Atributos de Deus - Deus é Autossuficiente

A nossa Bíblia começa dizendo: “No princípio Deus”. (Gênesis 1 verso 1)

Temos apenas três palavras e a Bíblia já está nos confrontando com a asseidade de Deus.

A expressão “Aseidade”, significa “Auto-existência”, um conceito difícil de compreender num mundo onde nada é auto-suficiente. Tudo o que vemos tem uma fonte, uma causa, um lugar e uma hora onde começou. Tudo tem um começo, exceto Deus.

Até as crianças pequenas entendem e esperam a causalidade. Como jovem pai, a vida está cheia de perguntas das cianças, como: “Pai, de onde vem o sol?”

Eventualmente, e muitas vezes num domingo, ao que parece, a pergunta inevitável é feita: “Pai, de onde vem Deus?” Um rostinho doce olha para o meu com simples sinceridade, aguardando a resposta. “Deus não vem de lugar nenhum, querido. Ele sempre existiu.”

Há uma breve pausa enquanto a resposta é recebida com admiração silenciosa. Até o sol brilhante e poderoso tem uma fonte, mas Deus sempre esteve lá? Por um momento ela pondera sobre o imponderável antes de se afastar com uma admiração infantil. Não temos uma categoria natural para Alguém que nunca começou – para Algo que existe por si só – mas é exatamente assim que Deus é.

Quando tudo começou, Deus já estava lá. Ele é eternamente Autossuficiente e Independente. Somente através da fé podemos abraçá-Lo como Ele realmente é (Hebreus 11 verso 6).

Vamos considerar mais algumas frases das Escrituras que fornecem pequenos vislumbres de nosso Deus Autossuficiente.

Lemos em Êxodo: "Qual é o nome dEle?" (Êxodo 3 verso 13).

Moisés era um pastor solitário no deserto, parado perto de uma sarça ardente, quando Deus invadiu sua vida com uma missão assustadora: “vá e diga ao Faraó para deixar seus escravos irem”. Moisés tinha bons motivos para hesitar. Anos antes, ele havia fugido do Egito, temendo pela sua vida.

Sua resposta foi de incredulidade:

“Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Êxodo 3 verso 11).

“Sou apenas um expulso do Egito (Êxodo 2 verso 15), um pastor humilde (Êxodo 3 verso 1), um gago (Êxodo 4 verso 10), um herói indesejado (Êxodo 2 verso 14).”

A resposta de Deus foi uma promessa:

“Eu serei contigo” (Êxodo 3 verso 12), que apontou Moisés para uma pergunta melhor: “Quem és Tu?” A resposta veio: “EU SOU [o que] SOU... Dize aos filhos de Israel: 'EU SOU enviou-me a vós'” (Êxodo 3 verso 14).

Deus é o, "Eu sou." A simplicidade disso é impressionante. É a frase completa mais curta em português, contendo apenas duas palavras compostas por cinco letras no total, mas quando pronunciada por Deus em Auto-revelação transmite uma verdade imensa.

Seu nome é “Eu sou”. Você já se apresentou simplesmente como “eu sou”? Sempre adicionamos um qualificador no final, mas para o Deus da eternidade, nenhum qualificador é necessário. Ele simplesmente é – Imutável, Independente, Não Derivado; Autossuficiente, Autossustentável e Auto-satisfeito. Ele é o, "Eu sou."

Lemos no Evangelho de João: “Nele estava a vida” (João 1 verso 4).

Como o “Eu Sou”, Sua vida não é de forma alguma contingente, vacilante. Ele não depende de ninguém nem de nada. Ele não precisa do apoio dos homens (Jeremias 10 verso 1-16).

Ele existe independentemente de Si mesmo (Salmos 50 versos 10 a 12; Atos 17 versos 24 e 25).

Todos os outros seres recebem sua vida de uma fonte externa. Somos “almas viventes” porque Deus nos deu “o fôlego de vida” (Gênesis 2 verso 7), e todos os dias, essa vida depende de ar para respirar, água para beber, comida para comer, abrigo para proteger, calor para ficar quente e muitas outras coisas. Esta vida derivada torna-nos responsáveis, como seres humanos, Àquele que a dá a nós e a sustenta pelo Seu poder. Mas ninguém sustenta Deus! Somente ele tem imortalidade (1ª Timóteo 6 verso 16).

Somente Ele tem vida em Si mesmo (João 5 verso 26) e, portanto, não presta contas a ninguém.

Só pode haver um Ser verdadeiramente inexplicável e não derivado: o próprio Deus. Todo o resto, em última análise, deriva Sua vida e, portanto, é responsável para com, “o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim... o Senhor que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso” (Apocalipse 1 verso 8)..

Lemos no Evangelho de João: “Vimos a Sua glória” (João 1 verso 14).

Mas a nossa consideração da auto-suficiência de Deus seria incompleta sem contemplar também a glória da Encarnação. Se a “Asseidade” de Deus é a Sua independência última, a Sua liberdade total para fazer tudo o que Ele quiser; então, o que Ele escolheu fazer com essa liberdade? Ele desceu voluntariamente à terra na pessoa de Seu Filho, para viver uma vida de perfeita dependência e depois morrer pregado numa cruz de madeira.

No Calvário, vemos o poderoso Filho de Deus, ferido e espancado por homens insignificantes e ímpios, cujas vidas Ele sustenta (João 19 verso 11).

Observe as profundezas da Sua Pessoa:

No Getsêmani, um anjo O fortalece (Lucas 22 verso 43).

Quando Ele foi preso, Seus captores O amarraram (João 18 verso 12).

Ao longo do caminho, Simão carrega a Sua cruz (Lucas 23 verso 26).

Naquela cruz, Ele tem sede (João 19:28).

Ele sente dor (Salmos 22 verso 14).

Ele clama em abandono (Mateus 27 verso 46).

Nossas mentes lutam para alinhar essas cenas com a grande verdade de Sua Asseidade, mas uma coisa é certa: Seu amor foi totalmente gratuito – irrestrito, imerecido, mas generoso com você e comigo. No final, só podemos recuar maravilhados diante do mistério: “Deus se manifestou em carne” (1ª Timóteo 3 verso 16).

Sua força poderosa e Autossuficiente foi revestida no Calvário com a roupagem da aparente fraqueza pela nossa redenção (2ª Coríntios 13 verso 4). No entanto, agora, por causa do Calvário, quando estamos verdadeiramente fracos, Ele nos oferece Sua grande força eterna, aperfeiçoada em nossa fraqueza (2ª Coríntios 12 verso 9).

Israel cantava: “Quem é como Tu?” (Êxodo 15 verso 11)

Nas margens do Mar Vermelho, onde os seus inimigos acabavam de ser destruídos, Israel cantava: “Quem é semelhante a Ti, Senhor? … Quem és como Tu?” (Êxodo 15 verso 11).

Séculos mais tarde, o rei Davi “assentou-se diante do Senhor”, ponderando a mesma questão enquanto se maravilhava com a graça de Deus para com sua casa (2ª Samuel 7 verso 18).

Lá ele respondeu com palavras que nossos corações redimidos ainda ecoam: “Tu és grande, ó Senhor Deus; porque não há outro semelhante a ti” (2ª Samuel 7 verso 22).

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com