Alguém que me escreveu no WhatsApp:
Graça e Paz, irmão Josué.
Após a arca ser levada para dentro do Templo de Salomão, lá ainda havia o tabernáculo interno, por exemplo, o véu que só os sacerdotes levitas poderiam acessar? Ou, após a arca ser levada para dentro do Templo, Salomão não precisava mais ficar atrás de um véu, ficando ela à mostra para todos os judeus que frequentavam o Templo de Salomão?
Minha Resposta:
A resposta é que o Templo de Salomão manteve a mesma divisão fundamental do tabernáculo construído por Moisés. Embora o edifício fosse muito maior e mais suntuoso, continuava existindo o Lugar Santo e o Santo dos Santos, separados por um véu.
Quando a arca da aliança foi levada para o Santo dos Santos, ela foi colocada debaixo das asas dos dois grandes querubins de madeira revestidos de ouro (1 Reis 8:6-7; 2 Crônicas 5:7-8). Depois disso, os sacerdotes saíram do santuário, e a glória do Senhor encheu a casa, de modo que eles nem puderam permanecer ali para ministrar (1 Reis 8:10-11).
Portanto, a arca não ficou exposta ao povo. Ela permaneceu escondida atrás do véu, exatamente como acontecia no tabernáculo.
O Santo dos Santos era o lugar da presença de Deus e não era um ambiente de livre acesso. Nem mesmo os sacerdotes comuns podiam entrar ali. Apenas o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação, levando sangue pelo pecado, conforme a ordem estabelecida em Levítico 16. Esse princípio continuou válido durante todo o período do primeiro templo.
Salomão também não possuía um privilégio especial de entrar no Santo dos Santos por ser rei. Ele exerceu diversas funções importantes na dedicação do templo, orou diante do povo e ofereceu sacrifícios, mas não recebeu autorização para ultrapassar o véu. Na Escritura, Deus preserva claramente a distinção entre a função do rei e a função sacerdotal.
Essa separação tinha um profundo significado espiritual. O véu demonstrava que o caminho para a presença imediata de Deus ainda não estava aberto. Somente com a morte do Senhor Jesus Cristo esse véu foi rasgado de alto a baixo (Mateus 27:51), mostrando que, por meio do Seu sacrifício perfeito, foi inaugurado um novo e vivo caminho para todos os que creem (Hebreus 10:19-22).
Assim, durante todo o período do Templo de Salomão, a arca permaneceu oculta no Santo dos Santos, atrás do véu, acessível apenas ao sumo sacerdote uma vez por ano. O povo jamais a contemplava, e esse fato apontava profeticamente para a obra redentora do Senhor Jesus, que abriu definitivamente o acesso à presença de Deus.
Josué Matos