Atributos de Deus - A Onisciência de Deus

Quando Deus é nosso Santo Pai, a soberania, a santidade, a onisciência e a imutabilidade não nos aterrorizam; eles nos deixam cheios de admiração e gratidão.

Um dos atributos pessoais de Deus é a Onisciência. A palavra “onisciência” vem das palavras latinas que significam “todo conhecimento”.

O que a Bíblia quer dizer quando descreve Deus como Onisciente?

Existem limites para o conhecimento de Deus?

Quais são as implicações da onisciência de Deus para nós?

Deve inspirar medo ou conforto?

Deus conhece tudo o que existe ou ocorre no universo. Nas palavras de Jó, “ele olha para os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus” (Jó 28 verso 24).

Não há lugar, objeto ou evento que esteja fora do conhecimento de Deus: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar” (Provérbios 15 verso 3).

“Ele determina o número das estrelas; ele dá a todos eles os seus nomes” (Salmos 147 verso 4).

Nenhum evento é tão insignificante nem nenhum objeto tão trivial que Deus não perceba. O Senhor Jesus disse: “Não se vendem dois pardais por um dinheiro? E nenhum deles cairá por terra sem o conhecimento de seu Pai. Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mateus 10 versos 29 e 30). O conhecimento de Deus é infinito.

Deus não apenas está ciente de todas as coisas que existem atualmente, mas Deus sabe tudo o que ocorrerá no futuro. Isso é chamado de Presciência de Deus. Deus conhece com certeza os acontecimentos do futuro e é capaz de declará-los antecipadamente: “Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim, que desde o princípio anuncio o fim e desde a antiguidade as coisas que ainda não aconteceram” (Isaías 46 versos 9 e 10). Deus conhece até mesmo as palavras que falaremos antes de abrirmos a boca: “Ainda que a palavra esteja na minha língua, eis que, ó Senhor, tu a conheces completamente” (Salmos 139 verso 4).

Deus não apenas conhece o presente e o futuro, mas também sabe o que aconteceria sob qualquer circunstância potencial. Às vezes chamado de “conhecimento médio” de Deus, este é o Seu conhecimento do que aconteceria se certos eventos acontecessem. Por exemplo, Deus revelou a Davi quais ações os homens de Queila e Saul tomariam se Davi permanecesse em Queila (1ª Sameul 23). Esse conhecimento permitiu que Davi tomasse a decisão de partir. Da mesma forma, Jesus foi capaz de afirmar inequivocamente que “se os milagres feitos nas cidades Corazim e Betsaida tivessem sido feitos em Tiro e Sidóm, eles já teriam se arrependido há muito tempo, em saco e cinza” (Mateus 11 verso 21). Isto significa que a onisciência de Deus se estende além do que acontecerá (Sua presciência) para um conhecimento de todos os eventos potenciais concebíveis em um mundo onde Ele deu ao homem o livre arbítrio.

Além disso, a Onisciência de Deus se estende até a própria alma de cada ser. Deus conhece os pensamentos, desejos, intenções e motivações de cada indivíduo. Como Davi disse a Salomão: “o Senhor sonda todos os corações e entende todos os planos e pensamentos” (1ª Crônicas 28 verso 9). O próprio Deus declarou: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo a mente” (Jeremias 17 verso 10). A Onisciência de Deus se estende até a essência de quem somos como indivíduos. “Nenhuma criatura está escondida da sua vista, mas todos estão nus e expostos aos olhos daquele a quem devemos prestar contas” (Hebreus 4 verso 13). Davi entendeu isso quando disse: “Ó Senhor, tu me sondaste e me conheceste! Tu sabe quando me sento e quando me levanto; de longe discernis os meus pensamentos” (Salmos 139 versos 1 e 2).

Em resumo, as Escrituras revelam que Deus tem completa Onisciência de cada detalhe do Seu universo. Ele conhece cada objeto, criatura, evento, ação, pensamento e motivação no universo – seja existente, futuro ou mesmo potencial. Seu conhecimento é infinito (Salmos 147 verso 5); é iletrado (Romanos 11 verso 34) e, portanto, intrínseco à Sua natureza.

Que conclusões podemos tirar da verdade de que Deus é Onisciente? Nossa primeira resposta deveria ser adoração e admiração. A Onisciência de Deus está além da compreensão humana. Como Paulo, devemos responder com admiração e louvor – “Oh, profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis ​​são os seus julgamentos e quão inescrutáveis ​​os seus caminhos!” (Romanos 11 verso 33).

Em segundo lugar, a Onisciência de Deus assegura-nos que a justiça de Deus será completa e universal. Nenhum pecado, ação errada ou má ação escapará à Sua atenção. Homens maus, como Hitler, podem escapar da justiça humana, mas nunca escaparão da justiça de Deus. Para os não salvos, a Onisciência de Deus deveria trazer medo e arrependimento a um Deus que os responsabilizará totalmente. Para o cristão, cujos pecados são perdoados em Cristo, esta verdade deve trazer sobriedade e seriedade às nossas vidas, pois cada ação e motivo serão avaliados pelo Senhor na Sua vinda. “Portanto, não pronunciem julgamento antes do tempo, antes que venha o Senhor, que trará à luz as coisas agora escondidas nas trevas e revelará os propósitos do coração. Então cada um receberá de Deus o seu elogio” (1ª Coríntios 4 verso 5).

A terceira implicação da Onisciência de Deus é que podemos ter um relacionamento aberto e transparente com Ele. Deus conhece nossos desejos mais profundos, nossas fraquezas, nossas falhas e nossos pecados. No entanto, Deus nos ama de qualquer maneira e quer um relacionamento conosco. “Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido de Deus” (1ª Coríntios 8 verso 3). Longe de nos afastar de Deus, a compreensão da Sua Onisciência liberta-nos para aprofundar a nossa relação com Ele. Davi, no Salmo 139, depois de contemplar a Onisciência de Deus, disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Experimente e conheça meus pensamentos! (Salmos 139 verso 23). Pedro também entendeu, após seu próprio fracasso, que a Onisciência de Cristo era algo em que se apoiar: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabe que eu te amo” (João 21 verso 17).

Finalmente, a Onisciência de Deus deveria ser uma fonte de grande conforto para o crente. Deus está plenamente consciente de cada evento em nossas vidas. Deus nunca é pego de surpresa por nossas falhas ou decisões erradas. Ele conhece cada resultado potencial de cada decisão que tomamos. Por causa disso, Ele é capaz de guiar e dirigir nossas vidas. Ele conhece nossas necessidades, preocupações e medos. Jesus disse: “Vosso Pai sabe o que precisam antes de pedir” (Mateus 6 verso 8).

Hagar, grávida, sozinha, marginalizada e desesperada pela própria vida, foi a primeira a proclamar a Onisciência de Deus. Ela descobriu que Deus viu sua situação e disse: “Tu és um Deus que vê” (Gênesis 16 verso 13). Também podemos ter certeza de que um Deus Onisciente nos conhece completamente e é capaz de atender a todas as necessidades.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com