A Consciência

O que é surpreendente quanto à consciência é que, na pior das hipóteses, ela pode adormecer, mas ela nunca morrerá. Nunca pensemos que nossa consciência morreu. Ela nunca morrerá, mas adormecerá. Entretanto, quando a consciência de muitos desperta, eles acham que é tarde demais, que não têm mais a oportunidade de crer ou de ser salvos. Não pense que nossa consciência nos deixará em paz. Um dia ela nos acusará. Um dia ela falará. Muitos que pensavam assim, que faziam muitas coisas más, achavam que escapariam. Mas, quando a consciência deles finalmente acordou, eles foram capturados por ela. Que fazem as pessoas quando sua consciência desperta e elas percebem que pecaram? Tão logo a consciência as capture, elas tentam fazer o bem praticando boas obras. Qual é o propósito do homem ao tentar fazer boas obras? O seu propósito é subornar a consciência. A consciência mostra ao homem que ele pecou. Então, agora ele faz mais atos de caridade e faz mais boas obras para dizer à sua consciência que, apesar de ter feito tanta coisa errada, ele também faz todas essas coisas boas. Que significa fazer boas obras? Significa subornar a consciência quando esta começa a acusar, de modo a abrandar sua condenação. Essa é a forma de salvação inventada pelo homem.


Fé na Pessoa do Senhor Jesus, o único caminho para salvação!

HÁ UMA INFELIZ tendência entre os homens de deixar o próprio Cristo fora do evangelho. Eles provavelmente devem deixar farinha fora do pão. Os homens ouvem o caminho da salvação explicado, e consentem com ele como sendo originado nas Escrituras, e de todas as formas condiz com o caso deles; mas se esquecem que um plano não tem utilidade se não for levado a termo; é isso, em questão de salvação, sua própria fé pessoal no Senhor Jesus é essencial. Uma rua para York não me levará lá, eu devo eu mesmo andar por ela. Toda doutrina santa que foi crida nunca salvará um homem a não ser que ele ponha sua confiança no Senhor Jesus por si mesmo.

O Sr. MacDonald perguntou aos habitantes da ilha de St. Kilda como um homem poderia ser salvo. Um ancião respondeu, “Seremos salvos se nos arrependermos, e odiarmos nossos pecados, e nos voltarmos para Deus”. “Sim”, disse uma mulher de meia idade, “e com um coração verdadeiro também”. “Ah”, disse um terceiro, “e com oração”; e, adicionou um quarto, “deve ser a oração do coração”. “E devemos ser diligentes também”, disse um quinto, “em guardar os mandamentos”. Assim, cada um tendo contribuído com sua parte, sentindo que um credo bem decente tinha se formado, eles estavam buscando e esperando ouvir a aprovação do pregador; mas eles lhe suscitaram a maior pena: ele tinha de começar do começo, e pregar a Cristo para eles. A mente carnal sempre busca para si mesma um caminho pelo qual pode trabalhar e se tornar grande; mas o caminho do Senhor é o oposto. O Senhor Jesus o apresenta de forma sucinta em Marcos 16:16: “Quem crer e for batizado será salvo”. Crer e ser batizado não são assunto de mérito ou de receber glória; eles são tão simples que o orgulho é excluído, e a graça gratuita segura o troféu. Esse caminho de salvação foi escolhido por mostrar ser por graça somente. Pode ser que o leitor não seja salvo: qual a razão? Você pensa ser duvidoso o caminho da salvação que citamos? Você teme não ser salvo se você o seguir? Como pode ser isso, se Deus jurou pela sua própria Palavra para sua certeza? Como pode falhar aquilo que Deus prescreve, de acordo com o que Ele promete? Você acha fácil demais? Porque, então, você não a atende? Sua facilidade deixa os que a negligenciam sem desculpa. Se você tivesse que fazer algo grande, não seja tão tolo a ponto de negligenciar as pequenas coisas. Crer é confiar, ou colocar sobre Cristo Jesus; em outras palavras, deixar de lado a confiança em si mesmo, e confiar no Senhor Jesus. Ser batizado é se submeter à ordenança que nosso Senhor cumpriu no Jordão, à qual os convertidos se submeteram no pentecostes, à qual o carcereiro ofereceu obediência na mesma noite da sua conversão. É a confissão externa que sempre deve acompanhar a fé interna. O símbolo exterior não salva; mas coloca diante de nós a nossa morte, enterro e ressurreição com Jesus, e como a ceia do Senhor, não deve ser negligenciado.

O grande ponto é crer em Jesus, e confessar sua fé. Você crê em Jesus? Então, querido amigo, mande embora seus medos; você será salvo. Você ainda é um incrédulo? Então se lembre, só há uma porta, e se você não entrar por ela, você perecerá em seus pecados. A porta está lá; mas a menos que você entre por ela, que uso ela tem pra você? É necessário que você obedeça ao mandamento do evangelho. Nada pode salvá-lo se você não ouvir a voz de Jesus, e obedecer Seu convite de fato e verdade. Pensar e se propor não responderão ao propósito; você tem que fazer a coisa real; pois somente se você acreditar você realmente viverá para Deus.

Eu ouvi de um amigo que desejava profundamente levar à conversão um jovem, e alguém disse para ele, “Você pode ir até ele, e falar com ele, mas não o fará ir além; pois ele está muito familiarizado com o plano da salvação”. Era eminentemente o caso; e assim, quando nosso amigo começou a falar com o jovem, ele recebeu como resposta, “Eu lhe agradeço muito, mas eu não sei o que você pode me ensinar a mais, pois há muito tempo que eu sei e admiro o plano da salvação pelo sacrifício substitutivo de Cristo”. Erro! Ele estava descansando no plano, mas não havia crido na Pessoa. O plano da salvação é muito abençoado, mas de nada nos vale até que nós pessoalmente creiamos no próprio Senhor Jesus Cristo. Qual é o conforto de uma planta de uma casa se você não entrar por si mesmo nela? O homem na figura, que está sentado na chuva, não está recebendo muito conforto das plantas que estão diante dele. Que bem há no plano de um vestido se você não tem sequer um trapo com que se vestir? Você nunca ouviu do chefe árabe do Cairo, que estava muito doente, e foi ao missionário, e o missionário lhe disse que poderia lhe dar uma receita? Ele o fez; e uma semana depois ele achou o árabe nada melhor. “Você tomou minha prescrição?”, ele perguntou. “Sim, eu comi cada pedaço do papel”. Ele achava que seria curado por devorar a escritura do médico, que devo chamar o plano da medicina. Ele deveria ter obedecido à prescrição, e então isso lhe teria feito bem, se ele tivesse tomado a drágea: engolir a receita não poderia jamais tê-lo feito bem. É assim também com a salvação: não é o plano da salvação que pode salvar, é o levar a termo aquele plano da salvação pelo qual o Senhor Jesus morre por nós, e nós o aceitamos. Debaixo da Lei dos judeus, o ofertante trazia um novilho, e punha suas mãos sobre ele: não era imaginação, teoria ou plano. Na vítima do sacrifício ele achava algo substancial, que ele podia carregar e tocar: assim também confiamos no real e verdadeiro trabalho de Jesus, a coisa mais substancial debaixo dos céus. Nós vamos ao Senhor Jesus pela fé, e dizemos, “Deus providenciou um sacrifício aqui, e eu o aceito. Eu acredito no fato completado na cruz; eu estou confiante que o pecado foi descartado por Cristo, e eu descanso n‟Ele”. Se você deverá ser salvo, você deve ir além da aceitação de planos e doutrinas para um descanso na pessoa divina e na obra completa do Senhor Jesus Cristo. Querido leitor, você terá a Cristo agora?

Jesus convida todos os cansados e sobrecarregados a vir a Ele, e Ele lhes dará descanso. Ele não o promete para que eles meramente pensem sobre Ele. Eles devem VIR; e devem vir a ELE, e não meramente à igreja, ao batismo, ou à fé ortodoxa, ou a qualquer coisa menos que Sua pessoa divina. Quando a serpente de bronze foi levantada no deserto, as pessoas não deviam olhar para Moisés, nem para o tabernáculo, nem para a coluna de nuvem, mas para a própria serpente de bronze. Olhar não era o suficiente até que olhassem para a coisa certa: e a coisa certa não era o suficiente até que eles olhassem. Não era suficiente que eles soubessem da serpente de bronze; cada um deles deveria olhar para ela por si mesmo. Quando um homem fica doente, ele pode ter um ótimo conhecimento de medicina, e ainda assim morrer se ele não tomar o remédio. Temos de receber Jesus; pois “todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus”. Deixe a ênfase em duas palavras: temos de receber ELE, e, temos de RECEBER ele. Temos de abrir totalmente a porta, e fazer a Cristo Jesus entrar; pois “Cristo em vós” é “a esperança da glória”. Cristo não pode ser um mito, um sonho, nem um fantasma para nós, mas um homem real e verdadeiramente Deus; e nosso recebê-lo não deve ser aceitação resignada e forçada; mas o consenso e aprovação feliz e de coração da alma na qual Ele deve ser tudo em tudo da nossa salvação. Não viremos de uma vez a Ele, e torná-lo nossa única confiança?

A pomba é caçada pelo falcão, e não acha segurança de seu inimigo incansável. Ela aprendeu, que há para ela um abrigo numa fissura de uma rocha, e voa para lá com voo agradável. Uma vez que esteja totalmente protegida em seu refúgio, não teme o predador. Mas se ela não se escondesse na rocha, seria dominada por seu adversário. A rocha seria inútil à pomba, se a pomba não entrasse em sua fissura. Todo o corpo deve estar escondido na rocha. Ainda que dez mil outros pássaros achassem lá um forte, este fato não salvaria a única pomba que é agora perseguida pelo falcão! Ela deve por a si mesma inteira dentro do abrigo, e se enterrar no refúgio, ou sua vida será ceifada e destruída.

Que figura e fé é esta! É entrando em Jesus, se escondendo nas Suas feridas.

“Rocha das Eras, fenda pra mim, Deixe-me esconder-me em Ti”

A pomba está fora de visão: apenas a rocha se vê. Assim faz a alma culpada, pela fé, lançando-se para o lado ferido de Jesus, e é enterrada com Ele fora da visão da justiça vingativa. Mas há que se fazer uma aplicação pessoal a Jesus como abrigo; e isso é que, de tanto adiares dia a dia entrar n‟Ele, é de temer que morrereis “nos vossos pecados”. Que triste palavra é esta! Foi isso que nosso Senhor falou para os judeus incrédulos; e Ele diz o mesmo para nós agora: “Se não credes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”. Pensar que alguém irá ler estas linhas e ainda assim ser da miserável companhia que perecerá faz o coração de qualquer um palpitar. Que o Senhor o impeça por Sua grande graça!

Eu ouvi, outro dia, uma notável figura, que usarei como uma ilustração do caminho da salvação pela fé em Jesus. Um ofensor cometeu um crime pelo qual ele deve morrer, mas isso foi há muito tempo, quando as igrejas eram consideradas santuários onde os criminosos podiam se esconder, e assim escapar da morte. Veja o transgressor! Ele corre para a igreja, os guardas o perseguem com suas espadas em punho, exigindo o seu sangue! Eles o seguem até a porta da igreja. Ele apressa o passo, e justo quando eles estão para pegá-lo, e fazê-lo em pedaços na entrada da igreja, sai dali o Bispo, e segurando a cruz, ele diz, “para trás, para trás! Não manchem os arredores da casa de Deus com sangue! Para trás!” Os fortes soldados a uma respeitam o emblema, e se retiram, enquanto o pobre fugitivo se esconde atrás do manto do Bispo.. É assim também com cristo. O pecador culpado voa direto para Jesus; e por mais que a Justiça o persiga, Cristo levanta Suas mãos feridas, e clama à Justiça, “Para trás! Eu abrigo este pecador; no lugar secreto do meu tabernáculo eu o escondo; eu não o deixarei perecer, pois ele coloca sua confiança em mim”. Pecador, voe para Cristo! Mas você responde, “Eu sou muito vil”. Quanto mais vil você for, mais você O honrará ao crer que Ele pode proteger mesmo você. “Mas eu sou um pecador tão grande”. Então mais honra será dada a Ele se você tiver fé para confiar n‟Ele, apesar de ser um grande pecador. Se você estiver um pouco doente, e você disser ao seu médico – “Senhor, eu estou confiante em suas habilidades para curar”, não há grande elogio em sua declaração. Qualquer um pode curar uma dor de dedo, ou uma febre insignificante. Mas se você está muito doente com uma complicação de doenças que duramente lhe atormentam, e você disser – “Senhor, eu não procuro nenhum médico melhor; não procurarei nenhum conselho que não o seu; Eu me confio alegremente a você”, que honra você lhe conferiu, que você pode confiar sua vida em suas mãos mesmo durante um perigo extremo e imediato! Faça o mesmo com Cristo; deixe sua alma a Seus cuidados: faça-o deliberadamente, e sem dúvidas. Ouse deixar todas as outras esperanças: arrisque tudo em Jesus; eu digo “arrisque”, mas não há nada realmente arriscado nisso, pois Ele é abundantemente capaz de salvar. Se entregue simplesmente a Jesus; não deixe que nada além da fé esteja em sua alma concernente a Jesus; creia n‟Ele, e confie n‟Ele, e você nunca será envergonhado de sua confiança; “Aquele que n‟Ele crê não será envergonhado!” (I Pe 2:6).

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com