Atributos de Deus - Deus é Onipotente

Um atributo exclusivo da divindade é que Deus é Todo-Poderoso. Ele é o Deus Onipotente, com poder para fazer todas as coisas de acordo com Seu caráter. Isto se reflete em Seu título El Shaddai, dado pela primeira vez a Abrão: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso” (Gênesis 17 verso 1), e usado frequentemente no livro de Jó: “Tocando no Todo-Poderoso, não o podemos descobrir; Ele é excelente em poder” (Jó 37 verso 23). O ato Onipotente de criação de Deus demonstra particularmente “seu eterno poder e divindade” (Romanos 1 verso 20), deixando o homem sem desculpa. Como Criador, Ele criou o mundo: “Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo apareceu” (Salmos 33 verso 9).

No Salmo 139, Davi contempla atributos da divindade, incluindo Onisciência (versos 1 a 6), Onipresença (versos 7 a 12) e depois Onipotência (versos 13 a 18) em relação ao poder criador de Deus, que Davi aprecia em relação ao seu próprio ser pessoal.

O poder criador divino estava operando em sua formação e proteção pré-natal: “Tu me cobriste no ventre de minha mãe” (Salmo 139 verso 13).

Tudo estava oculto ao olhar do homem, mas supervisionado pelo Deus onipotente quando ele foi “feito de maneira assombrosa e maravilhosa” (verso 14) e “curiosamente trabalhado” (verso 15), como um pedaço de bordado, feito para o próprio prazer de Deus e propósito.

Deus “moldou” nossos membros (verso 16), assim como o oleiro molda soberanamente o barro, de acordo com um padrão escrito em Seu próprio livro de designer.

Desde o momento da concepção, todos os seres humanos individuais são um produto da formação e do desígnio divinos, um testemunho do poder criador de Deus. Em vista de tal obra divina pré-natal, a ideia de abortar seres humanos em gestação é abominável.

Passagens do Novo Testamento atribuem a obra passada da criação ao Filho de Deus (Colossenses 1 verso 16) e declaram Seu poder criador contínuo e presente (Colossenses 1 verso 17; Hebreus 1 verso 3). Muitas vezes, quando o Senhor Jesus agiu como Homem neste mundo, Ele demonstrou esse poder divino sobre a criação física animada e inanimada. Os discípulos ficaram maravilhados quando Ele acalmou a tempestade no lago, e a criação foi imediatamente obediente à palavra falada pelo Criador. Sua Onipotência foi ainda demonstrada ao curar todos os que foram trazidos a Ele com diversas doenças, e quando Ele ressuscitou os mortos de volta à vida.

A Onipotência criadora do Salvador foi particularmente demonstrada no Calvário. As Escrituras dizem: “Ele foi crucificado em fraqueza” (2ª Coríntios 13 verso 4), permitindo que homens ímpios O amarrassem no Getsêmani e, por fim, O pregassem na cruz. Mas em tal fraqueza aparente, na hora nona Ele clamou da cruz em alta voz, e a criação respondeu com um poderoso terremoto; os túmulos dos santos foram abertos e o véu do templo foi rasgado em dois, de alto a baixo. “Ora, quando o centurião e os que estavam com ele, observando Jesus, viram o terremoto e as coisas que aconteciam, temeram muito, dizendo: Verdadeiramente este era o Filho de Deus” (Mateus 27 verso 54). Esta demonstração da Onipotência divina é verdadeiramente reconfortante para todos os crentes; nosso bendito Salvador estava em completo controle na cruz, e foi em toda a Sua Onipotência que Ele então inclinou Sua cabeça em um lugar de descanso, entregou Seu Espírito nas mãos de Seu Pai e voluntariamente foi para a morte.

Ao pensarmos neste atributo divino da Onipotência como uma verdade que ancora todos os crentes, lembramo-nos do ensino do apóstolo Paulo em Efésios. A oração de Paulo é que possamos saber “qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder” (Efésios 1 verso 19). Esse grande poder foi operado em Cristo, em Sua gloriosa ressurreição dentre os mortos, e em Seu lugar de exaltação glorificada, entronizado à direita de Deus, muito acima de tudo, com todas as coisas debaixo de Seus pés (Efésios 1 versos 20 a 22). A suprema grandeza do poder de Deus levou nosso Salvador do túmulo ao lugar mais alto no céu, o trono de Deus, de acordo com a justiça divina, pois Ele é digno de ser “será exaltado, e elevado, e mui sublime” (Isaías 52 verso 13).

Em Efésios 2, esse mesmo grande poder de Deus operou sobre os crentes em nossa salvação, de acordo com a graça divina. Estando espiritualmente “mortos em ofensas e pecados” (verso 1), precisávamos ser vivificados espiritualmente, “vivificados… com Cristo” (verso 5), e então Ele “nos ressuscitou juntamente e nos fez sentar juntos nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (verso 6). O poder de Deus exaltou espiritualmente os crentes a um lugar de suprema bênção celestial, unidos a Cristo, onde desfrutamos “todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1 verso 3). A obra satânica tenta se opor - “espírito que agora opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2 verso 2), mas o poder de Deus sempre prevalecerá na salvação de cada crente, “pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, que Deus já preparou, para que andássemos nelas” (verso 10).

Este lugar elevado de bênção espiritual presente, indissoluvelmente unido ao Homem Jesus Cristo ressuscitado e glorificado que está exaltado à direita de Deus, é verdadeiro para todo crente no Senhor Jesus posicionalmente. Na mente e no propósito de nosso Deus, já estamos lá no céu com Seu Filho, pois o Pai nos vê como estando “em Cristo”, eternamente unidos a Ele. A bendita verdade é que nunca podemos ser relegados deste lugar de bênção exaltada, pois como crentes “somos guardados pelo poder de Deus através da fé para a salvação pronta para ser revelada no último tempo” (1ª Pedro 1 verso 25). A verdade de que Deus é Onipotente é um atributo divino que nos ancora eternamente em Cristo.

Mas enquanto ainda vivemos fisicamente neste mundo, aguardando a nossa redenção corporal na vinda do nosso Salvador, os crentes enfrentam muitos desafios. A verdade de que Deus é Onipotente significa que Ele é capaz de atender às nossas necessidades: “Ora, àquele que é poderoso para fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós” (Efésios 3 verso 20).

Que possamos unir-nos ao profeta Jeremias, e dizer: “Ah, Senhor DEUS! Eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e braço estendido, e não há nada demasiado difícil para ti” (Jeremias 32 verso 17). Não devemos cair no pecado de incredulidade de Israel, questionando a capacidade do nosso Deus de nos ajudar, pois “para Deus todas as coisas são possíveis” (Mateus 19 verso 26). Dizemos com o salmista: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo habitará à sombra do Todo-Poderoso” (Salmos 91 verso 1). Cantamos com as multidões das hostes celestiais: “Aleluia, porque o Senhor Deus Onipotente reina” (Apocalipse 19 verso 6).

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com