Atributos de Deus - Deus é Imutável

O que é imutabilidade?

A imutabilidade é o aspecto do caráter de Deus que nos mostra que Ele é confiável. Um Deus imutável é aquele que não muda e não pode mudar. O próprio Senhor define este atributo: “Porque eu, o Senhor, não mudo; portanto, vós, filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3 verso 6).

Embora à primeira vista isso possa parecer uma descrição de um deus estóico ou até mesmo sem vida, é a razão pela qual ainda podemos confiar nEle como um Deus que dá vida. O peso, ou a importância da imutabilidade, permeia as páginas das Escrituras e deve refletir-se diariamente no nosso relacionamento com Ele. Isto se tornará evidente à medida que considerarmos o porquê, onde e como desta grande doutrina.

Por que a imutabilidade é tão importante?

Considere o oposto da imutabilidade. Imagine um Deus cujo caráter muda. Dependendo do clima ou das circunstâncias, esta divindade usaria padrões diferentes para as mesmas situações. Para dar um exemplo mais concreto, considere Abraão. Quando ele deixou Ur, seguindo o Senhor “sem saber para onde”, ele sabia que o terreno e os problemas mudariam drasticamente desde o seu início confortável. Contudo, se Abraão tivesse a menor noção de que as promessas de uma grande nação e de um grande nome nada mais eram do que uma pequena possibilidade, ele não teria partido, e com razão. O caráter imutável de Deus garante Seu amor e cuidado, não apenas de Ur a Canaã, mas também de onde você está até onde Ele o chama. Por que a imutabilidade é tão importante? Sem ela, a nossa confiança em tudo o que Deus prometeu fazer é infundada.

Onde a imutabilidade é encontrada?

Ambos os Testamentos das Escrituras estão repletos de evidências desse atributo. Além da afirmação inequívoca encontrada em Malaquias, há outras que, embora menos explícitas, não deixam espaço para negar a Sua imutabilidade: “Lembra-te das coisas antigas, porque eu sou Deus e não há outro; Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim, que anuncio o fim desde o princípio, e desde os tempos antigos as coisas que ainda não aconteceram, dizendo: O meu conselho permanecerá de pé e farei toda a minha vontade... sim, eu falei isso, eu também farei com que isso aconteça; Eu o propus, também o farei” (Isaias 46 versos 9 a 11).

Passando dos Profetas para os Salmos, encontramos esta nota de confiança no “Lamento do Patriota”: “Eles perecerão, mas tu permanecerás; sim, todos eles envelhecerão como uma roupa; como uma veste os mudarás, e eles serão mudados; mas tu és o mesmo, e os teus anos não terão fim” (102 versos 26 e 27).

O testemunho do Novo Testamento sobre esta doutrina é encontrado nas primeiras epístolas: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto e descem do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de mudança” (Tiago 1 verso 17). O irmão do Senhor Jesus dá o exemplo do sol que, do nosso ponto de vista, se move, muda e até desaparece por um tempo. Tiago parece estar “declarando a 'soberania de Deus sobre as estrelas'... enquanto elas estão sempre em movimento, ele nunca muda, seja em si mesmo... ou em suas relações com seu povo”.

Existe algum sentido em que Deus muda?

Antes de concluir com uma nota prática, é importante abordar o tema do arrependimento de Deus. Este conceito é encontrado em 1ª Samuel 15 versos 10 e 11: “Então veio a Palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de ter constituído Saul como rei”. O que devemos fazer com a suposta discrepância entre esta afirmação e o que o profeta diz mais adiante neste capítulo?

Pois lemos: “E também a Força de Israel não mentirá nem se arrependerá; porque Ele não é homem para que se arrependa”. (1ª Samuel 15 verso 29)

Primeiro, é importante permitir que o capítulo fale como um todo antes de investigarmos palavras individuais. O profeta não está falando ao acaso, fazendo declarações ousadas e contraditórias, sem levar em conta a congruência teológica. No início do capítulo, no (verso 11) ele quer enfatizar “a tristeza do amor divino pela rebelião dos pecadores”, e não a dor de um fracasso político interno.

Como nós sabemos disso? Uma definição de termos ajudará.

A palavra hebraica usada para arrependimento nos versículos 11, 29, 35, é a mesma; (que também é usada em Gênesis 6 verso 6).

Isto representa um problema para os leitores casuais e indiferentes, que a nossa era saturada de informação criou.

Parece que o profeta Natã percebeu o leitor confundindo nosso arrependimento, com o arrependimento de Deus.

Para evitar confusão, ele faz a declaração definitiva “porque ele não é homem, para que se arrependa” (1ª Samuel 15 verso 29), ou seja, embora seja a mesma palavra hebraica, Deus não se arrepende da mesma maneira que o homem.

O arrependimento de Deus não pressupõe qualquer variação em Sua natureza ou em Seus propósitos. Neste sentido, Deus nunca se arrepende de nada.

Arrependimento (no Hebraico: nicham), neste sentido, expressa dor e angústia pelas falhas do homem, pois Ele, Deus não tem nenhuma dessas fraquezas para se arrepender.

Como é que isso me afeta?

A imutabilidade de Deus não apenas confirma Seu cuidado constante, mas também a realização consistente de Seu propósito eterno. Uma coisa que você aprende rapidamente quando você tem uma família jovem é a necessidade que seus filhos têm de consistência em todos os aspectos de suas vidas. Não há diferença quando se trata dos filhos de Deus, e talvez o aspecto mais reconfortante da imutabilidade de Deus é que isso nos mostra que Ele é um Deus consistente. Considere isso ao ler Romanos capítulos 9 a 11. Deixando de lado as complexidades, o objetivo da seção é a consistência da palavra e do caráter de Deus.

Em relação à pergunta “Existe um futuro para Israel?” Paulo responde desta forma: “E assim todo o Israel será salvo; como está escrito: O Libertador virá de Sião, e afastará de Jacó a impiedade; porque esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados” (Romanos 11 versos 26 e 27). A aliança foi feita. Sua palavra foi dada. O seu propósito para Israel é consistente – o mesmo hoje como quando foi falado por Jeremias há mais de 2.600 anos. Da mesma forma, Sua palavra a respeito do seu futuro será sempre a mesma: “Eu o propus, também o farei” (Isaías 46 verso 11).

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com