O A-MILENIALISMO NEGA A VERDADE DISPENSACIONAL

A Bíblia revela Deus como sendo ordeiro, metódico e progressista em todos os Seus caminhos. No primeiro capítulo de Gênesis, isto está muito bem ilustrado, onde descreve os seis dias da criação. Cada dia viu seu trabalho particular realizado e tudo culminou no homem como a coroa da criação.

As mesmas características de ordem, método e progressão podem ser vistas na história humana. A grande procissão dos séculos, não é uma marcha desorganizada de anos. O tempo é dividido em “Eras” ou “Dispensações”. A palavra “Dispensação” é um termo perfeitamente bíblico. Representa uma palavra que ocorre sete vezes no Novo Testamento. É traduzido como “Mordomia” em Lucas 16 versos 2, 3 e 4; e “Dispensação” em 1ª Coríntios 9 verso 17; Efésios 1 verso 10; Capítulo 3 verso 2; e Colossenses 1 verso 25. O significado literal da palavra é “Ordenação, gerenciamento ou administração de uma casa”. Portanto, não denota estritamente um período de tempo, mas o usamos para referir-se ao método ou maneira de Deus lidar com o homem em qualquer época específica. Ao todo, existem sete grandes “Eras” ou “Dispensações” sucessivas. Esta, acreditamos, é a visão simples da história bíblica.

Os A-Milenistas, no entanto, não veem as coisas assim, embora seja realmente difícil de entender como eles falham em fazê-lo. Eles não apenas ignoram as grandes distinções dispensacionais, mas negam que elas existam. “Não existe”, declaram eles, “nenhum plano dispensacional presente nas Escrituras”. Dizer que existe é “tudo um erro”. “Estamos todos errados”, afirmam eles, “ao pensar que o Antigo Testamento apresenta uma série de Dispensações, e que no Novo Testamento encontramos pessoas passando de uma dispensação para outra”.

Mas, uma vez que enfatizam a unidade do propósito de Deus desde a queda do homem até o estado eterno, eles falham em fazer qualquer distinção entre o programa de Deus para Israel e aquele para a Igreja, e apesar das contradições que tal método acarreta, eles persista nisso.

Quanto a um futuro milênio terrestre, é visto por eles como sendo uma mera “noção”, baseada na interpretação encontrada na Bíblia Scofield.

Mas, qual é então o testemunho das Escrituras?

As Escrituras reconhecem, “Eras” ou “Dispensações” distintas? Afirmamos que sim!

É verdade que não nos fornece uma lista formal destas dispensações, mas nenhuma tabela desse tipo é fornecida em conexão com muitas outras doutrinas bíblicas. No entanto, reconhece e diferencia cuidadosamente as grandes eras históricas. Para ter uma compreensão clara destes é necessário “manejar bem a palavra da verdade” (2ª Timóteo 2 verso 15).

Esta expressão, é claro, aplica-se a mais do que a verdade dispensacional. Aplica-se a todas as doutrinas bíblicas, cada uma das quais deve receber o seu devido lugar e ser mantida em equilíbrio adequado com outras doutrinas. Nada, porém, é mais importante do que uma apreensão inteligente dos grandes períodos de tempo e das suas respectivas características.

Na verdade, sem isso, é impossível evitar total confusão de pensamento no estudo das Escrituras.

A Bíblia fala de Eras passadas (Efésios 3 verso 5; e Colossenses 1verso 26); fala da Era atual (Romanos 12 verso 2; e 2ª Coríntios 4 verso 4; Gálatas 1 verso 4; Efésios 1 verso 21; Capítulo 2 verso 2; Capítulo 6 verso 12; e Tito 2 verso 12); e fala  de uma Era futura em (Efésios 1 verso 10, que diz “a dispensação da plenitude dos tempos”; e no Capítulo 1 verso 21, diz: “aquela (Era ou idade) que há de vir”; em Hebreus 2 verso 5 fala do: “mundo (“a terra habitada ”) por vir”).

Na maioria dessas passagens a palavra “mundo” é corretamente traduzida como “idade” em algumas versões.

Referências as expressões, “tempos”, “estações” e “dias” nas Escrituras poderiam ser adicionadas aqui, mas alguns desses termos são usados ​​para denotar períodos judaicos ou gentios que não são de grande importância, por isso não os incluímos.

Com facilidade encontramos na Bíblia sete dispensação:

1ª. A Dispensação da Inocência, que vai da Criação à Queda.

2ª. A Dispensação da Consciência, que vai de Caim ao Dilúvio.

3ª. A Dispensação do Governo Humano, que vai de Noé a Babel.

4ª. A Dispensação da Promessa. Que vai de Abraão ao Êxodo.

5ª. A Dispensação da Lei, que vai de Moisés a Cristo.

6ª.A Dispensação da Graça, que vai de Cristo até o Segundo Advento.

7ª. A Dispensação do Governo Justo, ou Milênio, que vai do Segundo Advento até o fim dos Mil Anos.

Um pouco de estudo diligente deverá satisfazer qualquer leitor bíblico sincero e imparcial de que esta lista, são as grandes Eras ou Dispensações da história humana.

As Escrituras ensinam que estas Eras foram divinamente planejadas. Hebreus 1 verso 2, diz: “Ele fez os séculos”; e capítulo 11 verso 3, diz que as “eras foram estabelecidas”.

Sabemos, é claro, que a palavra “idades” aqui, é entendida por muitos como significando “o universo”.

Os Pais Gregos, no entanto, viram na palavra o seu significado original, “Idades do Tempo”, e Vine e outros comentaristas confiáveis ​​concordam que o fator tempo está incluído nela.

Além disso, estas “Eras” exibem uma ordem, um método e um propósito progressivo divinos maravilhosos. O homem que, num período de tempo ou no outro, em que foi testado de uma forma ou de outra, revelou-se um completo fracasso. No entanto, Deus, em infinita sabedoria, paciência e amor, mudou, era após era, Sua maneira de lidar com ele, tudo para proporcionar oportunidade para mais testes de obediência. Não sugerimos que Deus alguma vez tenha mudado, e afirmamos que existe apenas um Evangelho, embora tenha vários aspectos, mas os métodos de Deus, variam de acordo com as necessidades humanas. Não há espaço aqui para elucidar detalhes, mas um pouco de reflexão também mostrará que estas “Eras”, têm certas características em comum. No início de cada uma, Deus faz uma nova abordagem ao homem, concede-lhe uma nova revelação de Si mesmo e confia uma nova mordomia aos líderes escolhidos. Durante cada “Era”, o homem revela-se um completo fracasso e torna-se apóstata. Consequentemente, cada “dispensação” termina em julgamento, que define claramente o seu prazo.

No estudo da Bíblia é importante lembrar que sim, é o contexto em cada caso que determina o sentido em que uma palavra é usada. O mesmo acontece com a palavra “Idade”. Em algumas passagens todo o tempo presente e futuro são descritos como uma “Era”. Assim, em Lucas 20 versos 34 a 36, lemos: “Os filhos deste século casam-se e são dados em casamento. Mas aqueles que forem considerados dignos de alcançar o século vindouro e a ressurreição dentre os mortos, não se casarão nem serão dados em casamento, porque eles serão iguais aos anjos.” Aqui o Tempo e o Estado Futuro são descritos como “Eras”, separadas pela ressurreição.

O escritor aos Hebreus 9 verso 26, por outro lado, nos diz que foi no “fim dos tempos”, (observe o plural), que Cristo morreu. Isto, no entanto, não significa, como afirma um A-Milenista, que “a encarnação de Cristo introduziu os períodos finais da história do mundo”. A palavra “fim”, aqui é traduzida como “consumação”, em algumas traduções.

Vine em dicionário bíblico, diz: “Não denota um término, mas um encaminhamento dos eventos até o clímax designado”.

Foi no “cabeçalho” das épocas anteriores, quando os propósitos do amor Divino atingiram seu grande objetivo, que nosso Senhor foi crucificado; e todo o futuro olhará para trás, para Seu Primeiro Advento como sendo “a consumação dos tempos”. O grande centro espiritual e ápice do “Tempo”, foi a Cruz. Tudo, por um lado, era preparatório e para ele convergia; tudo, por outro lado, irradia dEle. “A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1 verso 17). Se a palavra, “consumação”, significa um fim, então a história humana deveria ter terminado na Cruz.

É verdade que João diz: “É a última vez”, em (1ª João 2 verso 18), mas isso também não significa, como afirma confiantemente outro A-Milenista, que “o período em que vivemos é o último programa no plano divino”. Pelo contrário, significa que é o último período antes de Cristo vir à terra para estabelecer o Seu reino. O argumento de que este é o período final visa livrar-se do Milênio, mas as Escrituras ensinam claramente o futuro reinado terrestre de Cristo. Será “o mundo (a terra habitada) por vir, do qual falamos” (Hebreus 2 verso 5).

Na primeira dispensação, o governo da terra nas mãos de Adão (Hebreus 2 versos 6 a 8) falhou devido ao seu pecado. Portanto, “ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele”, (verso 8).

Contudo, pela morte de Jesus (verso 9), “o último Adão”, recuperou a soberania perdida da terra, e o oitavo Salmo, do qual o escritor ao Hebreus cita nos versículos 6 a 8, encontra a sua gloriosa realização nEle, o “Filho do Homem”.

Nenhum argumento honesto ou justo pode fazer com que a expressão, “a terra habitada que está por vir”, signifique este período do Evangelho; e uma vez que deve estar sujeito ao “Filho do Homem”, não é o Estado Eterno, pois então “Ele entregará o reino a Deus, o Pai”, como lemos claramente em, (1ª Coríntios 15 verso 24).

A referência, portanto, é claramente à última dispensação na terra, quando “Ele derrubará todo governo, toda autoridade e poder” (1ª Coríntios 15 verso 24), e triunfará onde o primeiro Adão falhou. Na inauguração desse reinado, Deus “trará novamente o Primogênito à terra habitada”, (mesma palavra encontrada em Hebreus 2 verso 5), e “todos os anjos de Deus”, não apenas uma multidão, como em Seu Primeiro Advento, “o adorarão”, (Hebreus 1verso 6).

Desejamos, no entanto, deixar igualmente claro nesta conjuntura que não acreditamos no que é geralmente denominado, “Ultra-Dispensacionalismo”. Este é o ensinamento defendido pelo falecido, Ethelbert William Bullinger, que foi um clérigo anglicano e professor de estudos bíblicos. Segundo ele, os Quatro Evangelhos são judaicos, e não se aplicam de forma alguma aos dias de hoje. Também, Atos dos Apóstolos cobre um, camado por ele, “período de transição”, e somente quando chegamos às Epístolas da Prisão é que a, “ Dispensação do Mistério”, é revelada. Assim começou a Igreja que é o Corpo de Cristo, como se afirma, não no Dia de Pentecostes, mas cerca de trinta anos depois. Quanto às ordenanças, Batismo e Ceia do Senhor, pertencem ao período de Atos e não têm lugar agora, sendo esta uma dispensação espiritual.

É com total falta de confiança que vemos as sutis distinções que os Ultra-Dispensacionalistas imaginam discernir na Palavra de Deus. Esses professores levam seus princípios a extremos antibíblicos, e na profecia, como na verdade da Igreja, e em qualquer outra linha de verdade, os extremos antibíblicos são errados e perigosos. Eles levam ao erro e a todos os tipos de inconsistências. Certos pontos da doutrina são muito enfatizados, enquanto outros pontos de fé e moral, talvez de maior importância, são ignorados. Não só isso, eles levam a conflitos, amargura e divisão entre aqueles que deveriam ser marcados pelo amor. Portanto, extremos antibíblicos devem ser evitados. O Ultra-Dispensacionalismo leva as coisas a um extremo errado. O ensino que ignora ou nega as diferenças dispensacionais leva-as ao extremo oposto, e é isso que o A-Milenismo faz. A Verdade que acreditamos, está entre estes dois extremos.

Por William Bunting

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com