29) A filha de Jairo e a mulher enferma. 
 
1. O pedido de Jairo: Luc 8,40-42. 
2. A cura da mulher: vs. 43-48. 
3. A ressurreição da filha de Jairo: vs. 49-56. 
 
Explicação e ensinamentos: 
Comente a alegria dos pais pela volta da filha; a doença, o médico, a preocupação e aflição dos pais. Descreva como finalmente recorrem ao Senhor; o que sem dúvida, não foi fácil para Jairo: pois sua reputação, respeito, emprego, tudo estava em jogo. Mas, contudo, a situação obrigou¬-o a recorrer ao Senhor, como muitas vezes é o caso também hoje (Isaías 26, 16). 
 
Por meio do incidente com a mulher enferma, a fé de Jairo é posta à prova. A mulher estivera enferma durante 12 anos. Descreva os esforços dela para ser curada: muitas despesas e muito tempo gasto - tudo sem êxito. Restava somente uma esperança: ir ao Senhor. Foi a Ele, confiou e ficou curada. Explique o medo da mulher, não querendo ser descoberta. O Senhor não quer amedrontar, mas fazer feliz. Ela lhe confessa abertamente "Toda a verdade" (Marcos 5:33). O Senhor lhe afirma que ela está curada (v.48). Sem essa afirmação do Senhor, a mulher teria ficado na incerteza, não sabendo se estava mesmo curada e salva. A palavra dele dá mais certeza do que os nossos sentimentos. Estes podem vacilar. Quão amável, conhecer, ao mesmo tempo, o coração do Senhor e a sua ternura, quando diz: Tem bom ânimo, filha, vai em paz, a tua fé te salvou!”. Existem muitos crentes que conhecem o perdão dos pecados e o poder do Senhor, mas não apoiam a sua salvação somente na Palavra do Senhor. É por isso que não são felizes, porque não têm certeza da salvação (1 João 4, 18-19). 
 
Fale dos sentimentos de Jairo, (impaciência e medo) enquanto o Senhor falava com aquela mulher. Daí chega a notícia: "Tua filha já morreu". Mas logo o Senhor consola o coração dele. Com certeza a morte da filha foi terrível para Jairo. Para o Senhor, no entanto, isso se tornou numa oportunidade para demonstrar o Seu poder e a Sua glória: Ele chama a filha morta de volta para a vida. Quando entregamos um caso nas mãos do Senhor, mesmo que a situação até pareça piorar, sempre terá um final glorioso. Este homem importante chamara o Senhor enquanto a filha ainda vivia, verdade que ela depois faleceu, mas o Senhor atendeu de uma maneira mais maravilhosa do que este pai esperava. (*Mt 28, 18). 
 
Na história de ambos vemos a aflição e a miséria dos homens. Mas em ambos os casos, vemos também o poder de Cristo. A mulher segundo a lei estava imunda. Imundícia é pecado. A filha de Jairo era uma presa da morte. Na primeira história deste capítulo (na cura do possesso: vs. 26-39) vemos o poder de Satanás (veja o tópico 28). Ora, o Senhor salva do poder de Satanás, do pecado e da morte. Desses três males ou inimigos de cada pessoa, mas é pela fé que alcançamos essa salvação. 
 
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com