Atributos de Deus - Deus é Amor

Cada página da Palavra de Deus está repleta do amor de Deus. A história de Deus é a história do Seu amor. Sem isso não haveria história. Não haveria presente. Não haveria futuro. Existimos apenas porque – Deus é amor!

Como podemos explicar isso? Como podemos descrever sua plenitude? Impossível! Não há como e a vastidão da eternidade não será suficiente. Nossas mentes só conseguem ter um vislumbre, como Moisés vendo as partes difíceis de Deus no monte. Aqui estamos nós, em todos os nossos pecados e trapos imundos, tentando compreender a grandeza do amor Todo-Poderoso – um amor muito vasto, muito infinito, muito imensurável, muito grande, muito profundo, muito alto, muito amplo e muito grande para as mentes humanas compreenderem. (Efésios 3 verso 18).

Como uma criança brincando à beira do vasto Atlântico, tocamos os dedos dos pés da compreensão nas profundezas da existência divina e procuramos, com a nossa capacidade limitada, compreender um Deus inesgotável. Mas à medida que permitimos que a sua verdade nos encha e nos lave, tornamo-nos firmemente ancorados, ancorados na nossa fé (Efésios 3 verso 17).

A Bíblia nos diz que Deus não teve começo (Salmos 90). Também nos diz que Ele é amor (1ª João 4). Seu amor, portanto, não teve começo. É a Sua natureza. Ele não aprendeu a amar. Não cresceu com o tempo ou a eternidade. Ele não passou por isso em algum momento oportuno de Sua existência eterna. Ele foi sempre e sempre o único e verdadeiro Deus de amor. É explicável? Não. É compreensível? Não. Deve ser aceito somente pela fé.

O amor de Deus é perfeita e eternamente fundado e funcional dentro dos limites de Sua própria pessoa. Ele é Autossuficiente e não precisa de nada fora de Si mesmo para preencher espaços vazios ou solitários. Tentamos compreender este amor funcional ao considerarmos a verdade da trindade: o amor entre o Pai, o Espírito e o Filho. Ao falar com Seu Pai, Jesus disse: “Tu me amaste antes da fundação do mundo” (João 17 verso 24).

Deus não precisou nos criar para se tornar mais realizado. Ele tinha tudo o que precisava, mas a plataforma da criação e da humanidade era perfeita para Ele revelar todos os Seus atributos divinos. Seja na própria criação, na escolha da nação de Israel, no envio do Seu Filho como descendente de Abraão, ou na formação da Igreja, todos fizeram parte do Seu plano ao mostrar a grandeza de quem Ele é.

A palavra hebraica “ahăbâh” (pronuncia-se “arrabá”), é uma palavra comumente usada para amor no Antigo Testamento. É uma palavra ampla que pode significar amor matrimonial, ou amor de um amigo, ou amor de uma criança, ou o amor de uma nação pelo seu líder. É a palavra usada em Deuteronômio: “O Senhor não teve afeição nem vos escolheu, porque éreis mais numerosos do que qualquer povo; porque éreis o menor de todos os povos. Mas porque o Senhor vos amou [“ahăbâh”]…” (Deuteronômio 7 versos 7 e 8). Não foi o amor que foi merecido ou conquistado, mas sim um amor que se originou do próprio caráter de Deus. Ele ama porque ama. Não é um dever, mas um afeto e sentimento genuíno que Deus experimenta. Oséias comparou o amor de Deus pelo Seu povo ao amor do marido pela esposa. Mas o amor de Deus não é apenas um sentimento; é uma ação, algo que Ele escolhe fazer conscientemente. Moisés explicou em Deuteronômio 4“ahăbâh” 37: “Porque Ele amava seus antepassados, escolheu abençoar seus descendentes”. Mesmo através do seu fracasso de Israel, discórdia, idolatria, imoralidade e maldade, Deus os amou e prometeu ser o seu Deus e cuidar deles até o fim.

No Novo Testamento, o amor de Deus é mais frequentemente descrito pela palavra grega “ágape”. Esta palavra significa escolher amar em benefício de quem o recebe e amar sem esperar nada em troca, principalmente em situações em que não há possibilidade de retribuição. A vida do Senhor Jesus é a demonstração perfeita de como esse amor foi demonstrado. Ele não apenas disse que amava – Ele fez isso! Ele tocou e curou o leproso. Ele saiu do Seu caminho pelos necessitados. Ele sentou-se e ouviu os pecadores. Ele lavou os pés dos discípulos queixosos. Ele tornou o amor de Deus visível.

Toda a vida de Jesus demonstrou a realidade do Seu amor, mas não há lugar ou tempo onde o Seu amor brilhou com uma beleza tão desenfreada do que durante os horríveis sofrimentos da cruz: “Mas Deus prova o seu amor por conosco, em que Cristo morreu por nó, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5 verso 8).

O amor do Calvário é o maior dos amores. Tudo o que Ele fez foi por amor ao Pai que O enviou. Tudo o que Ele fez foi para o Pai. Cada última pontada de sofrimento foi suportada em absoluta devoção a Ele (João 17 verso 4). Seu amor era e é completo e abrangente. Ele amava os Seus que estavam com Ele (João 13 verso 1). Ele amava Sua família e especificamente Sua mãe. Vemos isso demonstrado de maneira tão tocante na cruz (João 19 versos 26 e 27). Ele amou Seus inimigos quando eles pregaram Suas mãos e pés na cruz (Lucas 23 verso 34). Depois de 2.000 anos, Seu amor ainda é real e vibrante; nos juntamos ao apóstolo Paulo para dizer: “O Filho de Deus… que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2 verso 20).

Seu amor não só não tem começo, como também não terá fim. É a realidade de um amor eterno e infalível que nos permite viver em plenitude. Quando passarmos pelo fogo da aflição, Seu amor estará presente. Quando enfrentarmos os problemas e perplexidades da vida, Seu amor nos envolverá. Quando enfrentarmos nossos inimigos mais ferozes, Seu amor nos ajudará. Quando as coisas vão bem e a vida é boa, Seu amor será nossa força. Quando nossos amigos partirem e a solidão começar a surgir, Seu amor nos confortará. Quando chegarmos ao fim da vida, Seu amor nos levará aos reinos de Sua presença.

Voltando à minha analogia inicial, apenas molhamos os pés neste oceano de verdade, mas felizmente, teremos o resto de nossas vidas e toda a eternidade para explorar todas as profundezas do amor divino. Que nossas vidas sejam ancoradas por esta verdade e nossos corações aquecidos para a adoração.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com