"As Testemunhas de Jeová" - 30 Anos Escravo da Torre de Vigia

Um jovem bem trajado, levando uma bolsa com livros, bate à porta da primeira casa do bairro. A dona de casa abre a porta. Cortesmente ele se apresenta: Represento a Torre de Vigia. Venho a fim de pregar a mensagem do reino. Tenho um livro que quero lhe mostrar. Pode-se obtê-lo por R$ 50,00.
Aquela senhora lhe dirige algumas perguntas e ouve respostas fascinantes acerca de um "reino" por vir e como escapar da maior guerra de todos os tempos. Ela se considera muito religiosa. Todavia, para se livrar de maneira mais rápida daquele estranho, compra-lhe o livro.Com isso tornou-se automaticamente candidata a membro do grupo religioso de maior índice de crescimento no mundo: as testemunhas de Jeová.
Reconhecem-se as testemunhas de Jeová ativas,vendendo seus livros ou oferecendo seus periódicos "Despertar' e "Torre de Vigia", postos às esquinas das ruas, ou ainda, dirigindo-se às numerosas reuniões em seus "salões do reino". Seus admiráveis relatórios de vendas atestam que muitos compradores de literatura consideram-se cristãos. Por este suave caminho começam a tomarse testemunhas de Jeová.
Eu era uma pessoa assim. Cria no Senhor Jesus. Mas passei a participar desse movimento religioso em minha juventude, - trabalhava e planejava para dífundí-lo mais. Com o passar do tempo percebi que minhas atividades diligentes para essa sociedade substituíram minha comunhão com Cristo. Muito tarde descobri ser um servo obediente de um regime monstro organizado, - a Sociedade Torre de Vigia que, a si mesmo denomina-se "organização
divina", com a finalidade de introduzir a "Sociedade Novo Mundo".
Após trinta anos de escravidão intelectual e espiritual por parte dos senhores da SOciedade, cumpro, por meio desta, minha promessa dada a Deus após descobrir a farsa dessa organização, isto é, de desmascarar o movimento que, afirma ser cristão, embora: 
1- negue todas as formas de cristianismo, considerando-as como organização do diabo;
2- rogue a seus membros recusa de prestação de serviço militar, enquanto ela mesma incita francamente à luta e ao emprêgo de métodos agressivos;
3- lute incessante e altamente por sua liberdade religiosa, muito embora exerça domínio tirânico sobre as ações e mesmo pensamentos de seus membros;
4- afirme ser Cristo seu Salvador, embora negue que Ele seja Deus poderoso e salva para a vida eterna a todos os que nele crêem;
5- cite a Bíbliacom habilidade e, convencida, fala de significados gregos segundo o texto original, enquanto sua instrução na Bíblia é bem limitada; - a instrução da maioria dos testemunhas de Jeová está restrita aos livros publicados pela Sociedade Torre de Vigia e ao decorar palavras gregas impressas às margens de sua Bíblia especial "Diaqlott" e da tradução "Novo Mundo".

Perante Deus, asseguro estar dizendo a verdade com estas afirmações, como eu mesmo as tenho experimentado. Os membros diretores das testemunhas de Jeová, em seu pomposo escritório central da Sociedade Torre de Vigia, em 124 Columbia Heights, Nova Iorque, podem dizer nunca teremme conhecido ou de se tratar de alguém excluído, caído em desqraça. No entanto, nunca poderão apagar os fatos de sua história que, em pequena escala, eu mesmo ajudei a promover.
Nasci em 1905, em Jersey City nos Estados Unidos. Com nove anos de idade meus pais me levaram a seu país natal, a Alemanha, em visita a parentes.
Antes de podermos regressar eclodiu, a primeira guena mundial. Meu pai, ainda sem nacionalidade americana, foi recrutado pelo exército alemão.
A guerra grassava não longe de nossa pátria próxima à fronteira russa. Por longo tempo nada ouvimos de meu pai. Mas ele sobreviveu à guerra. Após a guerra, nossa zona foi anexada à Polônia, e, até 1921, não nos era permitido abandoná-Ia. Então, com outros fugitivos, emigramos para Berlim.
Naquele tempo contava com 16 anos de idade. Dois anos antes, havia aceito Cristo como meu Salvador, e, creio que Ele de fato havia tomado meu coração. Com outros de minha família estava a progredir espiritualmente quando fomos visitados por um senhor, vendedor de livros sobre doutrina bíblica. Dizia-se investigador da Bíblia. Nós lemos os livros. A seguir visitamos a classe local dos "investigadores da Bíblia" e, sem perda de tempo, aderimos a ela.
Além do estudo da Bíblia, andamos de casa em casa e dizíamos às pessoas a respeito de Cristo. Sei de 17 pessoas que confessaram crerem em Cristo, através de meu testemunho.
Naquele tempo nada sabia acêrca das doutrinas desonrosas a Cristo, de Charles T. Russel, o fundador americano dos "investigadores da Bíblia", nem tão pouco do poder crescente de seu sucessor em Brooklin, o juíz Joseph Franklin Rutherford.
Rutherford tinha uma vísao mundial para a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e tratados. Segundo ele cria, seu objetivo podia ser alcançado com as receitas e influências dos tratados e livros da Sociedade. Os vendedores, membros obedientes , não eram remunerados, e a maioria deles geralmente dão as receitas à sociedade. Eu mesmo, após meu horário escolar em Berlim, vendia semanalmente milhares de livros com títulos fascinantes, como "Milhões que agora vivem, nunca morrerão".
Com apenas 19 anos de idade, fui chamado ao escritório central alemão em Magdeburgo, porque era um vendedor eficaz. O interesse pelos planos de propaganda, a participação nas
vendas e uma nova sociedade mundial me fascinaram. Abandonei o estudo da Bíblia e a  oração, e quando o escritório alemão me incumbiu de visitar os grupos locais de veneráveis anciã os , a fim de admoestá-Ias; isto é, aos que resistiam à ordens crescentes de Brooklin, obedeci quase sem quaisquer remorsos de consciência.
Em princípios dos anos 20, a Sociedade Torre de Vigia comprou instalaçôes impressoras, com o que ficou habilitada a publicar quantidades enormes de revistas e livros a custos baixos.
Esse material, vendido ao público e estudado pelas testemunhas era o principal veículo de instrução e propaganda. Cada novo plano publicitário, consagrado com um verso das Sagradas Escrituras, aparecia nessas publicações, para ser executado pelos membros fiéis.
Hoje isso ainda é procedido assim. O contrõle crescente de Brooklin, através de relatórios de tempo, tabelas de progressão de vendas, além de funcionários imperiosos, me repeliram de tal sorte, que, em 1927, regressei à América a fim de conseguir minha liberdade.
Por 6 anos consegui me distanciar do movimento. No entanto, meu pai e alguns de meus parentes, que também voltaram à América, eram membros ativos. Eles e os guias da Sociedade me impeliram a reingressar. Finalmente o fiz.
Tornei-me vendedor de livros "pioneiro" em Georgia, Nova Iorque, Nova Jersey e Ohío.
Como retribuiçãoao meu êxito de vendas e de formação de novos grupos locais de testemunhas, em 1937 fui convidado pessoalmente a trabalhar no escritório central.
Este era organizado como o de Magdeburgo e até com um sistema de espionagem, para acusar os membros em desacordo com os pensamentos da organização. Já após curta estadia, pedi insistentemente por outras tarefas. Tanto na Alemanha como nos Estados Unidos, percebi a lenta transição de contrõle dos grupos locais para os membros do escritório central. Primeiramente foram introduzidos os relatórios escritos sobre serviços prestados; posteriormente os anciãos locais eleitos foram substituídos por diretores de serviço do escritório central. Lições bíblicasdominicais foram substituídas por estudos da revista 'Torre de Vigia". Em 1938, a Sociedade passou a exigir de cada grupo de testemunhas de Jeová submissão a todas as instruções e prescrições futuras da sociedade. Com isso desapareceu o último vestígio da relação com Cristo. A nova exigência era obediência absoluta à teocracia e a seus planos grandiosos para organização da nova sociedade mundial.
Esta organização mundial seria a organização do rei Cristo Jesus, que, segundo afirmam, iniciou o reinado na terra em 1914 . Todos os aderentes aos testemunhas de Jeová escaparão à luta vindoura do Armagedom e viverão pacificamente no reinado rnílenar.
A doutrina das testemunhas afirma que somente 144.000 dos fiéis irão ao céu, para dominarem sobre a criação. Destes, como consta, atualmente ainda vivem 20.000. Desarte, 680.000 dos presentemente 700.000 batizados devem se contentar em serem servos de seus soberanos celestiais, na nova sociedade mundial.
Adoutrina está em oposição a João 14:3 e muitas outras passagens das Escrituras. As testemunhas de Jeová também estão em oposição à doutrina da Trindade, do inferno como lugar
de castigo pelos pecados, da fé em Cristo como garantia da vida eterna. Enquanto grotescamente desprezam a fé cristã histórica, as testemunhas de Jeová afirmam que suas doutrinas estranhas têm a Bíblia por fundamento!
Algumas pessoas são atraídas pelas doutrinas das testemunhas de Jeová, mas muitas outras são angariadas inteligentemente pela organização, antes de conhecerem seu conceito sobre as Sagradas Escrituras e seus costumes. A astúcia satânica da sociedade para angariar membros, me lembra as táticas de lavagem de cérebro, praticados por regimes totalitários.
Descrevo agora, como trabalham, assim como eu mesmo o pratiquei:

Primeiro passo: levar um livro ou uma revista a novas mãos e residênciais. A maioria das pessoas, mesmo cristãos professos, conhecem sua Bíblia muito superficialmente para não serem alertados pelas doutrinas estranhas da sociedade.

Segundo passo: animar à leitura e ao estudo das publicações da Sociedade, por ocasião de uma segunda visita. Nessas visitas o apetite do candidato é estimulado à mão de observações dramáticas sobre acontecimentos mundiais, conversas simpáticas acêrca de problemas pessoais e promessas de esperança com vistas à libertação pela "fé do reino".

Terceiro passo: conseguir a concessão para "estudo bíblico no lar", - um estudo semanal das publicações da sociedade (não da Bíblia), com uma testemunha de Jeová. Este material de leitura tem por fimtransmitirao candidato sua fraseologia e doutrinas até que este fale e pense como os teocratas-oradores-mestre do escritório central.

Quarto passo: conseguir a participação em um centro de serviço de pregadores, isto é, uma aula semanal de instrução e treinamento para um grupo de candidados interessados. Ali, um representante da sociedade dirige um estudo de perguntas e respostas à mão de um de seus livros. Os próprios membros procuram os versículos bíblicos prê-escolhídos e os lêem, para "provarem" a doutrina. O dissabor dos candidatos no mundo é caracterizado como o suspiro natural de seu espírito para o "reino". É lhes dito que desta maneira cumprem a Escritura.

Quinto passo: conseguir a assistência aos estudos da Torre de Vigia no salão do reino, aos domingos. Aqui a doutrina das testemunhas é aprofundada, com base na revista bi-semanal Torre de Vigia", contendo perguntas que indicam ao leitor o texto preciso no artigo com as respostas devidas; - é simplesmente um manual de ensino. Os dirigentes expressam suas esperanças de que o candidado ingressará no "reino", se cumprir o sexto passo.

Sexto passo: conseguir a assistência fiel às reuniões de serviço, da escola de serviço de pregadores para visitas domiciliares, vendas de livros e revistas e remessa de relatórios exatos ao escritório central, sobre o trabalho dedicado ao "reino". No caso de o candidato ter aplicado fielmente os ensinamentos na prática, êle está apto para o último passo.

Sétimo passo: promover o recebimento do batismo em água, - a expressão pública de ingresso na "Organização de Deus" . então ocorre a promoção a pregador oficial do "reino" e, com isso, a servo da "alegre mensagem do reino". Agora ele está seguro no reino real" , desde que permaneça fiel às ordens da Sociedade. Os especialmente ativos ou fiéis podem ser promovidos a servidores regionais da Sociedade ou convidados a trabalharem no escritório central.

Considerando-se as extraordinárias vendas de literatura das testemunhas, executadas por trabalhadores fiéis, o êxito deste plano de sete pontos dá o que pensar. O anuário de 1957 informa a divulgação de mais de 55 milhões de exemplares de suas revistasem 162 países, no período de um único ano.
Em 1941, inicieiminha venda própria de auxílios bíblicos às testemunhas. Necessitava dessa receita adicional e tinha  principiado a ler minha Bíblia novamente, sem a interpretação da Tôrre de Vigia. O escritório central não gostava de minha independência e expressou sua forte desaprovação: além de um boicote regional, contrôle severo, ameaças importunas e, finalmente, em 1951, cassação de minha função de pioneiro.
Constatei estar tão emaranhado com os objetivos e esperanças do "reino", segundo meu espírito e meus sentimentos, que a condenação da Sociedade quase me estrangulava. Sofri um ataque cardíaco, procurei consolo no alcoolismo e quase perdi meu juízo.
No entanto, em 1952, em desespero terrível, orei uma noite inteira. Confessei a Deus meus pecados e clamei por libertação de minha devoção àquele sistema organizado. Quando, de manhã, me levantei de meus joelhos eu sabia: Deus me tinha dado vitória.
Em 1953, trinta anos após ter-me sujeitado à vontade da sociedade, escrevi minha primeira carta, desvendando essa ditadura assombrosa. Dizia a outros escravos de alma que o único caminho de escape consistia em se afastar da literatura envenenada das testemunhas, e, dirigir-sedireta mente à Bíblia e a Jesus Cristo, pedindo-Lhe plena redenção e certeza da salvação.
Quero alertar a você que, talvez, ainda não segue obedientemente as ordens da Terre de Vigia. Cada compra de livro e cada hora de estudo da literatura das testemunhas é um elo na corrente poderosa, que imperceptivelmente amarra a sua alma, para finalmente subjugá-Io a um senhor - a Sociedade Torre de Vigia. Peço-lhe de todo coração, tome esta minha infeliz experiência com as testemunhas como advertência imperiosa!

"Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. " 2 João 10.
"Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes avida eterna, a vós outros que credes em o Nome do Filho de Deus. " 1 João 5, 13.

Traduzido com autorização do tratado em língua alemã: 30 Jahre ein Sklave des Wachtturms" (redução do livro "Falsche Zeugen stehen wider rnich", publicado pela Christl. Verlagsanstalt, Konstanz, Suíça).

OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DE FATO SEGUEM A JEOVÁ?

Deus disse acerca de nosso Senhor Jesus Cristo: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. a ele ouvi" (Mt 17:5).

Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem ... " (Jo 10::27).

"Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 Jo 5:12).

"... Ninguém vem ao Pai senão por Mim" (Jo 14:6).

"Tudo foi criado por meio dEle (Jesus Cristo) e para Ele. Ele é antes de todas as cousas. Nele tudo subsiste" (CI1: 16-17).

Essas passagens expressam em poucas palavras o ensinamento de toda a Bíblia, a saber, todas as coisas dependem de Jesus Cristo. Todos os pensamentos e Propósitos de
Deus giram em volta de Seu Filho.
Por isso, a menos que tenhamos um devido relacionamento com o Senhor Jesus Cristo, não necessitamos nos ocupar com pontos secundários de doutrina.
Sem Cristo estamos perdidos e nunca poderemos alcançar o reino de Deus, seja como for. Por isso, estou limitando esta breve discussão naquilo que realmente é Jesus Cristo.
Primeiramente, mencionarei dois critérios ou diretrizes básicas para a interpretação bíblica.
1- O primeiro é encontrado em 2 Pedro 1:20: "Sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucídação". A saber, ela não pode ser isolada de tudo que a Bíblia tem apresentado em outras partes.
Em outras palavras, quando se faz uma interpretação de uma dada passagem todas as outras devem ser tomadas em consideração, especialmente aquelas que falam do mesmo assunto. Muitos têm chegado a conclusões erradas porque deixaram de fazer isso.

2- O segundo é tirado de João 16:13: "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir". A menos que tenhamos a orientação do Espírito  Santo, nem mesmo podemos descobrir os pensamentos de Deus em Sua Palavra, já que" o homem natural não aceita as cousas do Espírito... porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2:14). O Espírito Santo habita em todo verdadeiro cristão nascido
de novo, e se nós estamos rendidos ao Senhor Ele nos ensinará Sua verdade.

Algumas armadilhas nos defrontam quando interpretamos as Sagradas Escrituras. Nós tendemos a estimar mais a liderança e raciocínio humano do que um estudo pessoal da Palavra
de Deus, uma consciente dependência colocada em Deus e um andar em autêntica comunhão com Ele. Abundam atraentes livros cheios de argumentos razoáveis; mas muitos deles não comunicam a verdade de Deus. Nós mesmos devemos examinar as Escriturascom oração a fim de que Deus revele a Si mesmo e Sua verdade a nós (Víde 1Jo 2:26, 27).
Quando você lê e estuda a Bíblia não pode deixar de ver o importante lugar que Deus dá a Seu filho, Jesus Cristo. Qualquer religião que Lhe dá um lugar inferior não pode ser certa. Ela pode chamá-LO de um bom homem, um profeta ou um ser criado da altíssima ordem; mas isso não é suficiente. A Bíblia é enfática que Ele é Deus manifestado em carne. Ele não é outro senão Jeová do Antigo Testamento. Este fato é facilmente estabelecido por apenas algumas passagens com as quais todas as outras concordam.

Mateus 4: 10: (citação de Deuteronômio 6:13, 14): "Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto". Somente Deus deve ser adorado.

Hebreus 1:6: "E, novamente, ao introduzir o Primogênito (Jesus Cristo) no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem". Deus instrui os anjos a adorar o Senhor Jesus.

Isaías 43: 11: "Eu, eu sou o Senhor (Jeová), e fora de mim não há salvador". O Senhor é o único Salvador.

Mateus 1:21: "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles". Jesus é o Salvador dos pecados.

Atos 4:12: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Jesus é o único Salvador.

1 João 4:14: "E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo". Jesus é o Salvador do mundo.

2 Pedro 1:1: "... na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo".

Hebreus 1:8: "Mas, acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre ... " Aqui Jesus é tratado como Deus pelo próprio Deus o Pai.

1 João 5:20: "Também sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna". Aqui Jesus Cristo é chamado de verdadeiro Deus e vida eterna.

No Evangelho de João o Senhor Jesus declara em vários  lugares que Ele é igual a Deus o Pai. Uma Escritura notável é João 5:23: "A fimde que todos honrem o Filho, do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou".

Em João 8:58 "respondeu-Ihes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou".  qui Jesus adota o mesmo nome como Deus fez em Êxodo 3:14 quando falava com Moisés. Deus disse para Moisés dizer aos filhosde Israel: "Eu Sou me enviou a vós outros".

Às vezes João 14:28(" ... pois o Pai é maior do que eu") é citada como prova que Jesus não é igual a Deus o Pai. Contudo, foi somente em referência à Sua humanidade que Jesus disse isso. Hebreus 2:9 registra: "Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte ... " Quando o Filho de Deus se tornou homem Ele tomou uma posição inferior. Contudo, quanto à essência de Sua Pessoa o Senhor Jesus é Deus.
É asseverado que não é razoável acreditar que Deus é um Deus Triuno: Pai, Filho e Espírito Santo, e que isso originou na filosofiapagã. De fato o raciocínio humano é demasiado fraco e ineficaz quando ele tenta compreender o nosso grande e maravilhoso Deus. As Escrituras declaram: "... O mundo não o conheceu por sua própria sabedoria" (1 Co 1:21). Deus não está sujeito à mera percepção e raciocínio intelectual. Elequer ser crido, amado e obedecido. A antiga idolatria pagã que envolve uma tríade de deuses é simplesmente uma dissimulação do único verdadeiro Deus.
Satanás, que está bem a par da natureza de Deus, é um mestre na dissimulação. Bem no primeiro capítulo da Bíblia Deus revelou a Sua pluralidade ao dizer: "Façamos o homem à nossa imagem ... " (v. 26). Há muitas outras evidências bíblicas acerca disso. Escrituras tais como Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14, onde o Jesus é referido como "o primogênito de toda a criação" e "o princípio da criação de Deus" são também freqüentem ente mal interpretadas para provar que Jesus é um ser criado. Contudo, em lugar algum na Bíbliadizque Deus criou Cristo.
Um exame das definições dos vocábulos originais gregos de "primogênito" e "princípio" mostrará que esses termos também significam primeiro na ordem ou posição, excluindo completamente qualquer referência ao tempo ou à origem. Esses vocábulos comunicam a verdade de que Jesus Cristo tem a mais elevadaposição no universo inteiro. Ele tem um "nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho... e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus o Pai" (Filípenses 2:9-11). Ele está "acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio ... " (Efésios 1:21).
Depois de humilhar-se a Si mesmo voluntariamente, até à morte por crucificação, o Senhor Jesus bem merece ser exaltado e glorificado. Seu Pai fez com que Ele fosse exaltado e glorificado. Que nós façamos o mesmo em nossos corações.
Lamentamos comunicar que o movimento "Testemunhas de Jeová" não aceita a verdade dessas Escrituras da Bíblia. Essa religião relativamente nova rebaixa o nosso Senhor Jesus Cristo à posição de um ser criado. Esse ser criado não pode ser o Cristo da Bíblia, desde que em João 1:3 (tanto como Colossenses 1: 16) afirma que "Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez". E lembre, sem o Cristo da Bíblia, ninguém pode ser salvo e alcançar o reino de Deus, não importa nem mesmo caso tenha se esforçado para conseguir um lugar nele. Porque as Escrituras dizem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Muitos grupos religiosos,como os "Testemunhas de Jeová, asseveram que qualquer pessoa que não é um membro de uma determinada igreja ou grupo passarão pelo juízo de Deus. Isso em si mesmo é uma indicação de seu erro, porque a Bíblia ensina claramente que Jesus Cristo é o único que pode nos salvar. Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6). Repito novamente: Jesus Cristo é o único Salvador.
Da comparação anterior de alguns dos ensinamentos dos "Testemunhas de Jeová" com a Bíblia,e a pesar de suas afirmações de seguir as Escrituras, eu só posso concluir que eles pregam um evangelho pervertido acerca do que o apóstolo Paulo adverte: "Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evanoelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema" (Gl 1:8-9).
O nosso conselho é: Não vá  cegamente após um guia cego, senão "cairão ambos no barranco" (Mt 15: 14) e se perderão para sempre.

(Por w. J. Schnell- ex-testemunha de Jeová)

Por S. Hadley

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com