Por que e quando a irmã devem usar uma cobertura na cabeça?

O que constitui uma assembleia em que as irmãs cobrem a cabeça?

Os versículos 2 a 16 de 1 Coríntios 11 contêm o ensinamento de Paulo sobre a cobertura da cabeça das mulheres.

O contexto anterior a esse ensinamento (1 Coríntios 10:14-11:1) mostra como suas ações no partir do pão (partilha do cálice e do pão) devem afetar seu comportamento fora da assembleia.

O contexto após este ensinamento mostra como suas ações no partir do pão devem afetar seus relacionamentos uns com os outros.

O contexto é, portanto, um “ensino congregacional”.

Além disso, a introdução aos assuntos de cobrir a cabeça e partir o pão são paralelas:

“Louvo-vos irmãos” (v. 2), e “Não vos louvo” (v. 17).

Ele assim junta os dois assuntos.

O que ele introduz no versículo 17 claramente se relaciona com “quando vos reunirdes na igreja” (v. 18), ou literalmente, “em igreja".

Portanto, as irmãs cobrem a cabeça em qualquer reunião em que estejam “na igreja”, o que não significa no prédio onde se reúnem.

É quando eles se reúnem como uma igreja. 

O Novo Testamento dá sete reuniões da igreja:

(1) reuniões para ensino, (2) partir do pão, (3) reunião de oração (Atos 2:42),

(4) reuniões de disciplina (1 Coríntios 5:4),

(5) uma reunião para relatório do trabalho missionário(Atos 14:27),

(6) uma reunião do evangelho reunião (1Tessalonicenses 1:8; o princípio em 1 Coríntios 14:22)

(7) e uma reunião de presbíteros (Atos 20:17).

Esta última reunião é a única reunião “não pública” e inclui apenas parte da assembleia.

O ensinamento sobre a cobertura da cabeça da mulher se aplica a cada uma dessas reuniões de assembleia pública.

Em qualquer outra reunião, cobrir a cabeça fica a critério da irmã.

Por D. Oliver

 

Quando as irmãs devem cobrir a cabeça?

Este artigo destina-se a ajudar com a questão de quando as coberturas de cabeça devem ser usadas pelas irmãs.

Como em qualquer outra questão sobre a conduta de um crente, é essencial que tenhamos uma mente espiritual, procurando maneiras de agradar a Deus em nossas vidas.

Em primeiro lugar, a maioria dos crentes na comunhão da assembleia tem alguma ideia de por que insistimos em cobrir a cabeça das irmãs e descobrir a cabeça dos irmãos nas reuniões. As razões podem ser encontradas principalmente em 1 Coríntios 11.

Seria bom aprendermos algo sobre certas expressões em nosso Novo Testamento: Senhorio, liderança, adoração e comunhão.

Vamos supor que concordamos que cabeças cobertas e cabeças descobertas retratam o importante ensinamento da liderança, que o homem é o cabeça da mulher, que Cristo é o cabeça do homem e que Deus é o cabeça de Cristo.

Vamos concordar que essas declarações em 1 Coríntios 11 são para nós tanto quanto foram para os cristãos do primeiro século. Estas não são notas sobre práticas culturais ou ideias de Paulo sobre como as pessoas devem se vestir.

Agora a questão é, quando as cabeças das irmãs devem ser cobertas e as cabeças dos irmãos devem ser descobertas?

Se tomarmos essas instruções no ambiente da assembleia, provavelmente estaremos muito próximos da resposta, porque a epístola é dirigida a uma assembleia: “A igreja de Deus que está em Corinto”, e então ampliada para nos incluir, “com tudo o que está em todo lugar invocai o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor” (1 Coríntios 1:2).

A questão então surgirá: e quanto a casamentos e funerais que poderiam ser considerados eventos privados, não reuniões de assembleia?

Na verdade, tanto nos casamentos quanto nos funerais, estamos nos aproximando muito do Senhor; essas funções são bem diferentes das festas de aniversário ou formaturas.

Em um casamento ou funeral, os santos se reúnem para orar, ler a Palavra de Deus, pregar o evangelho e estar na presença de Deus em busca de consolo.

Tanto o casamento dos crentes quanto o funeral de um santo falecido podem ser incluídos na expressão “quando vos reunirdes.”

(1 Coríntios 11:17, 18, 20, 22, 33, 34).

Muitos bons irmãos listaram as várias reuniões da assembleia conforme retratadas no NT, mas o fato de que casamentos e funerais não estão em sua lista não exclui o fato de que essas funções podem ser consideradas extensões de nossas reuniões. Essas ocasiões são mais do que reuniões familiares para fins sociais; são casos em que a assembleia se reúne para buscar a bênção de Deus sobre uma união matrimonial ou o testemunho e conforto de um funeral.

O comentário sobre 1ª Coríntios de Jack Hunter na série: “Conheça a sua Bíblia”, é muito útil aqui: “Deve ser declarado que o Novo Testamento não sabe nada sobre uma reunião dos santos ser de uma ordem ou nível diferente de outra… Nem é a presença do pão e do cálice, mas a presença de Deus, que torna  sagrada a assembleia.”

Em outras palavras, quando nos reunimos para um casamento ou funeral, estamos na presença de Deus e devemos observar as mesmas normas de comportamento e vestuário.

Quão desrespeitoso e irreverente seria se os irmãos (homens) passassem todo o casamento ou o funeral com a cabeça coberta; da mesma forma, quão irreverente seria para as irmãs entrarem com a cabeça descoberta em uma reunião que se destina especificamente a unir um irmão e uma irmã em um relacionamento no qual a liderança é exemplificada.

A Palavra de Deus marca claramente a diferença entre homens e mulheres. Nossa sociedade norte-americana está fazendo o possível para obscurecer as diferenças entre os gêneros.

Vamos, como crentes, seguir a Palavra de Deus.

Casamentos e funerais podem ser considerados extensões de reuniões de assembleia onde os santos se reúnem para esperar em Deus por Sua bênção e, no caso do funeral, para lembrar Sua bondade e graça em salvar o irmão ou irmã que partiu.

Reverência, respeito e piedade devem marcar o dia. Não precisamos de mundanismo e irreverência para estragar estes dias importantes.

Casamentos e funerais também têm um aspecto pessoal e privado. Não há razão para que, com um pouco de imaginação e preparação, não possamos acrescentar o toque pessoal sem violar os princípios da Palavra de Deus.

A recepção do casamento e o lanche após o funeral tendem a ser menos formais e mais descontraídos, proporcionando assim oportunidades para expressões pessoais de felicitações em casamentos ou condolências após um funeral.

Por Ritchie

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com