos na família do diabo. Como o próprio Senhor Jesus disse em Mateus 7:16, "pelos seus frutos os conhecereis."
Portanto, 1 João 3:9 não ensina a perfeição sem pecado nesta vida, mas sim que aquele que nasceu de Deus não pode permanecer escravizado ao pecado. O verdadeiro crente pode tropeçar, mas ele não viverá continuamente no pecado, pois a nova natureza que recebeu o conduz à santidade e à conformidade com Cristo.
Josué Matos